Você está em: Home PRINCIPAL , REGIONAL Açude que abastece o município de Ipu sai do estado de nível crítico, segundo Cogerh

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório Paulo Sarasate saiu do estado de emergência após as chuvas de Março.


O açude Paulo Sarasate ”Açude Araras ”, que abastece várias cidades da região Noroeste do Ceará, como Varjota, Pires Ferreira, Ipu, Hidrolândia e Sertões do Ceará, como Nova Russas e Crateús, saiu do seu estado crítico, conforme detalha a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Neste mês de Março, um dos principais afluentes do reservatório, o Rio Acaraú registrou enchente e com isso influência bastante no aporte de água, que já passou de 5 metros cúbicos. O aporte é inclusive o dobro registrado durante todo o inverno de 2016.

Segundo dados da Cogerh, neste domingo (26) de Março, o nível registrado no açude já ultrapassa os 11%, chegando á 11,21%. 

História do Reservatório

Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km².

As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2011.


Ipu Post
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire