Você está em: Home CIDADE , IPU , PRINCIPAL , REGIONAL Nos primeiros cinco meses do ano o município de Ipu possui apenas dois casos confirmados de Chikungunya


Com a circulação endêmica de três arbovírus (Dengue, Chikungunya e Zika), novos cenários epidemiológicos são identificados no Ceará em 2017. Há ocorrência epidêmica de arboviroses, principalmente se consideradas as notificações de casos chikungunya.

Desta forma, todo o Processo de Vigilância, desde a notificação, investigação e análise do perfil epidemiológico e principais áreas acometidas, além do manejo clínico adequado do paciente e ações de Controle Vetorial devem ser enfatizadas e intensificadas pelos profissionais de saúde e gestores dos municípios.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), a cidade de Ipu, até o dia 02 de junho, apresentou 14 notificações de dengue, porém sem nenhuma confirmação para o momento. Em relação a Chikungunya, foram 6 notificações, dos quais duas foram confirmadas. Não há casos de notificação de Zica no município em tal boletim.

Chama atenção o Índice de Infestação Predial (IIP) de Ipu que está em 5,67%. O índice de infestação para o mosquito Aedes aegypti nas residências está acima da taxa recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é menos de 1%. Tal índice equivale a relação entre o número de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito e o montante de residências pesquisadas.

Entenda o cálculo do IIP

O IIP - Índice de Infestação Predial mostra os imóveis com presença de Aedes aegypti, ou seja, positivos x 100 / (divide pelos) Imóveis inspecionados/pesquisados.

IIP = Imóveis positivos x 100

Imóveis inspecionados/pesquisados



Expresso Ipu 
Fonte: Dados coletados da Sinan/ Sim PR/PNEM, 2017* 
(Dados exportados 31/05/2017, sujeitos a revisão). 
SESA/COPROM/NUVEP e NUVET.
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire