Você está em: Home CIDADE , IPU , PRINCIPAL Retrospectiva: Acompanhe as noticias mais impactantes do ano de 2016


Acompanhe agora nesse retrospectiva as dez noticias e fatos mais impactantes do ano de 2016. Reveja na postagem abaixo a relação das noticias de maior repercussão do ano do site Ipu Notícias.


01 - Começamos com o Reflorestamento da APA da Bica do Ipu, uma iniciativa do Governo do Estado com a participação da iniciativa privada, iniciada oficialmente nas comemorações do aniversário do município. A ideia foi abraçada pela Indústria de Água Mineral Acácia  que reintroduziu no Ipuçaba, a partir do Sítio Santo Antonio, local de origem da água Acácia, cerca de 2.840 mudas. Outro que abraçou a causa foi o parlamentar ipuense filiado ao Partido Verde o vereador Adriano Melo.

Leia mais: Água Mineral Acácia planta mudas de árvores na nascente do Riacho Ipuçaba / Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará é lançado em Ipu 


02 - O Trânsito do município de Ipu vitimou dezenas de pessoas. Dentre as principais causas estão imprudência e dirigir sob o efeito de álcool. Dentre as inúmeras postagem a mais impactante foi a que ocorreu na CE-187 na localidade de Mato Grosso, em agosto, onde teve como vítima dois jovens advogados. Outra tragédia no trânsito foi a fatalidade onde vitimou uma jovem senhora que foi atropelada de bicicleta no centro da cidade.



03 - Um assalto que não acabou bem para um dos ladrões. Em setembro dois indivíduos tentaram assaltar um posto de combustível no distrito de Delmiro Gouveia, onde acabou com um dos assaltantes morto e o outro preso. Um dos clientes que era segurança de um empresário derrubou um dos assaltantes com um tiro disparado de dentro do veículo onde a vítima estava.



04 - Nesse ano o crime de pistolagem marcou a cidade com os inúmeros casos  registrados. Dentre os consumados e as tentativas foram registrados nesse ano cerca de sete (07) casos de crime de pistolagem. O primeiro caso registrado ocorreu no mês de dezembro do ano passado, onde uma mulher acompanhada do alvo do pistoleiro acabou morrendo. Dentre as vitimas estão Roque Martins do Nascimento, 42 anos falecido em janeiro e seu irmão Rogério Martins, morto no Estado do Rio de Janeiro. Na maioria dos casos os crimes ainda estão sem solução.
05 - Uma discussão que ocorre a anos e que nesse ano ganhou um 'tempero' a mais é sobre a implantação e definição da sede de uma Universidade Federal na região da Ibiapaba. O município de Ipu como um dos candidatos a sede realizou uma audiência pública para discutir o assunto.



06 - Nesse ano outro fato marcante foi a disputa eleitoral onde para o cargo Majoritário onde três chapas na disputa um definida pela experiência do atual prefeito Sérgio Rufino e da ex-primeira dama Antonieta Martins, e a da juventude e inovação encabeçada pelos casal de jovens Diego Carlos e da médica Dra. Ludmila Muniz, filhos de políticos da cidade. A terceira chapa a definição foi de bloco da humildade formada pelo aposentado Balacó e pela professora Lidiane. Na cidade vizinha de Pires Ferreira a disputa foi entre dois jovens: Marfisa Aguiar que saiu vencedora contra o jovem José Augusto.

07 - Uma das noticias que pegou todos de surpresa principalmente dos católicos foi a da transferência do pároco de Ipu, Pe. Raimundo Nonato e seu auxiliar o vigário Pe. Lucas que deixará o município para assumir a paróquia da cidade de Marco. Enquanto Lucas irá para a cidade de Sobral (CE). Padre Nonato está no município desde o ano de 1999 (17 anos).



08 - Após 18 anos da criação da Reeleição no Brasil, através do voto direto o atual prefeito Carlos Sérgio Rufino Moreira, 48 anos do PCdoB, fez história no município após conseguir o ato, jamais conseguido por nenhum político ipuense. Com 100% (33.808) dos votos apurados 111 das urnas, Sérgio Rufino alcançou 12.785 votos, que representou 53,31%  da preferência do eleitor.

Leia mais: Sérgio Rufino é o primeiro prefeito reeleito na história de Ipu 
 

09 - Empresários e personalidades premiadas com evento da Câmara de Dirigentes de Lojista de Ipu (CDL) é o segundo ano do Troféu CDL. Ganhadores: Núbia Maria Ferreira (Instituto Kairós), Antônio Farias (Farias Sport Modas) (Empresária e Empresário do ano) e o pároco da cidade Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva (Personalidade do Ano). 



10 - Perdas irreparáveis, dentre os ipuenses que faleceram neste ano de 2016, noticiamos a triste partida de: Tereza Pereira Damasceno, aos 100 anos (Uma das mulheres mais idosa); Raimundo Nonato Gomes, aos 66 anos,  "Capelão" (Veterinário vitima de acidente); Francisco Pinto de Oliveira, aos 84 anos, "Chico Pinto" (Político importantes na criação de Pires Ferreira); Pedro Timbó de Paiva, 84 anos (fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipu); Manoel Elmiro de Paiva, faleceu aos 73 anos (Ex-vereador); Antônio Antônio Soares de Aquino, 92 ano, ex-vereador por nove mandatos do Distrito de Abílio Martins; Francisco Gomes Bezerra, o "Chico Andrade" faleceu aos 90 anos (ex vice-prefeito de Ipu na década de 80); Monsenhor Francisco das Chagas Martins, 86 anos (sacerdote ipuense); Antonio Olímpio Costa, detentor de 09 (nove) mandatos na Câmara Municipal de Ipu, faleceu aos 86 anos e Francisco Milton Fonteles, 66 anos, o “Gago” taxista bastante conhecido dos ipuenses. 
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire