Instituto Kairós realiza a VI Maratona Bíblica com o tema: Jesus é a luz do mundo!

Na manhã desta sexta-feira, o Instituto Kairós realizou a “VI Maratona Bíblica” com o tema: “Jesus é a luz do mundo”. Neste ano além da abordagem religiosa, o evento trouxe para a discussão o Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e retomou os conceitos do Programa OLEM – O Líder em Mim. 
A 6ª edição da Maratona Bíblica, que tem como responsáveis as professoras Edina Bandeira e Ana Paula, recebeu para a mesa de júri os seguintes convidados: Nazareno Alves, Denilson Feitosa, Prof. Wellington Lima, Regina Maria e a psicopedagoga Pollyana Vianna. 
O evento tem a participação direta dos alunos do Ensino Fundamental I e II, sendo uma disputa entre 3 equipes (5º,6º e 7º ano) tendo todo o apoio e organização da turma do 8º ano. Os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 4º ano) tiveram uma participação especial com apresentações temáticas e a formação de um coral.

Ao final das apresentações, provas e desafios temáticos em torno dos temas bíblicos, a equipe do 7º ano  levou o troféu de campeã da VI Maratona Bíblica. 

O Instituto Kairós parabeniza os nossos alunos pelo total empenho e pela excelência das apresentações realizadas em quadra e agradece aos convidados e colaboradores.

Galeria de fotos

 Instituto Kairós realiza a VI Maratona Bíblica com o tema: Jesus é a luz do mundo!

Morre aos 53 anos, a atriz Solange Badim

Morreu na noite dessa sexta-feira (30) a atriz Solange Badim, 53, vítima
de câncer. A atriz estava internada no Hospital Badim, no Rio de
Janeiro, desde o último dia 8.
Solange participou de produções da Rede Globo como as novelas Porto dos
Milagres, Malhação e Salve Jorge, além de séries como A Diarista e Sob
Nova Direção.
No teatro, participou das peças A Noviça Rebelde e As Bodas de Fígaro,
entre outras. Era uma das produtoras da peça Lifting, uma Comédia
Cirúrgica, estrelada por Ângela Rebello, Lorena da Silva, Drica Moraes e
Luisa Pitta.
(Com Agências)

Colisão provoca morte de jovem de 18 anos

Sueliton Alves da Silva, 18 anos, morreu no final da noite de ontem, após colidir sua motocicleta contra um poste. 

O acidente foi registrado na avenida Perimetral, bairro Jardim Oásis, em
Iguatu (CE). A polícia esteve no local e adotou as medidas cabíveis.

 
 Lindomar Rodrigues

5º e 6º dia da Festa de São Francisco em Ipu

Confira as fotos das últimas novenas da Festa de São Francisco. Na noite da última quinta-feira (28) foi a 5ª novena da Festa, onde a celebração foi presidida pelo padre Elmir , vigário paroquial de Ipu. Sexta-feira ,(29) a 6ª novena foi presidida pelo ex-vigário paroquial de Ipu, padre Airton.

Imagem
Dia:28/09 5ª feira
FAMÍLIA:Maria Ivone Bezerra Melo e família – Rua Leonardo Mota Nº 1008  
BARRACA:Juventude Mariana Vicentina, IAM, Grupo Verbo de Deus e
Comunidade São Vicente, Setor Juventude.
Dia:29/09 6ª Feira  
FAMÍLIA:Francisco de Assis Martins e Fransquinha- Rua João Anastácio Martins – Centro  
BARRACA:Clube da Amizade, Voluntárias da Caridade e Equipe do Rosário.

Galeria de fotos

5º e 6º dia da Festa de São Francisco em Ipu

‘Lutando pela Vida’, diz radialista Jota Lopes, em texto impactante

O Radialista Jota Lopes desabafou em texto amplamente divulgado que está enfrentando um problema de saúde. “Não é que deu positivo para CA, falando um português bem claro, estou
com um câncer no pâncreas, como é sabido esse tipo de doença, de 100
casos, 75 não resistem, portanto apenas 25 conseguem sobreviver.” disse.

Veja o desabafo do radialista no texto abaixo. 

Todos nós queremos e pensamos em viver muito tempo, criar nossos filhos, conseguir realizar os nossos sonhos, fazer
projetos para viver mais e melhor e enfim, a vontade de vermos os nossos filhos progredir e serem felizes. 

Às vezes tudo isso está ao nosso alcance mas outras, vemos a cada dia se distanciar mais, em razão de acontecimentos que criam um intervalo na nossa existência,e aí nos deparamos com a impossibilidade sequer de mantermos antigos sonhos ainda vivos e esperança de uma vida normal.
É bem sabido que quem tem fé, parece, não é provado, que vence obstáculos e consegue avança na sua caminha rumo aos seus objetivos. Chegar a um momento em que há uma ameaça de fechamento de todos os caminhos, aí é duro, não desesperador mas para que isso não ocorra, temos que ter muito controle, coragem e encarar a vida de frente, sabendo que não vamos viver eternamente e que
queira ou não, a morte um dia baterá à porta e nos arrebatará a vida. Passei por esse problema de saúde mas sempre acreditei que o final iria ser feliz, aliás, mesmo já muito distante de isso vir a ocorrer, ainda não entreguei meus pontos, embora a realidade nua e crua buzine ao nosso ouvido assim como um alarme.
Ontem Hélio Lopes, Hélio Filho e eu, fomos a Sobral, para um retorno desse procedimento cirúrgico e novamente não deu certo, mas já que a biópsia esta pronta, trouxemos e resolvemos ao invés de retornar lá em Sobral pela 3ª vez, procuramos o
competentíssimo médico Dr. Sílvio Aragão e claro, ele analisar a dita biópsia. 
Um certo momento de apreensão é claro que existe, pois é um resultado que determina a tranquilidade, portanto o fim do tratamento ou a complicação e a continuidade de tratamentos mais agressivos, como, dependendo do caso, quimioterapia ou radioterapia. Não é que deu positivo para CA, falando um português bem claro, estou com um câncer no pâncreas, como é sabido esse tipo de doença, de 100 casos, 75 não resistem, portanto apenas 25 conseguem sobreviver.
Vamos tentar lutar
para ver se estou entre esses 25 que vencem senão, fazer o quê? Conversamos com o Dr. Sílvio demoradamente e ele deu muita força, explicou que esses tratamentos hoje são bem mais modernos e vamos procurar lutar para viver.
Que é complicado, não tenha dúvida mas se a gente um dia vai ter que morrer, disso não se pode escapar, não custa tentar. Aqui entra fé, entra coragem, decisões e uma série de coisas que aos poucos vai caindo a ficha. Vamos lutar? Sim, avante pois depor
as armas antes da derrota é pura covardia.

Com informações Repórter Francisco José

Prefeitura Municipal de Ipu oferecerá curso de capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade ao serviço de alimentação aos ipuenses e turistas, a Prefeitura Municipal de Ipu, em parceria com o Sebrae, irão ofertar aos empresários do setor alimentício (Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Empreendedores Individuais e similares) um curso de capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com a legislação sanitária vigente.
Sabe-se que a não observação das normas higiênico-sanitárias acarreta uma série de doenças como também a depreciação do produto alimentício, além das sanções punitivas decorrentes da autuação das autoridades competentes. Conhecer as boas práticas voltadas a atividade exercida é algo indispensável ao empresário/comerciante que prima pela qualidade do seu serviço como também no aumento das vendas.
Salienta-se que de acordo com a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em seu item 4.6.7 – os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.
Metodologia do curso
A metodologia adotada deverá ser adequada ao processo de construção do conhecimento, aliada ao desenvolvimento da habilidade no uso das ferramentas. Serão utilizadas situações de aprendizagem que promovam o desenvolvimento da capacidade de raciocínio do aluno, de modo que este se coloque como sujeito do processo de ensino e de aprendizagem.
Nesta perspectiva, serão privilegiadas as seguintes técnicas: Exposições dialogadas, Dinâmicas de grupo, Leitura e interpretação de textos, Dramatizações e Estudos de caso, e, ao final, o aluno deverá apresentar seminário/estudos de caso no qual demonstre os conhecimentos adquiridos no curso.
O curso será ministrado pelo SENAC, e será ofertado certificado aos participantes que preencherem os critérios de aprovação.
Conteúdo Programático
Contaminantes alimentares;
Doenças transmitidas por alimentos;
Manipulação higiênica dos alimentos;
Boas práticas.
A previsão estimada para a realização do curso é nos dias 23 a 27 do mês de outubro de 2017. As vagas serão limitadas. Maiores informações na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico ou na Secretaria de Saúde, setor da Vigilância Sanitária.
Expresso Ipu

Tentativa de homicídio no bairro Terrenos Novos em Sobral

Uma tentativa de homicídio foi registrada na madrugada desta sexta-feira (30/09), por volta da meia noite, na Rua Luis Santos Aquino, bairro Terrenos Novos, em Sobral (CE).
Indivíduos em um carro não identificado de cor verde efetuaram vários tiros contra um homem identificado pela alcunha de “Dinamite”, que estava nas proximidades de uma igreja. A vítima foi atingida com um tiro na coxa e foi socorrida para o Hospital Regional Norte (HRN).

Sobral 24Horas
Com informações do portal O Sobralense

Agricultores de Ipu recebem o título da terra do programa de Cadastro e Regulamentação Fundiária

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) e, parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura entregaram na manhã desta sexta-feira (29/09) 39 títulos de terra, em Ipu, na Serra da Ibiapaba. 

A solenidade contou com a participação do prefeito Sérgio Rufino, da vice-prefeita Antonieta Martins, da deputada Estadual Augusta Brito, da Superintendente Adjunta do IDACE, Graça Pedrosa, representante do INCRA, Guilherme Brasil, do gerente do Banco do Brasil, Cleânio, vereadores: Elisafran Mororó, Adriano Melo e Olinda, além de secretários municipais. 
De acordo com o Governo do Estado ao todo serão entregues 467 títulos da terra, além dos 39 no município o Governo entregou em Reriutaba (290), e entregará neste sábado (30) em Jaguaruana (138). Até agosto passado foram entregues 5.596
títulos de propriedade rural, em 50 municípios, contemplados com o
Programa de Regularização Fundiária, executado pelo Instituto do
Desenvolvimento Agrário (Idace). O investimento é de mais de R$ 4,4
milhões.

A titulação de terras é resultado da implantação do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, pelo Governo do Estado, através da SDA e Idace. O programa tem a parceria do Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Reordenamento Agrário, vinculada à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. No Idace a coordenação e fiscalização são da Diretoria Técnica e de Operações.

O Programa de Regularização Fundiária está sendo implantado pelo Governo do Estado em 182 municípios, tendo concluído o serviço de campo em 103 municípios, parcialmente concluído em 13 e em andamento em 21. Os 45 restantes dependem de processo de licitação. Os municípios de Fortaleza e Eusébio não fazem parte do programa por não terem área rural.
O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área de 182 municípios do Estado até 2020.
Galeria de fotos 
Título da terra do programa de Cadastro e Regulamentação Fundiária

Latino tem prisão decretada por não pagar pensão

 
O cantor Latino teve a prisão decretada no último dia 19, pela juíza Cristiane de Sá Berbat, pelo não pagamento de pensão alimentícia. O cantor é acusado de não cumprir há cerca de um ano os compromissos assumidos com Jack Blandy, com quem teve Matheus, hoje com 5 anos.
A polícia já está à procura de Latino, que dividi-se entre o Rio de Janeiro e São Paulo, segundo informações do jornal O Globo.
Latino e Jack Blandy travam uma batalha judicial desde
o nascimento de Matheus. O cantor não mantém contato com o filho, tendo
visto a criança apenas duas vezes – aos quatro meses de vida, e, mais
recentemente, no último dia dos Pais, quando Jack permitiu que o cantor
levasse o menino ao cinema.
Latino é pai de outros oito filhos. Os valores devidos pelo cantor são mantidos em segredo de Justiça. 
Diário do Nordeste