Você está em: Home CIDADE , IPU , PRINCIPAL , REGIONAL APA da Bica do Ipu recebe pesquisa de doutorado sobre caranguejo de água doce


A Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu está acompanhando o trabalho de campo do biólogo, Livanio Cruz dos Santos, doutorando em Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Federal do Ceará (UFC) que desenvolve pesquisa sobre o Fredius reflexifrons, caranguejo de água doce com registro na área de abrangência da unidade.

Segundo o pesquisador, no Ceará há ocorrência cientificamente comprovada dessa espécie, somente, em Ipu e Viçosa do Ceará, mas acredita-se que em outros locais no Planalto da Ibiapaba podem abrigar o crustáceo. Uma outra novidade que o biólogo apresenta é que o Fredius reflexifrons ocorre com frequência na bacia amazônica, mas no caso cearense já se consegue identificar algumas particularidades.

A pesquisa tem o título “Caranguejo relictual na Serra da Ibiapaba: o que nos diz a teoria dos refúgios?” e se propõe a explicar a ocorrência da espécie nessa região do Ceará. A primeira etapa dos trabalhos de campo segue até sexta-feira (4).




Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire