Você está em: Home CEARA Carnaval tem início na Capital e em municípios do Interior


Ninguém perdeu tempo para festejar. Logo na sexta-feira, que abriu o Carnaval, as comemorações já começavam tanto em Fortaleza quanto nos demais municípios cearenses. Em Fortaleza, o pátio do Teatro Carlos Câmara, no Centro, foi palco para a "Fertinha", com os DJs Cê da Silva, Darwin Marinho, Estácio Facó e Bia Turri. Com entrada gratuita, a única exigência da festa era para que todos estivessem mascarados.

Inaugurando um novo polo no ciclo carnavalesco da Capital, a Praça Padre Cícero, no bairro Prefeito José Walter, recebeu a I Mostra de Agremiações Carnavalescas de Fortaleza. Com muita animação, os moradores aproveitaram os primeiros momentos do Carnaval com fantasias e adereços, ao som da Banda de Fanfarra Couros & Metais, Bloco Doido é Tu, Maracatu Nação Iracema, Afoxé Acabaca e Banda Farradusbons.

Aracati

Em Aracati, a banda local Malucos da Folia abriu oficialmente o Carnaval de 2017 na Avenida Coronel Pompeu, na noite dessa sexta-feira, o principal do litoral Leste do Estado. Milhares de pessoas acompanharam o trio que conduzia a banda. A animação nem de longe lembrava os momentos de indefinição quanto à realização da festa, que havia sido proibida por uma decisão judicial em primeira instância que acabou sendo derrubada durante o dia da sexta-feira.

A novidade foi a alteração no corredor da folia, a Avenida Coronel Pompeu. Os camarotes foram divididos. Além da oferta do ingresso individual por R$ 40,00 por noite, a Prefeitura instalou arquibancadas para receber 600 moradores de baixa renda cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social do Município sem a cobrança de ingresso. Em menor número, os camarotes tradicionais com capacidade para 20 pessoas permaneceram.
A Prefeitura estima que o município terá um retorno indireto de 2,4 milhões. Por outro lado, gastou R $1.250.000,00 que serão pagos em cinco parcelas. A assessora de imprensa da Prefeitura de Aracati, Eliane Curvello ressalta que a verba representa a metade do que foi gasto com o Carnaval de 2016.

Beberibe

A principal novidade do Carnaval de Beberibe, que tem início neste sábado, é a mudança do local da festas dos paredões. Em virtude das inúmeras queixas dos moradores em relação ao barulho e aos transtornos sofridos, o evento saiu da Marina do Morro Branco para a praia, ao lado das barracas. Denominada Arena Paredão, o local receberá 38 equipamentos de som cadastrados junto à Prefeitura com antecedência. As barracas de venda de comidas e bebidas serão também padronizadas. A programação tem início às 15 horas deste sábado e prossegue até terça-feira, sempre se encerrando meia-noite.

Também no Morro Branco, das 18 às 20 horas, acontecerá o Carnaval Gospel, de sábado a segunda-feira. É o chamado Beberibe da Paz, na sede da Cidade acontece o Carnaval Multicultural,a partir deste sábado, sempre com início às 17 horas. A concentração ocorre no Teatro Municipal Raimundo Fagner e no Centro vocacional Tecnológico.

Os blocos percorrem as principais ruas da cidade cumprindo itinerários diferentes e se encontram na Praça Matriz, onde a banda - Art hits- tocará até meia-noite. Haverá festa ainda nas praias de Sucatinga, Parajuru e Paripueira, todas bancadas pela própria comunidade.

Cascavel

Ao contrário do ano passado, quando realizou o Carnaval principal dentro do estádio municipal, Cascavel não realizará grandes eventos. Na Praça Nossa Senhora do Ó desfilarão blocos locais a partir das 16 horas deste sábado. Nas praias da Caponga, Barra Nova e Jacarecoara, de domingo a terça haverá movimentação nas barracas apenas com som mecânico.

Crato

Na região do Cariri, o Carnaval foi aberto oficialmente nessa sexta-feira com o tradicional Desfile das Virgens, reunindo cerca de 15 mil pessoas, de acordo com a organização do evento, que ocorreu no bairro Mirandão. Os brincantes que, em sua maioria estavam vestidos de mulher, percorreram diversas ruas e avenidas da cidade até a chegada ao largo da Rffsa, num percurso de quase 4 quilômetros.
A festa foi animada por dois trios elétricos. Os foliões foram envolvidos numa mistura de ritmos que uniu a batida da música eletrônica com o tradicional forró, comandado pela cantora Érika Diniz e Mocidade Forrozeira.

Diário do Nordeste

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire