Você está em: Home CEARA Ceará registra caso de raiva humana



 
O Ceará registrou um caso de raiva humana em outubro. O paciente em questão é morador da zona rural do município de Iracema, agricultor, de 37 anos. O paciente deu entrada no Hospital São José, em Fortaleza, no último dia 20, mas sofria dos sintomas compatíveis com a raiva desde o dia 15 de outubro.
Em relatório assinado por representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará, o paciente foi agredido no pé esquerdo por um morcego hematófogo, ou seja, que se alimenta de sangue, enquanto dormia, em 16 de setembro. Ele teria, em seguida, matado e descartado o animal, não tendo procurado qualquer ajuda médica após o acidente.
Diagnóstico
Para certificar-se do diagnóstico da raiva, no dia 21 de outubro foram enviadas ao Instituto Pasteur, em São Paulo, amostras de soro, líquor, folículo piloso e saliva do infectado. Nesta terça-feira (25), o Instituto informou como positivo o resultado laboratorial para a amostra do folículo piloso, compatívelcom a linhagem do vírus que circula em morcegos hematófagos.
Desde que foi encaminhado ao Hospital São José, equipe médica acompanha o paciente, com a administração do soro antirrábico na mesma data de entrada no hospital. Em 24 de outubro, seguindo o Protocolo para Tratamento de Raiva Humana no Brasil, o Ministério da Saúde enviou ao hospital o medicamento Biopterina.
De acordo com a diretora do Hospital São José, dra. Tânia Coelho, o paciente encontra-se na Unidade de Pronto Atendimento (UTI), em estado grave, porém estável. Ela afirma que os níveis de mortalidade em relação a doença são de quase 100%, mas ressalta que há dois casos no Brasil em que o tratamento foi eficaz e reitera que todos os protocolos estão sendo seguidos para tentar salvar a vida do paciente.
A última morte por raiva humana no Ceará foi em 2012, transmitido por um soim, em Barbalha, no Cariri. A vítima foi uma criança de 9 anos, que passou duas semanas internada no Hospital São Vicente de Paulo.
  Diário do Nordeste
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire