Ematerce abre escritório no município de Pires Ferreira

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou nesta quarta-feira (30/04), a inauguração do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) no município de Pires Ferreira (CE).

O escritório recebe computadores, mobília com estações de trabalho, cadeiras e dois veículo. Além de Pires Ferreira o município de Ipiabina também recebeu no mesmo neste dia o equipamento que fazem parte do Pacto Federativo, parceria entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Pelo acordo, o Governo Federal entre com os recursos para a assistência técnica e a aquisição dos equipamentos, o Estado oferece os técnicos e os veículos e a Prefeitura de Pires Ferreira viabilizam o funcionamento dos prédios, arcando com as despesas de manutenção, telefone e internet, vigilância, água e energia.


A prefeita do município Marfisa Aguiar (PROS) agradeceu ao Governado do Estado Cid Gomes e ao secretário Nelson Martins por mais uma obra entregue ao município de Pires Ferreira. “Aqui no Ceará nós temos um governador muito bom e que sempre está nos ajudando e olhando por toda a população carente, por todos que precisam realmente de água, quantas vezes o secretário Nelson Martins veio aqui inaugurar abastecimento de água e damos Graças a Deus por termos essa parceria Prefeitura e Governo do Estado” disse.
O novo escritório ganhou um veículo zero 0km

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destacou que escritório inaugurado representam o reconhecimento do Estado à importância da agricultura como atividade econômica no campo. “Hoje o nosso homem do campo tem a quem recorrer nos momentos de angústia e dificuldade, e este escritório da Ematerce está aqui para provar que é possível conviver com a estiagem e o clima semiárido, implantando tecnologias que vão permitir a produção e desenvolver a agricultura e a pecuária nos municípios da zona rural”.

O secretário Nelson Martins destacou que o escritório irá permitir aos agricultores apresentarem projetos para as ações em andamento na SDA e para conseguir o financiamento através do Pronaf e de outras linhas de crédito em prol da agricultura familiar.
Galeria de fotos

Secretaria de Infraestrutura realiza limpeza no Cemitério de Ipu

Foto: Afrânio Soares / Assessor de comunicação da Prefeitura

A Secretaria de Infraestrutura de Ipu por meio do secretário adjunto de obras, Gilvan Aragão reuniu o da imprensa oficial da Prefeitura Municipal para mostrar que desde o inicio dessa semana está sendo feito a limpeza do Cemitério Público de Ipu.

Em entrevista o secretário adjunto afirmou que desde o dia 23 desde mês foi licitado a ordem de
serviço da limpeza  e salientou que é comum nesta quadra invernosa o mato
crescer muito e garantiu que que será feito uma limpeza pelo menos duas vezes por ano, a primeira
neste período e a segunda próximo ao dia de finados. “Desde o início do mês que alguns moradores locais cobram da Secretaria
uma atenção maior ao Cemitério, hoje (30/04) como vocês podem ver está sendo feito,
afirmou o secretário.” em entrevista a imprensa oficial do município.
O secretário criticou os vereadores que cobram que a secretaria façam os serviços cobrados na Câmara imediatamente. “O vereador pode cobrar na Câmara, outras pessoas podem pedir, porque as vezes o vereador pede e já que que no outro dia seguinte seja feito o serviço e não é bem assim, as vezes ele não tem o conhecimento do que está sendo feito e nós só vamos fazer quando tivermos devidamente legalizado”declara
Repórter Ademir Gregório e Secretário Adjunto
Gilvan Aragão / Foto: Afrânio Soares
O secretário se equivocou em responder a uma pergunta do repórter que a matéria do site IN sofre a limpeza do cemitério não havia sido procurado para comentar o assunto.  “O site Ipu Notícias divulgou a matéria com umas fotos que foram repassadas para eles, e não teve a decência de se informar o que tava acontecendo” disse o secretário ao repórter.
Do site: Ao contrário do que falou o secretário adjunto o site Ipu Notícias procurou sim a secretaria e publicou a resposta inclusive ainda na matéria (reveja a matéria). O fato curioso é que somente depois da matéria ir ao ar é que a limpeza está sendo providenciada inclusive com direito a coletiva de imprensa, mostrando que a resposta dada ao site é exata.

Estádio de Ipu recebe cuidados especiais com gramado

Durante a manhã desta quarta-feira, (30/04), o secretário de esporte do município vereador Manoel Palácios esteve com funcionários da Secretaria de Infraestrutura com o setor de limpeza pública realizando cuidados especiais no gramado do Estádio Municipal Antônio Pereira de Farias (Pereirão).
Segundo o secretário a cada dois meses é feito um trabalho de poda no gramado do estádio, porém com as chuvas dos últimos dias o mato aumentou muito especialmente em um dos lados do campo. O secretário disse a imprensa que em breve o estádio passará por uma reforma completa. 
“O prefeito Sérgio Rufino nos confirmou e anunciou uma reforma completa em nossa principal praça esportiva de futebol, sem falar que o distrito de Várzea do Giló ganhará em muito breve um estádio novo como já vimos na maquete mostrada para a população do distrito” enfatizou Manoel Palácios.
Veja na imagem como estava e como ficou o estádio depois do poda

Câmara Municipal de Pires Ferreira realiza 5ª sessão ordinária do 1º periodo de 2014

Aconteceu na noite da última segunda-feira (28/04) a 5ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2014 na Câmara Municipal de Pires Ferreira. Fizeram uso da palavra os edis: Joia (PT), Célio Rufino (PCdoB), Fabiana (PSC), Ana Tamillys  (Pros) e o presidente Antenor Carneiro (Pros).
Ouça nos áudios abaixo os discursos dos vereadores que utilizaram a tribuna da Câmara de vereadores.

Joia (PT)



 
Célio Rufino (PCdoB)

 
Fabiana (PSC)

 
Antenor Carneiro (Pros)

 
Ana Tamilys (Pros)

 
Secretário de Agricultura Wilson Costa

 

Acidente deixa 12 estudantes mortos no interior do Maranhão

Um acidente grave aconteceu no início da noite desta terça-feira no povoado Madragoa, entre os municípios de Apicum-Açu e Bacuri (MA-303), localizado no litoral Norte do Maranhão. A batida entre um caminhão e um carro que transportava adolescentes deixou 12 estudantes mortos e feriu ao menos mais quatro. 

Segundo informações encaminhadas por moradores do local à redação, a caminhonete levava cerca de 18 estudantes. E, de acordo ainda com testemunhas ouvidas , o número de mortos pode aumentar. Pelo menos dois adolescentes estão desaparecidos.
A colisão aconteceu por volta das 19h. Uma D-20 do município de Bacuri, que transportava os estudantes se chocou com um caminhão que estaria carregado de pedras. Segundo fontes da Prefeitura de Bacuri, 25 adolescentes, a maioria entre 15 e 18 anos, estavam no veículo, que estaria retornando de uma escola. 
Após o choque, adolescentes teriam sido lançados de uma ribanceira, o que dificultou muito o resgate, informaram testemunhas. Equipes de socorro foram encaminhadas pela Secretaria de Saúde, além da Samu e de outras cidades próximas. Algumas vítimas foram levadas para Bacuri e outras foram encaminhadas para municípios vizinhos.

 

Fonte: O Imparcial

Exército e polícia rodoviária previnem ataques a caixas eletrônicos no Nordeste

O Nordeste é uma das regiões que recebem explosivos e drogas transportados ilegalmente no Brasil, como explicou o inspetor da Polícia Rodoviária, Marcos Cordeiro. Por este motivo, o Exército Brasileiro realizou nesta terça-feira (29), uma fiscalização na produção, utilização e transporte desses produtos para reprimir o comércio ilegal em todo o País.

Um dos pontos fiscalizados foi a BR-020, perto de Formosa, em Goiás.
“Todos os veículos que vem do Paraguai, São Paulo e Minas Gerais passam
por aqui (Goiás). E no Nordeste tem acontecido muitos casos de explosão
de caixas eletrônicos”, disse o inspetor.
O inspetor refere-se a casos como os 11 ataques a caixas eletrônicos com explosivos registrados somente neste ano no Ceará, segundo boletim do Sindicato dos Bancários do Ceará.
O chefe de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército,
tenente Elimar Serpa, informa que os explosivos utilizados na indústria
da construção civil são os mais vendidos ilegalmente. “São os
encartuchados de nitrato de amônia. Eles substituem o antigo TNT,
chamado de dinamite”.
Seis cães farejadores auxiliaram no trabalho. O major
De Paula disse que os animais são treinados para farejaraté 17 produtos
utilizados na fabricação de explosivos. “Os cães facilitam as buscas. É
muito mais fácil e mais eficiente”, explica o major responsável pelo
treinamento dos animais.
Iniciada na última segunda-feira (28), a fiscalização termina na próxima quarta-feira (30), com a divulgação de um balanço da operação.
Diário do  Nordeste

Aposentado morre após ser picado por centenas de abelhas

Uma tragédia foi registrada nesta segunda-feira com o aposentado Francisco Gomes Feitosa, de 77 anos, que residia no Sítio Curtume na zona rural de Mauriti. Segundo familiares, ele apanhou uma foice e saiu de casa no final da tarde para cortar varas com o objetivo de fazer reparos em algumas cercas em sua propriedade. A demora incomodou os parentes que saíram à procura.
Eles chamavam por Seu Francisco e não obtinham resposta, mas não andaram muito. Ainda perto de casa e por volta das 19 horas se depararam com o corpo envolto das chamadas abelhas italianas e outras sobrevoando dentro de um matagal. Imediatamente trataram de afugentar os insetos, porém o aposentado não apresentava sinais vitais.
Os Cabos Damasceno e Jota Alves e os Soldados Azevedo e Soares estiveram no local acionando o rabecão, a fim de trazer o corpo para necropsia no IML.
 Fonte: Miséria

Cemitério público de Ipu sofre sem manutenção e limpeza e o mato toma conta; denuncia vereador

O principal Cemitério Municipal de Ipu, está
sofrendo com a falta de manutenção e limpeza. O mato já está cobrindo
algumas sepulturas e a proliferação de mosquitos é grande nesse período,
incomodando as pessoas que vão visitar os túmulos dos seus entes
queridos.

A denúncia foi feita na última sessão da Câmara de vereadores de Ipu pelo parlamentar oposicionista Adriano Melo (PV) que disse que a falta de limpeza e manutenção dos Cemitérios de Ipu, incluindo os das localidades da zona rural têm gerado descontentamento
nas pessoas que visitam o local para prestar homenagens aos seus
falecidos.

“É com bastante pesar que observamos o total descaso que se encontra o Cemitério Publico municipal. É bem verdade que o local já se encontra congestionado precisa-se de uma ampliação do Cemitério municipal de Ipu, e antes que se venha essa ampliação faz-se necessário que seja feita a devida manutenção, a poda, a capinagem, a vigilância. Porque o que se observa é o total abandono e o descaso.” enfatiza Adriano Melo ao utilizar a Tribuna da Câmara para denuncia o caso.
 
Fotos publicadas pelo o edil em sua rede social

Providências

A Secretaria Municipal de Obras (Seinfra), por meio da sua assessoria de comunicação, informou ao site IN que é feita limpeza periodicamente em todos os cemitérios de Ipu. A explicação do mato alto que se deve devido ao período do inverno que faz com que o mato cresça mais rápido.

Para os próximos dias uma limpeza está sendo programada para o local.

Homem é preso após cometer furto a uma residência no centro de Carnaubal

Um homem conhecido pelo apelido de “Boim” foi preso em flagrante na noite do último, domingo (27/04) por volta das 22h acusado de  cometer um furto a uma residência localizado no centro de Carnaubal (CE), região da Ibiapaba.
Francisco José Rodrigues da Silva, foi preso pelo Policiamento de Carnaubal no inicio da noite após adentrar pelos fundos de uma residência, situado na rua Pedro Antonio de Melo, Centro do muncípio de Carnaubal/CE, e subtrair a quantia de R$ 380,00 reais em espécie. 
O PM’s que realizaram a prisão Cabo Márcio, Sd Gurgel e Sd Siqueira conduziram o suspeito para a delegacia regional de Tianguá (CE), onde o delegado ratificou a prisão por infração ao art.155,$1º,$4º do CPB. De acordo com a PM o acusado preso já é conhecido da policial por essa pratica delituosa.

Jogos Escolares: Confira quadro geral de medalhas; Patronato ganha com sobra

Os vencedores dos Jogos Escolares
Com o fim dos Jogos Escolares de Ipu (1ª edição) o Patronato Sousa Carvalho se tornou o grande vencedor da competição conseguindo vinte e três medalhas sendo 13 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. A grande surpresa foi a Escola Municipal Moacir Alves Timbó do bairro do Cafute que teve o mesmo número de medalhas do Patronato, porém, com quatro a menos de ouro e quatro a mais de bronze. A Escola Moacir obteve o sucesso na competição através do Karatê, somente na modalidade a escola obteve vinte e duas das 23 medalhas conquistadas.
O terceiro lugar ficou com a Escola Estadual Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão que no final da competição conseguiu duas medalhas; ouro e prata, na modalidade futsal masculino e feminino 15 a 17 anos, conseguindo superar o Instituto Kairós, que esteve na terceira colocação até o final, e terminou empatado em número de medalhas como a Profissionalizante com dezoito (18) no total.
Apesar do primeiro e segundo e terceiro e quarto colocado obtiveram o mesmo número de medalhas respectivamente o critério de classificação utilizado pela Secretaria de Esporte foi o de pontos para cada medalha de ouro 3 pontos, prata 2 e bronze 1. Assim no quadro geral os três primeiros colocados tiveram: Patronato 56 pontos seguindo de  Moacir 48 e Antônio Tarcísio 48 e Kairós 40 pontos. Murilo Rocha Aguiar (37 pontos), Abdias Martins (33 pontos), Delmiro Gouveia (22 pontos) e Colégio Ipuense (16 pontos) completam a lista das oito colocadas. 

Veja abaixo o resultado final do quadro de medalhas com as Escolas que conseguiram pontuar.

# Leia também
Jogos Escolares de Ipu: Alunos recebem medalhas em noite festiva
Futsal encerra competição dos Jogos Escolares de Ipu de 2014