Você está em: Home CIDADE , IPU , POLITICA LOCAL , PRINCIPAL Vereador Adriano Melo apresenta Programa de Qualificação Profissional de Ipu Jovem Primeiro Emprego

O vereador Adriano Melo (PV) apresentou na sessão de abertura do legislativo ipuense na noite desta quarta-feira (1º) a sugestão de criação por parte do Executivo Municipal do Programa de Qualificação Profissional de Ipu Jovem Primeiro Emprego.


Segundo o parlamentar o programa visa buscar uma articulação que une elos do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Ipu, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Unidade da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Governo do Estado do Ceará, representada há 17 anos no município, pelo CVT  / CENTEC.

"O programa consistirá de duas etapas; a primeira etapa os jovens selecionados em suas escolas serão encaminhados ao Instituto CENTEC/CVT de Ipu, onde farão e participaram de uma programação de capacitação profissional. No primeiro módulo será ofertado cursos na área de informática, [...] Nessa primeira etapa os jovens passaram por uma capacitação em todos os cursos, todos os programas que aquela unidade oferece, o jovem fará gratuitamente os cursos de informática. Concluída a etapa de capacitação na área de informática, os jovens serão direcionados aos cursos profissionalizantes, depois de feita a sondagem vocacional, por que é com o intuito de nós identificarmos a vocação que existe em cada um desses jovens, que eles sejam capacitados a fim de preencher as vagas de trabalhos existentes no comércio do município de Ipu" explicou Melo.

Adriano ressalta que após conclusão dessa primeira fase esses jovens serão incluídos em um banco de dados. "Onde fica à disposição do empresariado ipuense, através do CDL. E toda vida que o empresário precisar fazer uma contratação ao seu comércio, ele irá recorrer a esse banco de dados solicitando as devidas informações. E aí sim aí instituição que estará aguardando e gerenciando esse banco de dados, as devidas informações aos empresários que aí eles então irão selecionar os jovens que irão trabalhar, porque eles estarão devidamente lapidados em todo o processo de formação que será ministrado no próprio município de Ipu" disse.

Veja cópia do documento (projeto de indicação que deverá dar entrada na próxima sessão ordinária)



Entenda a matéria

Programa de Qualificação Profissional de Ipu - Jovem Primeiro Emprego 

O Programa Jovem Primeiro Emprego se destina aos jovens de 16 a 20 anos e se divide em duas fases:
  1. Tecnologia da Informática: Curso da plataforma Informática Básica que inclui os cursos: Informática Básica, Word, Excel, Power Point e CorelDraw. 
  2. Gestão Empresarial Curso da plataforma de Gestão e Serviço Secretariado. Recepcionista. Operador de Caixa. Vendedor. Atendente de Farmácia e Drogaria, Matemática Empresarial e Financeira. Qualidade no Atendimento. Analista de Crédito e Técnicas de Cobrança. 
Concluída as fases de qualificação os alunos passarão a integrar uma base de dados de cadastro reserva para compor vagas de emprego futuras no município, que serão demandadas através das empresas associadas à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ipu.
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire