Você está em: Home CIDADE , IPU , PRINCIPAL Chuvas dos três primeiros meses do ano superam o esperado em Ipu

Pela primeira vez, desde o início deste ciclo de seca, o Ceará conseguiu superar a média de precipitações esperadas para os dois primeiros meses da quadra chuvosa. 

O acumulado de fevereiro e março deste ano no estado foi de 361,2 milímetros (mm), o que representa um volume 12% maior que o aguardado para o bimestre. Desde 2011, o Estado não ultrapassava a média normal para os dois meses, que é de 322 mm.

No  município de Ipu o acumulado dos três primeiros meses chegaram a 721,4 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

O mês de março, que é o mais chuvoso do ano, normalmente, conseguiu ser de boas precipitações em todo o Estado. O mês fechou com 206,3 mm — 1,4% maior que a média histórica do período.

Sistema

A Funceme explica que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema que vem trazendo chuvas para o Ceará. Ele perde força quando se direciona para o Sul. O ideal, segundo o órgão, seria a influência de outros sistemas para trazer chuvas para as regiões com precipitações abaixo da média.

Para o mês de abril, a previsão é de que as chuvas continuem sendo registradas de maneira constante, ainda por atuação da ZCIT.

As precipitações dos últimos dois meses, de acordo com os meteorologistas, ainda não são suficientes para colocar o Ceará em uma situação hídrica confortável, já que não tiveram condições de abastecer significativamente os grandes reservatórios. No entanto, as chuvas deste ano já permitiram o aporte em pequenos açudes e auxiliam à agricultura. 

(Com informações e fonte Jornal O Povo / Rômulo Costa)
Adaptado para o Ipu Notícias
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire