Você está em: Home CEARA Exames de direção passam a ser feitos em carros do Detran-CE monitorados por câmeras

O novo sistema é chamado de telemetria, e além de captar imagens e áudios dos exames, monitora o funcionamento dos motores e outras funções do carro.



Os exames práticos para obter carteira de motorista em Fortaleza vão ser realizados com os carros do Detran, e não mais nos veículos das autoescolas. A novidade passa a valer a partir desta sexta-feira (28). Com a mudança, candidatos e instrutores passam a ser monitorados por câmeras no interior e exterior dos veículos.
No Ceará, algumas cidades do interior do estado já possuem o sistema de monitoramento desde fevereiro. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na capital, o projeto está em fase de ajustes. 

O sistema de controle é chamado de telemetria, com três câmeras no interior do veículo e uma na parte externa. As imagens são captadas por um computador na mala do carro, e enviadas à central. O monitoramento analisa o funcionamento do motor, os freios e setas, além de avaliar imagens e áudios captados durante o exame. A nova medida visa evitar fraude, afirma o Detran. 

De acordo com Mário Freire, coordenador de habilitação do órgão, a mudança não significa substituição nem desvalorização do servidor. “Ele vai continuar exercendo a atividade dele, mas agora terá o plus do monitoramento e a possibilidade dele ser submetido também à análise.” 

Carros do Detran com monitoramento por câmeras de vídeo são usados para exames de direção. (Foto: Detran/Divulgação) 

 O Sindicato dos Servidores do Detran acompanhou o primeiro dia de testes e questionou a forma de contratação dos veículos pelas autoescolas e a terceirização do trabalho. “Segundo o contrato, os veículos devem ser fornecidos pelas autoescolas, no entanto, a grande maioria pertence ou aos sindicatos das autoescolas ou à locadoras”, aponta Eliene Uchoa. 

Alisson Maia, do Sindicato das Autoescolas, defende as mudanças. “É um projeto que visa somente beneficiar a população e manter a transparência dos exames práticos de direção.”
O sistema á foi implantado em outros estados do país, mas não teve continuidade. 
G1


Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire