Você está em: Home CIDADE , REGIONAL Bica do Ipu volta a jorrar após chuvas desta sexta-feira no Ceará

Bica do Ipu volta a jorrar nesta sexta-feira (20), após chuvas na região (Foto: Fagner Freire/Arquivo Pessoal)

A Bica do Ipu, um dos símbolos da cidade do Ceará e que estava seca, voltou a jorrar nesta sexta-feira (20), após a chuva registrada no município desde o início da manhã. Chamada de 'Véu de Noiva', a Bica do Ipu é uma queda d'água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município registrou 22,5 milímetros nas últimas 24 horas.

Conforme relata a moradora da cidade e comerciante Lucileide Magalhães, essa foi a maior chuva vista em Ipu desde o início do ano. "Antes, foi só sereno. Na região já chovia, mas é a primeira que tá dando bem na cidade", conta.

A funcionária de loja Ana Rodrigues reforça o relato e acrescenta que, nesta manhã, a Ponte da Beinha, via que dá acesso ao Bairro Alto dos 14 - um dos mais populosos -, chegou a alagar. "Foi ficando mais forte com o passar do tempo, e agora, pelo menos aqui no Centro, já diminuiu mais".

Em Tupi, língua indígena, Ipu significa água que cai do alto, expressão que deu nome ao município. A Bica do Ipu é contemplada nas  páginas do romancista cearense José de Alencar, que relata os banhos de Iracema, a "virgem dos lábios de mel", em suas águas.

Chuvas no Ceará
 
As chuvas das últimas 24 horas no Ceará atingiram pelo menos 100 municípios desta quinta-feira (19) até 7h desta sexta-feira (20). Ao longo do dia, a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com chuvas no noroeste e centro-sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

A maior chuva foi no município de Senador Sá, no litoral norte cearense, com 94 milímetros, seguido de Pires Ferreira (83 mm), Morrinhos (73 mm), Crateús (73 mm), Martinópole (63 mm), Mombaça (58 mm), Itarema (58 mm), Ipueiras (57 mm), Camocim (55 mm) e São Gonçalo do Amarante (53,2 mm).

G1/CE
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire