Você está em: Home CEARA Hoje é dia de romaria em Juazeiro do Norte


 
Juazeiro do Norte. Louvor, agradecimento e pedido de bênção. É assim que amanhece este Município, na região do Cariri cearense, todo dia 20 de cada mês. Em julho, porém, a data é celebrada de forma ainda mais especial, pois relembra o aniversário de morte do patriarca juazeirense, Padre Cícero Romão Batista, falecido em 20 de julho de 1934.
Aproximadamente 30 mil fiéis participam, na manhã desta quinta-feira, a partir das 6 horas, da tradicional missa celebrada na Praça do Socorro, em frente à capela onde o religioso foi sepultado. A missa será presidida pelo bispo dom Gilberto Pastana de Oliveira e terá concelebração de mais de 100 padres.
Ao longo do dia, foi preparada uma vasta programação, segundo as informações da Secretaria de Turismo e Romarias. Após a missa, acontece e distribuição de caldo aos romeiros, ato que já virou tradição entre os religiosos. À tarde, a partir das 16 horas, será exibido o filme "Milagre em Juazeiro", no Teatro Marquise Branca.
Dirigido por Wolney Oliveira, o filme, que mescla documentário com ficção, alterna depoimentos de fiéis, padres, célebres figuras do Brasil e cenas que reconstituem a vida e a obra religiosa do Padre Cícero, principalmente em relação a um famoso milagre atribuído ao sacerdote, datado do ano de 1889, quando uma hóstia teria virado sangue ao ser dada à Beata Maria de Araújo.
Ainda nesta quinta, serão celebradas oito missas, quatro da Capela do Socorro e quatro na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Entre as outras atividades promovidas pela Secretaria, estão lançamentos de programas sociais e apresentações artísticas e culturais. A programação, no entanto, iniciou na segunda-feira, dia 17, com missas, apresentações culturais, exibição do filme "O Padre Cícero Romão Batista", palestras e seminários. Há alguns anos, a celebração da morte do Padim ultrapassou o fatídico dia 20 e virou uma espécie de romaria. Na mesma semana, é comemorada a emancipação da cidade, fundada em 22 de julho de 1911.
"A Romaria que marca os 83 anos de morte do Padre Cícero é de grande importância, até porque a cidade vive, respira romaria. Juazeiro do Norte é a referência que é hoje por causa das romarias. Junto com o aniversário do Município, essa data carrega uma grande responsabilidade e queremos acolher cada vez melhor os nossos romeiros, para que eles sintam-se confortáveis para retornar sempre à nossa Juazeiro", pontuou o secretário de Turismo e Romarias, Júnior Feitosa.
Memória
Pesquisador da história do Padre Cícero, Renato Dantas destaca que, ao longo dos anos, têm sido realizadas várias ações no intuito de fazer com que a memória do patriarca seja preservada, a exemplo de edições de livros relançados, publicação de obras inéditas, filmes e documentários. Segundo conta, é importante que os espaços simbólicos também sejam preservados, como a Praça do Socorro, onde estão os restos mortais do religioso, o Horto e seu entorno.
Para Cícero José da Silva, pároco da Basílica Nossa Senhora das Dores, a morte do patriarca juazeirense é vista de uma forma diferenciada pelos próprios romeiros. "Os fiéis não consideram a morte do Padre Cícero como um acontecimento ruim. Na data, é comemorada a passagem do Padim deste mundo para o céu, por isso todo dia 20 essa multidão se reúne para reafirmar o compromisso de fidelidade a Jesus". Conforme explica, a fé católica acredita "na vida eterna, ao lado de Deus, portanto, Padre Cícero está no alto, olhando e intercedendo por todos os devotos e, é dessa forma que o Romeiro enxerga esse acontecimento", pontua.

Programação

Quinta-feira, dia 20
Missas:
6h, 9h 16h e às 19h (Basílica Santuário Nossa Sra das Dores)
7h, 10h, 15h e 17h (Capela do Socorro)
Banda de Música Municipal (Igreja do Socorro) - 6h
Distribuição de caldo aos romeiros (Igreja do Socorro) - 7h
Lançamento dos projetos: Como utilizar a água e Educação Ambiental e desfile com roupas de material reciclado (Memorial Pe Cícero) - 8h Avaliação e orientação nutricional, aferição de glicemia e de pressão arterial para a população (Restaurante Popular) - 11h às 12h
Filme "Milagre em Juazeiro" (Teatro Marquise Branca) - 16h
Banda de Música Municipal (Câmara Municipal) - 17h
Abertura do projeto "Família na Praça": brinquedos e brincadeiras típicas; pintura em papel e em rosto; apresentação artística de palhaços; contação de histórias; piquenique literário; oficina de brinquedo com material reciclado; aula de zumba; aula de capoeira e apresentações de grupos tradicionais - 17h às 22h
Sexta-feira, dia 21
Avaliação e orientação nutricional, aferição de glicemia e de pressão arterial para a população / apresentação musical com sanfoneiro (Restaurante Popular) - 11h às 12h
Filme "Sangue no Sertão" (Teatro Marquise Branca) - 16h
Fanfarras e Banda de Música Municipal (Avenida Ailton Gomes) - 16h as 19h
Confraternização na zona rural, pelo Banco de Alimentos e Programa de Aquisição de Alimentos - PAA (Quadra Carás do Umari) - 16h às 19h
Fórum da diversidade Religiosa (CRAS do bairro João Cabral) - 19h
Sábado, dia 22
14ª Corrida Padre Cícero (Praça das Cacimbas) - 6h30
Hasteamento da bandeira e encerramento da Semana do Município (Praça da Prefeitura Municipal) - 7h
Missa de aniversário do Município (Santuário N. Sra das Dores) - 8h

Diário do Nordeste
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire