Rubinho chega em terceiro e é campeão da Stock Car 2014

 

Rubens Barrichello, o Rubinho, chegou em 3º lugar na
corrida de Curitiba, neste domingo (30), e se consagrou campeão da Stock
Car em 2014. O piloto da Full Time somou 234 pontos na temporada, 10,5 a
mais que o segundo colocado, Átila Abreu, da AMG.
Apesar da pole position, Rubinho quase deixa a conquista escapar ao
deslizar em mancha de óleo e sair da pista. Experiente, o piloto de 42
anos deu a volta por cima e assegurou o lugar no pódio e o título.
A corrida foi vencida por Daniel Serra (Red Bull
Racing).
Átila também ficou em segundo em Curitiba. No ranking geral da
tradicional categoria automobilística brasileira, além de Rubinho e
Átila, Cacá Bueno (Red Bull Racing) ficou em terceiro, Allam Khodair
(Full Time) em quarto e Serra em quinto.
Há 23 anos, Rubens Barrichello não era campeão. Em 1991, o brasileiro
venceu a Fórmula 3 Inglesa, antes de se tornar famoso na Fórmula 1 –
principal categoria automobilística do mundo -, como piloto da escuderia
italiana Ferrari.
Redação Web

Guaraciaba do Norte: Polícia Militar recupera Hilux furtada na cidade de Morrinhos

 

Polícia Militar de Guaraciaba do Norte, recuperou na manhã de domingo, (30-11), uma Hilux furtada na cidade de Morrinhos.
O veiculo Hilux cor preta placas OCL 5222 com inscrição de Fortaleza, de propriedade do Sr. Francisco Edy Carneiro, residente na Cidade de Morrinhos-Ce. 
A vítima estacionou seu veiculo nas proximidades de um Clube na localidade de Alegre, zona rural de Morrinhos, por volta das 23 horas de sábado (29-11), e quando sai pra ir embora por volta de 03 horas da madrugada de domingo (30-11), não mais encontrou seu veiculo no local.Por possui rastreador, foi possível
localizar o local onde o citado automóvel estava estacionado.
Como não
foi preso o autor ou autores do furto, o veiculo foi restituído ao seu
proprietário ainda na manha de hoje, domingo, (30-11).

Veiculo que foi furtado na zona rural de Morrinhos-CE foi abandonado em
uma rua de Guaraciaba do Norte e recuperado pela polícia por volta das
05 horas da manha.

A
composição da PM do Destacamento de Guaraciaba do Norte, Sd Gomes Neto,
Sd Sampaio, Sd Wescley, Sd Sávio, sob o Comando do Subtenente M.Neto.
 
 Diassis Lira

Ipuense tem artigo científico publicado na conceituada Revista Nomos

A ipuense Ana Laís Pinto Martins, estudante do curso de Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), participou como autora, juntamente com a sua professora de Universidade, *Tainah Simões Sales, de um artigo científico publicado neste domingo (30/11) na conceituada Revista Nomos. 

O tema do artigo é relacionado a Administração Pública brasileira. 

*Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Advogada. 

Resumo 
 Passados mais de 10 anos do advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), surge a necessidade de verificar quais as mudanças que esta trouxe para a Administração Pública. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre o surgimento da LRF e seus pilares, quais sejam: Planejamento, Transparência, Controle e Responsabilidade. 
Após, realizou-se análise das mudanças sociais a partir do advento da LRF, concluindo-se que, apesar do avanço e do aumento da preocupação com os gastos públicos, muito ainda há de ser realizado. Não será o advento de uma lei que resolverá problemas existentes no país desde a sua formação. São necessárias mudanças na cultura do brasileiro, bem como a criação de instrumentos para fortalecer a democracia e a participação popular na política. Ressalta-se a importância da internet neste sentido. 

Introdução 
No presente artigo, buscou-se estudar, mediante pesquisa bibliográfica, documental, pura e descritiva, os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) na Administração Pública brasileira. O planejamento, transparência, o controle e a responsabilização dos gestores são as palavras de ordem nessa nova realidade. 
O planejamento é o primeiro passo para se alcançar uma boa administração. Necessita-se de um prévio conhecimento das despesas, de uma projeção das receitas, além da previsão de certos riscos.

Ademais, todas as atividades financeiras do Estado devem ser controladas, sejam entidades da Administração Direta ou da Indireta. 

A fiscalização, portanto, será contábil, operacional, orçamentária, patrimonial e financeira, nos termos do art. 70 da Lei de Responsabilidade Fiscal e deverá ser realizada no âmbito dos Tribunais de Contas, auxiliando o Poder Legislativo no denominado controle externo, além da atuação do Ministério Público, do controle interno de cada um dos órgãos, do controle da sociedade e do Poder Judiciário.

Destaca-se que, além do planejamento e do controle das contas públicas, o outro pilar da gestão pública responsável é a transparência. 

A sociedade deve conhecer todas as informações referentes à Administração para que seja possível controlar o exercício do poder pelos governantes, bem como exigir a implementação de políticas públicas e a responsabilidade em caso de eventual inadimplemento. Ressalte-se que a transparência pressupõe não só a divulgação dos dados a posteriori como também a divulgação de forma atualizada ou, nos termos da legislação financeira, em tempo real, mediante a utilização da internet. 
A possibilidade de disponibilização online dos dados de interesse público possibilita um maior controle social das finanças estatais, conferindo ao cidadão a oportunidade, nunca vista anteriormente, de conhecer as despesas e receitas do Estado e os atos administrativos realizados, discutir e interagir com o poder público, bem como controlar as atividades em andamento e a gestão dos recursos públicos. 
As novas tecnologias possibilitam, ainda, a mobilização e a participação dos cidadãos de forma mais ampla e não mais restrita à esfera local, devido à diminuição das barreiras de tempo e espaço.

Não se pode mais admitir um Estado omisso e burocrático. A boa governança exige a interação entre a Administração e os administrados. 

Embora se verifique um avanço em relação à transparência e aos instrumentos de interatividade, sobretudo após o advento das novas tecnologias de informação e comunicação, muito ainda há de ser realizado. Torna-se imprescindível, portanto, discutir tais questões e apresentar soluções às demandas ainda existentes.
Fonte: Netcina

Depois de assaltado e agredido fisicamente, casal de idosos abandona residência no Sertão do Ipu

Um casal de idosos sofreu um assalto na madrugada do último dia 23 de novembro, na localidade de Cantinho, Sertão do Ipu, região Noroeste do estado do Ceará.


O senhor Gonçalo Torres de Freitas 63 anos e sua esposa, a senhora Antonia Pontes de Freitas “Toínha Balacó”, foram assaltados e agredidos dentro da própria casa, por dois elementos, na localidade de Cantinho próximo ao distrito de Flores, cidade de Ipu.

A nossa reportagem ouviu a dona Toínha uma das vítimas, que muito emocionada narrou todo o ocorrido, segundo nos relatou; os indivíduos arrombaram uma das janelas da casa, e ao invadirem o recinto, denotaram muita violência, agredindo fisicamente o casal de idosos, e a pergunta era uma só: “Cadê o dinheiro?”.

Depois de muitas agressões, com as mãos e um pedaço de madeira, e de revirarem a casa toda, dona “Toínha Balacó”, como é mais conhecida, entregou o único dinheiro que tinha naquele momento; R$ 100,00. Os bandidos não se dando por satisfeito foram embora, avisando que voltariam para assaltar a residência vizinha.

O casal está bastante traumatizado, abandonaram sua casa no Cantinho, onde morou a vida inteira, os dois estão em casa de amigos na avenida Auton Aragão, no bairro dos canudos, sede do Ipu, local que eles irão morar doravante, pois já alugaram um imóvel, e decididamente não voltam mais para o outrora “lar doce lar”, “berço de origem”. Estão apavorados com a crueldade dos anjos do demônio que lhes atacaram.
Repórter Francisco José 

Prefeito proíbe festas e shows durante festejos dos padroeiros da cidade

O prefeito do município de Itarema, a 204 km de Fortaleza sancionou uma lei que proíbe a “realização de festas dançantes, serestas e shows” durante dez dias no período da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Fátima.
O prefeito do município de Itarema, a 204 km de Fortaleza,
A Lei aprovada pela Câmara Municipal de Itarema e sancionada pelo prefeito Benedito Monteiro dos Santos Filho, proíbe a “realização de festas dançantes, serestas e shows (de caráter não religioso) em clubes de pequeno e grande porte, praças ou ruas no período dos festejos católicos da Paróquia Sede e Comunidades nos dias dedicados aos devidos padroeiros”.

A festa de Nossa Senhora de Fátima no município acontece entre os dias 3 e 13 de outubro.
Segundo o decreto, ficam proibidas festas ‘seculares’
também durante as festas dos padroeiros das comunidades existentes fora
da sede do município, como mostra a tabela anexada à Lei.
A sanção pede, ainda, que sejam punidos os donos de clubes, bares ou sons que desobedecerem a Lei.
Diário do Nordeste

Carlos Villagrán, o Quico, lamenta a morte de Bolaños: ‘Amigo, gênio’

‘Sinto muito a morte de um grande homem’, escreveu o ator em rede social.
Criador de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28).
 O ator mexicano Carlos Villagrán, intérprete do personagem Quico na série “Chaves”, lamentou a morte de Roberto Bolaños, protagonista e criador do programa, ocorrida nesta sexta-feira (28).
“Hoje, como raramente acontece, fiquei longe do telefone por umas 4
horas e, quando voltei, havia 71 chamadas perdidas, para me dar a triste
notícia da partida de Don Roberto Gómez Bolaños. Sinto muito a morte de
um grande homem, amigo, gênio”, escreveu Villagrán neste sábado (29) em
seu perfil no Facebook.
Dono de frases antológicas, como “ninguém tem paciência comigo” e “não
contavam com a minha astúcia”, que marcaram gerações de fãs em toda a
América Latina, Roberto Gómez Bolaños, também criador do Chapolin, tinha
85 anos. Ele foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, TV e
teatro.
“Chapolin” se tornou o primeiro seriado mexicano a ser vendido para
outros países, e “Chaves” seguiu o mesmo caminho. Ao longo de quatro
décadas, os programas foram exibidos em mais de 90 países, sendo Cuba o
único em toda a América Latina a não exibi-los.

Dublado em dezenas de idiomas, foi sucesso também nos Estados Unidos e
em países da África e Europa. No Brasil, os personagens chegaram em
1984, através do SBT.

Carlos Villagrán foi o primeiro ator a deixar “Chaves”, ainda na década
de 1970. Ele foi autorizado pelo próprio Bolaños a usar a imagem de
Quico em um espetáculo solo, mas o processou mesmo assim, alegando ser o
criador do personagem.

Após perder a ação, Villagrá disse que havia saído do programa por “ciúmes e inveja” entre os ex-colegas.

Outra versão é que Villagrán e Bolaños brigaram porque a segunda mulher
de Bolaños – a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda de “Chaves” – teve
um relacionamento com Villagrán.

Assim, o clima entre os atores já não era bom quando o intérprete de
Quico participou de seu último episódio, considerado um dos grandes
clássicos da série, em que os personagens fazem uma viagem para
Acapulco.
Em seu post no Facebook neste sábado, Villagrán também agradeceu a
chance de atuar como Quico e lembrou o sucesso de “Chaves” nos muitos
países em que foi exibido.

“Todo México, Brasil, Peru, Chile, Colombia, Venezuela, Argentina,
Bolivia e resto do Mundo. Tantos países, tantas pessoas que foram
tocadas elo talento desta grande pessoa. Que me abriu as portas para
desenvolver o personagem Quico”, escreveu.

“Para ele, todo meu agradecimento, minha tristeza e minha dor. Somente
quando se vive a realidade de uma ausência, se descobre o verdadeiro
sentimento de uma amizade e um grande mestre. Que descanse em paz!!!
Hoje me sinto triste por seu falecimento.”
Enterro e velório

O ator estava aposentado havia dez anos, mas isso não impediu que se
adaptasse aos meios de comunicação mais modernos e se tornou um grande
fã das redes sociais, tornando-se o mexicano com mais seguidores no
Twitter – mais de 6,6 milhões.

O corpo de Roberto Bolaños será levado para a Cidade do México para que seus fãs possam se despedir de seu ídolo, no domingo (29), no estádio Azteca.

Após sua morte, a televisão mexicana emitiu mensagens de luto com um
“Obrigado para sempre, Chespirito (seu apelido no México)”, como
despedida a um comediante que engrandeceu sua história com os
personagens da vila do Chaves e as aventuras do heroico Chapolin
Colorado.
Enquanto isso, muitos fãs, tanto mexicanos como estrangeiros, estão se
aglomerando em frente à casa do comediante, famoso por frases como “foi
sem querer querendo” e “palma, palma, não criemos pânico”.
“Era autêntico, engraçado”, disse – com o rosto coberto de lágrimas –
Sonia, uma turista chilena que chegou até a casa, localizada na região
hoteleira de Cancún, após saber da morte do artista.
O menino pobre do barril, que usava boné com tapa orelhas, foi lembrado
por muitas personalidades mexicanas, desde o presidente do país,
Enrique Peña Nieto, até seus companheiros de viagem na vila, Édgar Vivar
(Senhor Barriga), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Rubén
Aguirre (Professor Girafales).
“Roberto, não se vá, você permanece em meu coração e nos corações de
todos aqueles a quem você levou alegria. Adeus ‘Chavinho’, até sempre”,
disse Vivar.
Aguirre, por sua vez, disse estar “estarrecido” pela morte de quem
qualificou como o melhor escritor de comédia da televisão mexicana,
enquanto María Antonieta agradeceu Bolaños “por ter feito tanta gente
feliz e pelos maravilhosos momentos que compartilhamos no grupo”.

G1

Pires Ferreira: PM prende dupla com arma e moto roubaba em Delmiro Gouveia

A Polícia Militar de Pires Ferreira prendeu no distrito de Delmiro Gouveia, zona rural do município vizinho, uma dupla de jovem acusados de terem praticado um assalto na cidade de Sobral, região Norte do estado.

Os jovens de 21 e 22 anos foram abordados por Policiais Militares do destacamento de Pires Ferreira no Distrito de
Delmiro Gouveia. Os mesmos estavam de posse de um revólver calibre 32, e
de uma Motocicleta Honda Biz de Placa ORP-4022, cor vermelha, que havia sido tomada
de assalto por volta das 14h30min de ontem, sexta-feira (28/1) na cidade de Sobral (CE).

Joaquim Florêncio Martins, vulgo “Kim”, 22 anos e Lucas Alves Barbosa, vulgo “Junim do Terço”. 21 anos, ambos natural e residente em Sobral, foram conduzidos para a delegacia de Tianguá (CE), onde foram autuados em flagrante, no artigo 157 parágrafo 2 incisos I e II.
A vítima compareceu à delegacia, e de pronto reconheceu os mesmos, como os autores do assalto. Os acusados ficaram recolhidos em Tianguá, e posteriormente serão conduzidos para o presídio em Sobral (CE)
Moto tomada de assalto em Sobral, que possivelmente
seria usada pela dupla para praticas outros crimes
Composição: PM de Pires Ferreira que efetuou a prisão Soldados Bastos, Silva e Timbó.

No Ceará, presos usam boneco para ocultar tentativa de fuga de presídio

Agentes penitenciários frustraram uma tentativa de fuga em massa na cadeia pública de Tauá, no interior do Ceará,
na madrugada desta sexta-feira (28). Os presos usavam um boneco de pano
de pano improvisado para simular que estavam embaixo dos lençóis caso
os agentes vistoriassem as celas durante a madrugada.

“Foi encontrado um buraco bastante grande na cela, que eles haviam
concluir e fugir em massa durante a noite. Com as vistorias, conseguimos
frustrar o plano de fuga em massa”, explica o agente penitenciário
Carlos Martins. Na cela onde foi encontrado o buraco, há 15 presos que
respondem por crimes de tráfico e homicídio.
Ainda de acordo com o agente, os detentos aproveitavam a realização do
Festberro, um festival de shows que ocorre próximo ao presídio, para
escavar sem chamar atenção dos servidores. “Com os shows fica um barulho
insuportável, então eles conseguiam cavar sem a gente ouvir nada”, diz.
Na cela foram encontradas peças de metal de antigos ventiladores para
fazer o buraco na parede. Na sexta-feira, os presos foram realocados
para outras unidades enquanto era feito o reparo e retornaram neste
sábado (29).
G1/CE

Velório oficial de Roberto Bolaños será realizado no Estádio Azteca

Ontem o mundo lamentou a perda do grande ator e diretor mexicano Roberto Bolaños, o eterno Chaves. O comediante, que sofria de diabetes e enfisema pulmonar, foi velado na madrugada deste sábado (29) em uma cerimônia íntima  em Cancún, onde residia há três anos com a família. Muitos fãs viajaram à cidade para prestar as últimas homenagens ao artista.


Em anúncio, a Televisa, canal de televisão no qual era exibito o famosos programa “Chaves”, confirmou que o velório oficial de Bolaños será no domingo (30), às 10h, hora local, no Estádio Azteca, na Cidade do México. O momento está sendo chamado de tributo “Obrigado para sempre”. Foi pedido ao público que levasse uma flor branca para ser depositada no caixão do ídolo.

Segundo o periódico “El Universal”, o corpo de Bolanõs segue ainda hoje
para a Cidade do México. Na sede da Televisa, que fez uma cobertura
especial do acontecimento e fez questão de homenagear o ator com uma
programação dedicada a ele, haverá uma missa íntima, apenas para
convidados e familiares.

Para os fãs, além da saudade e do agradecimento, fica a certeza de que
Roberto Bolanõs, assim como na canção, representa a verdadeira
“juventude que nunca morrerá”:

Diário do Nordeste


Banda de Música de Ipu comemora 130 anos; Memorial Maestro Lázaro Freire é inaugurado

A Prefeitura Municipal de Ipu através da Secretaria de Cultura do município comemorou na noite de ontem, sexta-feira (28/11), a passagem dos 130 anos de existência da Banda Municipal de Música Maestro Lázaro Freire, com a inauguração do memorial que leva o nome do Maestro falecido em 2003.

Familiares do homenageado, convidados, autoridades do município e o público em geral compareceram na solenidade de inauguração do Memorial da Música Maestro Lázaro Freire que funcionara em uma sala do prédio da Estação Ferroviária de Ipu. A data também lembrou a passagem dos 130 anos de existência  da Banda  de Música Municipal de Ipu.

A secretária de cultura Sônia Pontes idealizado do evento e organizadora do memorial disse que a homenagem é justa. “Hoje uma das maiores expressões da nossa terra é sem dúvida, a Banda de Música Municipal”.  O prefeito Sérgio Rufino também fez uso da palavra e enalteceu que faz
parte do seu governo a valorização da cultura e das artes.

A Banda que foi criada em 1884 de início pertencia à paróquia e só depois passou a ser veiculada à Prefeitura Municipal, recebendo o nome de Maestro Lázaro Freire, durante sua existência a Banda através do Maestro Lázaro formou vários músicos. Já passaram pela regência os músicos: Benedito Alves Mendonça; Thomaz de Aquino Corrêa, Dr. Apolônio de Berga Basto Bandeira, Joaquim Nonato do Vale, Mestre João Louro, Mestre Marçal, Maestro Lázaro Freire, Maestro  Clementino, Jorge Nobre, Antônio Carvalho (Jhonny), Diecks Araújo e Jairo Leitão.

Além da presentação da banda os grupos SaxTeto e Choro Feliz completaram a noite de apresentações e homenagem.

Galeria de fotos