Celulares pré-pagos de 17 estados, incluindo o Ceará, devem ser recadastrados até 2ª feira

 

 
Titulares de linha telefônica pré-paga do Ceará e de outros 16 estados
têm até a próxima segunda-feira, 18 para recadastrar e atualizar seus
dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte
do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a
criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia
celular pré-paga.
Além dos cearenses, a exigência vale para os moradores dos estados de
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio
Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande
do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito
Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.
Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com
cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi,
Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.
Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma
base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes
de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma,
ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por
canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O
procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais.
As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para
fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas
específicas nos sites e números.
Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os
dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de
atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao
consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome
completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é
necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ.
Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do
cadastro.
Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação
de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora
contratada.
O POVO Online

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