Você está em: Home CEARA Quadrilha junina do CE usa literatura de cordel para contar história de amor no São João


A quadrilha junina Cumpade Justino adotou o cordel como inspiração para o São João 2017. Com o tema "Pendurei Poesias, o Conto em Verso no Cordel", o grupo utiliza maquiagem, figuração e enredo que remete ao gênero literário. 

De acordo com o presidente da Cumpade Justino, Carlinhos Freire, o tema foi escolhido para valorizar a cultura nordestina e ir na contramão de outros grupos juninos. "Enquanto muitas quadrilhas estão optando por investir em temas futuristas, preferimos manter a valorização aos personagens nordestinos e a literatura de cordel, que é tão popular na nossa região", explica. 

Com rostos maquiados em cores preto e branco, perucas e roupas customizadas, os dançarinos se transformam em personagens de cordel e contam a história de um casal que tem o romance impedido de acontecer pela cobra cascavel e o pássaro carcará. Segundo Carlinhos, outro diferencial do grupo é a maneira como a história é conduzida. "Intercalamos entre encenação e dança, e o casamento é contado durante toda a apresentação da quadrilha e não só no começo", afirma. 

A Cumpade Justino é composta por 80 integrantes, sendo 60 dançarinos, 10 músicos e 10 pessoas na produção. O grupo junino foi fundado há 21 anos, por Luís Carlos e Mirian Lavor, na comunidade do Timbó, em Maracanaú, cidade onde até hoje é sediada. "A quadrilha surgiu a partir de uma brincadeira entre vizinhos e aos poucos foi ganhando espaço", declara Carlinhos, que antes de se tornar presidente, dançou por 11 anos na quadrilha e também fez parte da direção. 

Atualmente, a quadrilha é penta campeã do Festival Municipal de Maracanaú. As conquistas do grupo junino contam o empenho dos integrantes e investimentos que chegam de R$ 1.500 a R$ 1.800 na roupa dos casais, além da cenografia, entre outros itens. 

G1/CE
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire