Escola de Ensino Fundamental e Médio Delmiro Gouveia realiza Caminhada pela Paz

O Programa Geração da Paz surgiu a partir da assinatura de uma carta de intenções entre UNESCO, Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Universidade Estadual do Ceará por ocasião da Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, promovida pela UNESCO.

O Programa tem entre seus objetivos mobilizar a sociedade para o compromisso de promover ações educativas e sociais voltadas para a valorização da vida e geração da paz partindo do significado e sentido dos direitos humanos e como este entendimento se desdobra em ações que possibilitem a paz consigo mesmo, com o outro/sociedade e com a natureza.
Paulo Freire (1997) dizia que a paz somente pode ser construída com a edificação incessante da justiça social. Assim, percebemos que o conceito de paz vai além da associação que usualmente se faz ao relacioná-la simplesmente à ausência de conflito bélico. A paz refere-se também à ausência de violência de qualquer tipo.
Portanto, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Delmiro Gouveia com o intuito de tornar os seus alunos cientes e conscientes da promoção da paz e também levando essa mensagem a toda sociedade, por meio do Projeto Professor Diretor de Turma deu início no dia de hoje as ações do Programa com uma caminhada pela Paz que percorreu as ruas do centro da cidade, com músicas, faixas e distribuição de adesivos.
 E com essa ação todos que fazem a Escola Delmiro Gouveia deseja não só o carnaval, mas todo o ano de 2014 de muita paz e propagando a Paz. 
Galeria de fotos:

Mercado Público de Ipu será reformado e modernizado

O Prefeito de Ipu, Carlos Sérgio Rufino Moreira se reuniu no início da tarde da última quinta-feira (27/02) em seu gabinete com Cláudio Pinho representante do Ministério da Pesca do Governo Federal.

Na pauta, a realização do Projeto da reforma do Mercado Público de peixe do Ipu. Segundo o projetista e engenheiro da Prefeitura de Ipu, serão investidos em uma nova infraestrutura e a modernização do mercado com objetivo de melhorar a recepção e comercio e distribuição do pescado produzido na região.

Na reforma, serão observados toda a questão sanitária na venda do pescado, com isso quem ganha é a população que irá poder comprar peixe de melhor qualidade. Outro fator importante, é que toda produção da região, principalmente a produção dos açudes Araras e Jaibaras e futuramente do Açude Bonito, poderão ser recepcionados no mercado levando o produtor a vender direto e a população ter peixe mais barato.

Fizeram-se presentes também na reunião Chefe de Gabinete, Sebastião Rufino, Engenheiro da Secretária de infraestrutura de Ipu e Eng. Hélio Freitas. Acompanhe agora as imagens no slide dos bastidores.

Fonte: Governo Municipal de Ipu

Escola Dona Thereza Odette lança o projeto de Carnaval

Alexandre
A Escola Dona Thereza Odette com o objetivo de desejar aos foliões um carnaval de paz e conscientizar sobre a importância do consumo de bebida alcóolica com moderação, o não uso de drogas e a prevenção as DST’s lança o projeto de carnaval, com o tema “Festa, alegria .Carnaval chegou” 
Neste carnaval aproveite a alegria de viver. Viva com consciência… Sendo assim não desafie seus limites, dê uma chance para sua saúde. Beba a festa que te prestigia, ouça a música dentro do seu coração. Sinta o calor da multidão que comemora, abrace seus amigos e aproveite o momento! 
A melhor festa de carnaval é aquela que nos deixa boas lembranças, por isso os alunos da Escola Dona Thereza Odette deseja a você um carnaval cheio de festividades e consciência.

O evento foi realizado duante a semana de 24 à 28 de fevereiro.

Galeria de fotos

 

Ação Social realiza Carnaval da terceira idade para cerca de 100 idosos

Muito frevo, marchinhas e samba para embalar as atividades físicas
dos cerca de 100 idosos participantes do Grupo de Convivência do Centro de referência de assistência social CRAS de Ipu.

A partir das 18h30 desta quinta-feira (27/02) o projeto realizou O Carnaval da terceira idade ao
som de músicas carnavalescas que marcaram época executadas pela Banda Municipal de Música Maestro Lázaro Freire.

O evento teve inicio na Academia da Saúde, localizada na esquina da Padre João de Castro com Padre Mororó bairro Caixa D’água e terminou na Praça de Iracema no centro de Ipu, onde os idosos formarão um bloco e saíra pelas ruas ao som de Marcinhas carnavalescas.

A aposentada Maria das Graças  (foto ao lado), de 62 anos, moradora do Alto dos 14 que fez questão de vim fantasiada para o evento disse está muito feliz de poder ter saúde e ainda e dançar e se divertir na companhia de amigos. “Agradeço todos os dias pela minha saúde de poder ter disposição para fazer aquilo que tenho vontade de fazer. Aqui me sinto jovem novamente” disse

Galeria de fotos

Caminhão tomba na ladeira da Matriz de São Gonçalo em Ipueiras (CE)

O sinistro aconteceu na tarde desta quinta-feira (27/02), na rodovia que liga o Município de Ipueiras ao Distrito Matriz de São Gonçalo, interior do Ceará.
O caminhão vinha da Matriz em sentido a sede do município carregado de frios.
Um acidente ocorreu por volta das 14h10, quando um caminhão baú, branco, placa OSJ-7854 – Juazeiro do Norte, tombou na ladeira que dá acesso ao Distrito Matriz de São Gonçalo, Município de Ipueiras- CE.
O veículo pertence à empresa “Só Frios” de Juazeiro do Norte. No veículo estavam o motorista Francisco Frankilin e o ajudante Frankilin José que apenas tiveram leves escoriações pelo corpo.
O caminhão ficou completamente destruído. Quem viu o estado em que ficou o veiculo não acredita que do sinistro houve sobreviventes.Segundo o motorista o acidente foi ocasionado problemas mecânicos e disse que na descida da ladeira tentou, de todas as formas, controlar o veiculo, mas os freios não obedeciam a seus comandos.

Mesmo havendo placas de advertências aos motoristas, na descida da ladeira da Matriz têm ocorrido diversos acidentes, incluindo carros e motos.Os amigos e colegas de trabalho, que tem os mesmos nomes disseram, que assim que saíram de dentro do caminhão agradeceram a Deus pela a vida que ganharam novamente, pois nem eles mesmos acreditam terem sobrevivido a um acidente de tamanha proporção.
Fonte: Netcina
Com informações e Fotos: Radialista Edison Sales

Trio Elétrico Zuera que animará o Carnaval chega a Ipu

Chegou na tarde  desta quinta-feira (27/02) o Trio Elétrico Zuera que animará os foliões da cidade de Ipu durante os cinco dias de carnaval – Ipu Folia 2014, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ipu (CE).

Os testes do corredor da folia onde o Trio passará foi feito assim que o mesmo chegou na cidade. O corredor da folia acontecerá nas Ruas Coronel Félix, seguindo pela Coronel Liberalino, contornando as praças de Iracema e Pedro César Tavares no centro comercial de Ipu, para emfim parar em frente a Estação Ferroviária de onde a festa seguirá até altas horas.

O esquenta para a festa começará sempre às 18h na Praça Pedro César Tavares e a partir das 22h o Zuera sairá puchando os blocos e os foliões com as atrações: Forró 100% e Samira Show; Levada da Breka e Verônica Costa; Pé de Ouro
Elétrico; Ed Camaleão;  Forró Real Elétrico; Rafaella Maville, Camila Vitorino e  Nana
Chica. Abertura será nesta sexta-feira (28/02) com o tradicional Bloco da Mala.

Para que o Trio chegasse ao destino foi preciso o auxílio da Autarquia Municipal de Trânsito – ACMI para desviar o fluxo de veículos no centro de Ipu.

Dados Técnico:

Trio Elétrico Zuera
Local: Bahia-BA
Potência: 180.000 RMS (cento e oitenta mil)
Peso: 60.000 kg  (sessenta mil)
Comprimento: 25 metros
Largura: 3,20 metros

Ipuense sobe no topo do Cristo Redentor no Rio e registra em belas imagens

Cristo Redentor, cartão-postal máximo do Rio de Janeiro e do Brasil, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, é um monumento que retrata Jesus Cristo.
Vários artista já realizaram essa proeza. A presentadora Eliana e o humorista Didi Mocó (Renato Aragão), que beijou a mão do monumento mais famoso do País, na época em que o Criança Esperança ainda me trazia… esperança, foram alguns dos artistas.
O Cristo Redentor situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h15, do dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco anos de obras.
O ipuense Sílvio Carvalho Bezerra teve o prazer de subir os 38 metros, sendo 8 de pedestal e 30 de estátua, para apreciar a vista e tirar fotos nos ombros do Cristo Redentor.
Na rede social facebook, Silvo postou fotos e a seguinte mensagem:
“Sentindo abençoado. Da última vez tínhamos subido por fora pelos andaimes… Hoje foi por dentro da estátua… Uhuuuuuuu… Porque sonhos são feitos para serem realizados!!!!!!Com as pernas bambas e o coração agradecido e acelerado até agora.” – Escreveu.
Confira as imagens postada por Silvio

Fonte: Netcina

AMCI coloca sinalização de moderador de velocidade na localidade de Barrinha, em Ipu (CE).

A Autarquia de Trânsito de Ipu em parceria com a Secretaria de
Infraestrutura realizou na manhã da última quarta-feira (26/02) a
colocação de quebra molas no estimo “tartaruga” na localidade de
Barrinha, na CE-187 estrada que liga os municípios de Ipu a Ipueiras. 

A
medida visa organizar o trânsito nesta área que tem um grande fluxo de
carros e alunos da Escola E.M.E.B. João Camelo de Farias que fica próximo as margens da rodovia. 
A sinalização é
mais uma iniciativa do Prefeito de Ipu, Carlos Sérgio Rufino Moreira,
através da Autarquia de Trânsito. Estiveram presentes acompanhando o trabalho de colocação do redutor o diretor da AMCI, Major
Eucir de Castro e a coordenadora de trânsito Gda Alice.
 Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Participe: Você fantasiado para o Carnaval de Ipu 2014

Se você quiser sua foto divulgada aqui no Ipu Notícias com sua fantasia ou abadá de seu bloco preferido para o Carnaval de 2014, enviamos já para nosso site até amanhã (28). Faremos um álbum especial com fotos de internautas que já se preparam para o Carnaval desse ano.

Enviamos pelo e-mail.: ipunoticias@yahoo.com ou marque sua foto no Facebook oficial do IN https://www.facebook.com/ipu.noticias ou deixe sua foto no comentário abaixo dessa postagem.

Cobertura Carnaval Ipu Folia 2014 no Ipu Notícias
Oferecimento

Carnaval é cancelado em mais dois municípios

Às vésperas do feriado de Carnaval mais dois municípios confirmaram o cancelamento das festas financiadas com a verba pública. São eles: Quixadá e Icapuí. Com a desistência dessas duas cidades chega a 13 o total de festas canceladas. 

Na cidade de Icapuí, o Município comunicou oficialmente ao Ministério
Público do Estado na quarta-feira (26) que atenderá a recomendação do
órgão. Em ofício enviado ao MP, o prefeito, Jerônimo Reis informou o cancelamento da licitação
referente ao Carnaval e anunciou que até sexta-feira (28) pagaria a
maior parte das dívidas com os servidores.
 No último dia 17, o promotor
de Justiça Adriano Jorge Pinheiro Saraiva havia recomendado para o
prefeito, Jerônimo Reis, que o Executivo municipal pagasse até o dia 24
todos os salários atrasados para que ocorressem os festejos. Alguns
trabalhadores estão com salários atrasados há mais de seis meses. 
Já em Quixadá, o prefeito João Hudson Rodrigues
Bezerra, acatou na tarde de quarta-feira (26) a solicitação do Tribunal
de Contas dos Municípios (TCM) e atribuiu a falta dos recursos Federais e
Estaduais para o fomento a festa popular, assim, impossibilitando o
município a arcar com todas as despesas. 
Em nota, a Prefeitura de Quixadá informou que o Carnaval na cidade será realizado a partir de recursos da iniciativa privada
e com a organização dos blocos carnavalescos de Quixadá.
 “Toda a
estrutura do evento foi renegociada entre os presidentes dos blocos e os
fornecedores, as atrações recém contratadas pelo município foram
canceladas, assim não gerando nenhum ônus ao município de Quixadá”. A
Prefeitura se comprometeu em ajudar o Carnaval, garantindo toda a
estrutura de apoio para os foliões de Quixadá.
Até o momento, a participação do executivo municipal nos preparativos das festas de Carnaval já foi cancelado nos municípios de Choró, Santa Quitéria e Jaguaretama, Caucaia, Solonópole, Umirim, Maranguape, Aurora, Farias Brito, Barro, e Hidrolandia.
TCM solicita detalhes dos gastos do Carnaval
Na última segunda-feira (24), O TCM solicitou a 44 municípios
do Estado que detalhem os gastos com o Carnaval 2014. Até a manhã desta
quinta-feira (27), 25 municípios apresentaram esclarecimentos sobre os
gastos ao TCM. A solicitação ocorreu após uma fiscalização nos
municípios que registraram licitações no Diário Oficial e que estão com
problemas de abastecimento de água. O detalhamento irá verificar se os
municípios solicitados estão cumprindo a legislação para os eventos e a
viabilidade econômica-financeira das despesas previstas.
Os municípios notificados foram Acopiara, Apuiares,
Aracati, Aracoiaba, Banabuiu, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Carnaubal,
Cascavel, Catunda, Granja, Ibiapina, Itaiçaba, Itarema, Jaguaretama,
Jaguaruana, Jati, Maracanaú, Mauriti, Milha, Nova Russas, Ocara, Orós,
Pacajus, Palhano, Paraipaba, Paracuru, Quixada, Quixeramobim, Quixeré,
Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá,
Sobral, Solonópole, Tauá, Tianguá, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e
Viçosa do Ceará.

Diário do Nordeste