Você está em: Home CEARA Cearense descobre nova espécie de planta com flor e batiza com nome da ministra Carmém Lúcia


Participante do projeto Flora do Ceará, a bióloga, mestre e doutoranda em Botânica pela UFRPE Rayane Ribeiro pesquisou e descobriu a Phyllanthus, uma nova espécie de planta com flor no Brasil.

A pesquisa teve início em 2015 e foi concluída em um ano e seis meses, com a orientação da professora doutora Maria Iracema Bezerra Loiola, do Laboratório de Sistemática e Ecologia Vegetal-Lasev/Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O nome da espécie é Phyllantus carmenluciae, uma homenagem a ministra do Superior Tribunal Federal (STF) Carmém Lúcia Antunes Rocha.

“É por ela ser exemplo de mulher, acadêmica e jurista, destacando-se por sua visão humana e progressita do direito voltado para questões para a promoção da equidade de direitos entre mulheres e homens, com cuidado com crianças e jovens do nosso país”, diz a doutoranda. 

O artigo publicado por Rayane Ribeiro evidencia que a espécie é bem distinta das demais de Phyllantus. “Já conheci a ministra, mas desejo entregar a aquarela emoldurada e o artigo para ela”, deseja a pesquisadora.
A doutoranda ressalta ainda a importância que o herbário da UFC teve durante a pesquisa. “Ele é o maior herbário do Estado, e foi lá que consegui esta planta e também a possibilidade de descobertas de novas espécies”, afirma.


Tribuna do Ceará
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire