Você está em: Home CEARA No Ceará 14 pessoas já foram presas por furto de energia


Três pessoas foram presas por furto de energia só nesta semana na Capital. A primeira prisão ocorreu na última segunda-feira (24), no bairro Edson Queiroz, sendo a 14ª registrada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) em 2016. As outras duas aconteceram em dois estabelecimentos no José Walter. Segundo dados da própria empresa, 13 prisões já haviam sido contabilizadas até setembro deste ano e 126 boletins de ocorrência foram contabilizados. Apesar de informar que o aumento no número de prisões foi considerável, a Coelce não repassou dados referentes ao mesmo período do ano passado.

A fiscalização de rotina foi a responsável pela prisão da segunda-feira. Durante os procedimentos de praxe realizados pelos técnicos da empresa, um 'gato de luz', como é conhecido esse tipo de atividade que, muitas vezes, adultera a medição de energia em residências, foi encontrado dentro da residência de um mecânico.
Como o ato é considerado crime, que pode resultar em até oito anos de reclusão, o homem foi levado por policiais. A Coelce informou não divulgou o local para onde o acusado foi transferido, mas disse que ele seria liberado logo que pagasse fiança.

Danos

A principal preocupação relacionada ao furto de energia, além da falta de pagamento pelo serviço, é a periculosidade associada a esse tipo de ação. Além de afetar a qualidade do fornecimento de energia, segundo a companhia energética, os 'gatos' são ligações clandestinas que põem em risco a população, causando curtos-circuitos, sobrecarga e até mesmo a interrupção no serviço. Podem ser capazes também de causar acidentes a quem manipula a rede elétrica.

Denúncia

Para quem tem conhecimento desse tipo de atividade irregular, a Coelce orienta que é necessário fazer a denúncia. Os relatos podem ser feitos através de uma Central de Atendimento, que funciona 24 horas, através do número 0800.285.0196, ou através do site da Companhia, o www.Coelce.Com.Br.

A Polícia também pode ser contatada diretamente no número 190. A Companhia Energética do Ceará alerta que quem é identificado e flagrado realizando furto de energia é encaminhado a uma delegacia.


Diário do Nordeste
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire