Você está em: Home CIDADE , IPU , POLITICA LOCAL , PRINCIPAL Crise hídrica: Vereadores demonstram preocupação com relação ao abastecimento de água de Ipu

Os vereadores demonstram preocupação com relação ao abastecimento de água de Ipu, por conta da decisão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú (CBH-Acaraú) que em reunião resolver liberar um volume de água considerável para o uso da irrigação do perímetro irrigado do baixo Acaraú.

Para o vereador Adriano Melo (PV) o comitê não tem legitimidade legal para aprovar, devido os membros não terem sidos constituídos de direito. "O Comitê não deveria ter levado essa pauta de votação, até porque analisando por a questão de direito, o mesmo é formado por representantes das câmaras municipais dos municípios que tem o seu fornecimento de água através do açude do Araras, representantes das Câmaras municipais. Pode até observar que houve uma renovação do Legislativo desses municípios e alguns representantes desse conselho não estaria mais legitimados a continuar, fazendo parte do conselho.Portanto caberia a Cogerh automaticamente com a conclusão do período eleitoral tem buscado a renovação desse conselho com as devidas indicações daqueles que iriam compor a nova formação, para que eles pudessem assim deliberai voltar." explica 

Segundo o vereador Elisafran Mororó (PR) liberar quase três mil litros de água por segundo do açude Araras, para irrigação, é uma covardia e um tapa na cara dos ipuenses e demais munícipes da região. "A previsão que o açude Araras, que hoje está com 15,53% da sua capacidade, chegue até o dia 31 de dezembro com 6,53%, ou seja, a nossa quadra invernosa, ainda não comece em dezembro. Estudiosos e até a própria Funceme, já alerta para 2018 que o inverno talvez não será dos melhores, ai vem a nossa preocupação. - Cadê o abastecimento da cidade? - Cadê a água potável para colocar para população" enfatiza.

O vereador Evaldo Gomes (PCdoB) considera a decisão dos 13 membros do CBH-Acaraú insana, pois só beneficiará somente grande empresas. "Esse perímetro que tem mais de oito mil hectares,  criado em 2001, é administrado por uma empresa particular, criada pelo DNOCS, para atender a 478 pequenos produtores, 52 técnicos e 54 em empresas e que nesse momento essa é opinião minha, somente irá favorecer as grandes empresas, que lá estão. Porque o pequeno produtor aqueles 478 que tem adquirir os lotes do perímetro, não tem mais condições de produzir, até porque ano passado muitos deles já sofreram, porque tinha feito empréstimo em alguns já tinham terminado, mas a grande maioria ainda não, estão inadimplentes, não produziram, estão praticamente sem condições de produzir. por quê não tem aparato técnico e também não tem suporte financeiro. Portanto quando eu digo que é uma insanidade é porque nós estamos tirando água que poderá faltar para mais de 215 mil pessoas, que são das sete Cidades,  abastecidas pelo Açude Araras" disse.

Para a maioria dos edis de Ipu esta decisão poderá trazer grandes prejuízos no abastecimento da água em Ipu e mais seis cidade. No seus entendimentos o abatimento para o consumo humano tem que ser a prioridade maior o volume de águas que tem hoje o açude do Araras. 


Entenda a notícia

A reunião que ocorreu em junho do Comitê da Bacia do Acaraú aprovou, pelo placar de 13 a 09, pela abertura das comportas do Açude Araras, desta feita, o perímetro irrigado do médio e baixo Acaraú será beneficiado com um maior aporte hídrico, e consequentemente, as sete cidades abastecidas (Varjota, Reriutaba, Pires Ferreira, Ipu, Hidrolândia, Nova Russas e Crateús) poderão ter sérias complicações em fornecer água aos seus respectivos munícipes ao longo de 2017, e quem sabe até mesmo no início de 2018.

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire