Você está em: Home NACIONAL Cid Gomes torna-se réu por crime contra o sistema financeiro nacional


O ex-governador Cid Gomes e outras dez pessoas devem ser citados até o próximo dia 12 de junho para que respondam a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) por gestão fraudulenta de instituição financeira.

Cid havia tornado-se réu por improbidade administrativa em janeiro último por causa de um financiamento que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Sobral concedeu, em agosto de 2014, a uma empresa a qual o ex-ministro é sócio.

Na última sexta-feira (2), a 18ª Vara Federal recebeu denúncia do MPF apontando que o empréstimo se enquadrava no artigo 4º da lei de crimes contra o sistema financeiro nacional. O crime tem pena prevista de 3 a 12 anos de prisão, além de multa.

De acordo com o MPF, no empréstimo de R$ 1.335.700, não foram respeitadas as regras para operações financeiras com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

“Por fim, acusa [denúncia do MPF] que os sócios e representantes legais da empresa proponente teriam participado da articulação e da consumação da infração penal ao apresentarem proposta de financiamento ao Banco do Nordeste do Brasil com previsão de faturamento que não refletiria a realidade possível e provável que poderia obter a empresa com suas atividades comerciais futuras, tudo com a finalidade de aumentar sua margem de limite de crédito indevidamente”, consta na decisão da Justiça Federal.

À época, por meio de assessoria de imprensa, Cid Gomes afirmou que o recebimento da denúncia garantia a ele e aos demais acusados “a chance de provarem na justiça que não existe nenhuma irregularidade”.

á nesta terça-feira (6), Cid Gomes disse, também por meio de assessoria de imprensa, não ter sido notificado ainda e que se pronunciaria “tão logo isto aconteça”. No entanto, ele reiterou a regularidade do empréstimo, feito “sob as mesmas condições dadas a qualquer pessoa e com garantia real de três vezes o empréstimo contraído”. 

“Os recursos foram aplicados conforme o objeto contratado e já estão em fase de ressarcimento desde o ano passado, com todas as prestações pagas rigorosamente no prazo fixado”, afirmou em nota.


Tribuna do Ceará
Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire