Você está em: Home CEARA Cinco cidades do CE terão cursos de Medicina, veja quais


O Ministério da Educação (MEC) ainda não anunciou oficialmente, mas de acordo com o presidente do Senado Federal, o cearense Eunício Oliveira, o MEC autorizou a abertura de cinco novos cursos de medicina no Ceará. As cidades contempladas são Crateús, Iguatu, Itapipoca, Russas e Quixadá, que disputava uma das vagas com o município vizinho, Quixeramobim. O anúncio foi feito no plenário nesta quarta-feira (2).

Os novos cursos fazem parte de um edital do Governo Federal que oferecerá, ao todo, 2.305 vagas em vários estados. O MEC não confirmou a relação dos municípios cearenses na lista. Também não informou quando o edital será publicado. A partir dele, as entidades universitárias interessadas poderão pleitear o curso.

Quixadá e Quixeramobim disputavam, desde 2008, a chance de sediar um curso de medicina. Em abril de 2015, apenas Quixeramobim elencava a lista dos prováveis candidatos, conforme divulgação no Diário Oficial da União (DOU).

Para não ficar fora da disputa, em julho daquele ano, Quixadá promoveu a 1ª Conferência Municipal de Saúde, tendo na ocasião feito um balanço da situação na região, demonstrando porque era importante a vinda do curso para a cidade.

Uma das últimas declarações sobre o assunto foi dita pelo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, o deputado José Guimarães. Em fevereiro do ano passado, de passagem por Quixeramobim, onde participou da cerimônia de inauguração da adutora do açude Pedras Brancas, disse que não deixaria nada prejudicar Quixeramobim, se referindo ao curso.


Diário do Nordeste
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire