Você está em: Home CEARA Sobral se despede de Belchior no Theatro São João


O dia do trabalhador, 1º de maio, foi reservado ao luto em todo o país pela morte do cantor e compositor Belchior, aos 70 anos. O artista morreu por conta do rompimento da artéria aorta, na madrugada do domingo, 30, em sua casa, na cidade de Santa Cruz do Sul, distante cerca de 150 quilômetros da capital Porto Alegre (RS). Familiares do cantor chegaram em Sobral por volta das 6h dessa segunda-feira, num voo fretado, acompanhados do secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba. Cerca de uma hora depois, o avião com o corpo de Belchior aterrissou no Aeroporto Cel. Virgílio Távora.

Traslado

Recebido por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sobral, o caixão foi acompanhado de perto por dezenas de pessoas que quiseram dar seu Adeus ao ídolo sobralense. A mulher de Belchior, Edna Prometeu, bastante abalada, seguiu dentro da viatura dos bombeiros. O cortejo desfilou por algumas avenidas de Sobral, no trajeto direto ao Theatro São João, onde familiares, parentes e grupos de fãs esperavam ansiosos para se despedir do cantor. Para o também compositor e cantor sobralense, Régis Brito, “é uma perda inestimável para o Brasil, pois a força e o talento de Belchior trouxeram novos rumos à Música Popular Brasileira. Essa é uma voz que certamente não se calará, pois é grande seu legado para artistas como eu, que sempre vão se inspirar em sua obra”, revelou.
Velório

O Theatro São João abriu suas portas para o velório do cantor, que foi recebido com palmas, ao som da canção, ‘Medo de Avião’, imortalizada em sua voz. Em pouco tempo uma grande fila já tomava conta de boa parte da Praça São João, em direção à entrada do Theatro. Aos poucos, os fãs puderam ver de perto seu ídolo, num caixão com as bandeiras do Brasil, do Ceará e Sobral, terra natal do cantor, que ele deixou juntamente com a família, quando mudaram-se para Fortaleza. Belchior, assim como seus outros irmãos, deu continuidade aos estudos na Capital, e depois partiu para o Rio de Janeiro com um grupo de outros artistas cearenses para desbravar novas terras, novas possibilidades para seu talento.

O velório seguiu-se até às 11h30, quando o corpo foi levado a Fortaleza para ser novamente velado no hall do Teatro Dragão do Mar. Ao chegar na cidade, o cortejo saiu pela Avenida Luciano Carneiro, tendo como itnerário as avenidas 13 de maio, Pontes Vieira, Desembargador Moreira, e Abolição, até chegar ao Centro Cultural Dragão do Mar. Ao longo de todo o trajeto, fãs acompanharam das calçadas pela passagem do corpo do cantor. No Centro Cultural, Belchior foi recebido com palmas e ao som de suas músicas.

Adeus
O corpo do cantor será velado até a terça-feira, 2, quando por volta das 9h será enterrado no Cemitério Parque da Paz, numa cerimônia onde apenas a família terá acesso. De acordo com a irmã do artista, Ângela Belchior, apesar da distância e da falta de aproximação de Belchior com os familiares, “nós viemos entregar o corpo de nosso amado irmão em sua terra natal, por pelo menos algumas horas. Apesar do pouquíssimo contato, nós nos amávamos como família. Há cerca de 11 anos, num último contato, ele falou que queria dar um tempo em sua carreira, que queria fazer outras coisas. Agora damos nosso Adeus”, disse.

O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias, assim como a Prefeitura de Sobral. De acordo com Ivo Gomes, prefeito da cidade, ” Belchior cantou Sobral, cantou o Ceará e o Brasil. Essa é uma perda muito grande para todos nós, de um artista que virou, ainda em vida, um clássico pela sua obra.”

Diário do Nordeste
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire