Vídeo: Inauguração da Quadra João Matias Marinho em Pires Ferreira

Pires Ferreira recebeu a visita do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, nesta sexta-feira, (29/11), para inauguração de obra do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). 
O município da microrregião de Ipu recebeu uma Quadra Poliesportiva, localizada no Distrito de Donato. O equipamento tem capacidade para atender 500 pessoas. O investimento na obra foi de R$ 457 mil.

Veja a matéria da inauguração com o repórter Felipe dos Santos para o IN

Manifesto silencioso: Familiares pedem justiça no caso da professora Cleia

Com o objetivo de reivindicar mais saúde e pedir justiça, familiares e amigos fizeram uma manifestação na Praça de Iracema no centro de Ipu na manhã desta sábado (30/11) em prol da professora Francisca Cleia, 34 anos, falecida no último dia 09 de outubro, vítima de complicações da infecção generalizada obtida depois da retirada do bebê morto na gravidez no dia 03 de setembro. 

Durante a manifestação, os presentes carregaram faixas, fotos e cartazes pedindo atitudes da justiça. “Nosso objetivo maior aqui é conscientizar o povo! Porque nós precisamos de uma saúde melhor um hospital mais estruturado e profissionais mais capacitados. Porque os profissionais que hoje estão aí não tem capacidade alguma é tanto que esses casos como o meu e da dona Dilma que sofrem o mesmo sofrimento pelo o que eu passei”, lamenta Manoel Messias do Carmo, marido da vítima. De acordo com ele,o movimento apesar de ser pequeno foi considerado proveitoso.
Messias destaca que a expectativa da família é de que a justiça seja feita. “Aqui não estamos fazendo movimento político estamos apenas reivindicando os nossos direitos e esperando que a justiça faça a parte dela que é punir os culpados” lamentou. Além do caso da professora Cleya se juntou ao manifestação familiares da jovem Mariana Iarlley Ramóm e seu filho também mortos após complicações de parto. Nos dois casos as famílias acusam uma suposta negligência médica realizada pelo Hospital Municipal de Ipu.
O estudante Elis Guilherme apoia a manifestação e disse que a mesma é uma forma democrática das pessoas irem a rua expressarem seus sentimentos. “O movimento popular está garantido na constituição, todos nós temos direito de reivindicar e criticar quando é necessário e quando o poder público está nós prejudicando como é o caso do Messias, estamos aqui pedindo uma saúde de qualidade reivindicando justiça para esse caso e para outros que aconteceram e ainda estão inertes” disse

Entenda a Matéria

Há quase nove meses de gestação, uma mãe viveu o drama de perder o bebê e

ainda carregar o filho morto em seu ventre durante três dias e dias depois falecer após ser transferida para uma UTI em Sobral (CE) em estado grave.

O Caso 
# Mãe perde o bebê e carrega filho morto em seu ventre durante três diase vai parar em UTI

# Professora Francisca Cleya morre depois de passar 26 dias na UTI

Governo Municipal de Pires Ferreira inaugura Quadra Poliesportiva no distrito de Donato

A tarde da sexta-feira (29/11) foi marcada pela inauguração da Quadra Poliesportiva João Matias Marinho no distrito de Donato em Pires Ferreira (CE). 

A comunidade, principalmente os jovens do distrito, compareceram à inauguração e lotaram a Quadra Poliesportiva. A emoção e expectativa eram visíveis.

O Governo “Uma cidade de todos” em parceria com a com a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (PROARES) proporcionam à comunidade um ambiente favorável ao bem estar e desenvolvimento pessoal e social das pessoas que vão usufruir do local. 

 “A quadra poliesportiva é um local de interação e integração da sociedade, além de dar aos jovens possibilidades de conhecerem formas de saírem do ócio”, enfatiza a prefeita Marfisa Lopes Aguiar. 
Além da prefeita, estavam presentes à inauguração da Quadra Poliesportiva de Donato o Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Virgílio Clementino, o vice prefeito Lanusse Torres, o coordenador do PROARES, Dr. Roberto Luiz, o secretário de Assistência Social, Márcio Damasceno, o ex-prefeito Marcos Camelo Marques, o vereador do Ipu, Adriano Melo, vereadores e secretários municipais, além da família do homenageado.
Galeria de fotos

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Thereza Odette realiza projetos que sensibilizam a população


A Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Thereza Odette, realizou neste 13 de Novembro a abertura do Projeto: “ Escola Dona Thereza Odette e comunidade do bairro Reino de França unidos contra a Dengue”. 
Este Projeto foi apresentado na cidade de Viçosa do Ceará, onde foi realizada a Feira de Ciência e Cultura da Ibiapaba – Edição 2013.
Ressaltamos aqui, que, foi feito um trabalho de conscientização tais como: 
  •  Palestra sobre a situação da Dengue no nosso município; 
  •  Mutirão de limpeza no Bairro e Riacho Ipuçaba; 
  •  Entrevista e visita com os moradores do Bairro Reino de França sobre o destino do lixo; 
  •  Distribuição de panfletos na Feira Livre (SHOPPING CHÃO); 
  •  Culminância do Projeto na Escola Dona Thereza Odette. 
 O trabalho foi coordenado pelo Núcleo Gestor que é composto pelos professores: Márcia Farias (Diretora Geral), Erivelto Alves e Rita de Cássia (Coordenadores Pedagógicos), João Carlos (Coordenador Financeiro) e Margarida Farias (Secretária) além dos demais professores: Eduardo Vieira , Maria Célia, juntamente com a participação dos alunos do 1º e 3º Ano Pedagógico. 
O dia da consciência negra surgiu para que se faça uma reflexão direcionada sobre o papel do negro e sua inserção na sociedade brasileira. Também serve para relembrar a resistência do negro à escravidão. Por todo país há movimentos, comemorações e homenagens aos símbolos da resistência negra que lutaram pela valorização dessa etnia. Visando esse fato histórico a E.E. M. Dona Thereza Odette consciente do seu papel na educação ipuense vem através da mobilização da comunidade escolar colocar em prática projetos que sensibilizam a população, como por exemplo o trabalhado nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2013: “Valorização da Cultura Afro-brasileira e Indígena”. Projeto este apoiado pelo Núcleo Gestor, Professores, Alunos e Coordenado pelo Professor Francisco Ismael Aragão Araújo.

Convite para a missa de 7º dia de Frei Aquino

A família de Frei Aquino Rodrigues Torres, OFM convida familiares e amigos para a missa de 7º dia de seu falecimento, às 17:30 h deste sábado (30) na Igrejinha do Quadro.

Desde já a família agradece a quem comparecer esse ato de fé e solidariedade.

 Leia também
# Emoção no último adeus ao Frei Aquino; Familiares e amigos se despedem do frade ipuense 
# Missa de Corpo Presente de Frei Aquino lota Igrejinha do Quadro em Ipu

Secretaria de Educação lotada no último dia das inscrições para o Seletivo da Prefeitura de Ipu

A secretária de educação de Ipu, esteve realizando nessa semana o cadastro das pessoas que buscam se escrever para a seleção de empregos na prefeitura municipal, através da contratação de servidores por tempo determinado para atender a
necessidade temporária de excepcional interesse público da prefeitura de
Ipu .

Desde a tarde de quinta-feira (28) e todo o dia desta sexta-feira (29), era intenso o número de pessoas que se dirigiam até a sede da Secretaria de Educação do Município, local de inscrição. A fila se estendeu até o lado de fora do prédio.
De acordo com o Projeto de Lei do executivo municipal que foi aprovado na Câmara Municipal de Ipu, essa contratação será feita mediante
processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação e far-se-á,
exclusivamente, para suprir a falta de servidor, decorrente de:
Afastamentos, licenças, nomeações para cargos comissionados, férias,
entre outras necessidades temporárias de excepcional interesse público.
Os candidatos com as fichas de inscrições preenchidas em mãos, pegava a fila para entrar na sala de atendimento. Os outros candidatos que ainda não haviam preenchido as fichas, tinham que pegá-la, preencher o dados, para então pegar a fila. 

Ipu e outros 59 municípios serão beneficiados com 160 projetos de abastecimento d’água

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do
Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Ministério da Integração
Nacional, libera em solenidade no Palácio da Abolição, nesta
segunda-feira (2), mais 160 projetos de abastecimento d’água dentro do
Programa Água para Todos. A solenidade será às 9 horas e contará com as
presenças do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes e o Secretário do
Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins. Cada
representante da comunidade beneficiada com o sistema receberá um
certificado de que a comunidade será assistida.
As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através
do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do
Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja.Os integrantes do
comitê são formados 70% pela sociedade civil e 30% pelo poder público.
Os 60  municípios que serão  favorecidos com os projetos são: Aiuaba,
Alcântaras, Aracati, Ararendá, Aratuba, Banabuiú, Beberibe, Camocim,
Capistrano, Caranubal, Cascavael, Catunda, Chaval, Choró, Chorozinho,
Crateús, Ererê, General Sampaio, Granja, Guaraciaba do Norte,
Hidrolândia, Ibaretama, Ibicuitinga, Independência, Ipu, Deputado
Irapuan Pinheiro, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jijoca de Jericoacora,
Marco, Massapê, Meruoca, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova,
Morrinhos, Nova Russas, Ocara, Pacajús, Pacujá, Palhano, Palmácia,
Paracuru, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pentecoste, Pereiro,
Quiterianópolis, Russas, Santa Quitéria, Santana do Acarú, São Gonçalo
do Amarante, Senador Pompeu, Senador Sá, Tauá, Tianguá e Uruoca.
O Governo do Estado e o Ministério irão investir no projeto
aproximadamente R$ 34,95 milhões beneficiando 7.349 famílias, que terão
água de qualidade nas suas residências e não dependerão mais de outras
fontes de abastecimento.“ As famílias beneficiadas não precisarão mais
carregar latas d’ água na cabeça, abastecer suas residências com água de
carros pipa, além de diminuir os riscos de contaminação por doenças que
tenham como veículo a água”, afirma o coordenador de Programas e
Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães.
O Programa Água para Todos é um projeto que faz parte do programa
Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que em convênio com o Ministério
da Integração e a SDA implantarão 1.350 sistemas de Abastecimento de
Água no Estado do Ceará, além de cisternas de polietileno.

Serviço
Data: 2 de dezembro de 2013
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Palácio da Abolição- Avenida Silva Paulet, n° 400- Meireles , Fortaleza/CE

                                                                                                                                                   

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDA/Lúcio Filho

Justiça nega liminar e padrasto de Joaquim continuará preso

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou nesta sexta-feira (29) a liminar sobre o pedido de habeas corpus de
Guilherme Raymo Longo, 28, principal suspeito do sumiço e morte do
enteado Joaquim Ponte Marques, 3, em Ribeirão Preto (313 km de São
Paulo). O advogado Antônio Carlos de Oliveira afirmou que irá recorrer
da decisão.
O mérito do pedido deverá ser analisado em até 30 dias. A
prisão temporária de Longo e da mãe de Joaquim, Natália Mingoni Ponte,
29, vence no próximo dia 10 e poderá ser prorrogada por mais 30 dias
pela Justiça caso haja o pedido da Polícia Civil.
Longo e Natália foram levados na manhã desta sexta-feira para a DIG (Delegacia
de Investigações Gerais) de Ribeirão. No entanto, o delegado Paulo
Henrique Martins de Castro não ouviu o depoimento do casal.
Na terça-feira, a polícia repetiu a mesma ação: trouxe o padrasto e a
mãe do menino à delegacia, mas eles não prestaram depoimento. Na
ocasião, Castro afirmou que a permanência dos dois na delegacia fazia
parte da “dinâmica da investigação”.
O advogado do padrasto, no entanto, disse que deverá realizar uma
reclamação formal à Justiça caso o depoimento de Longo seja descartado
novamente. “Eu acho que é desnecessário ficar 10 horas algemado dentro
de uma delegacia. É cansativo”, afirmou o advogado. “Eu estou esperando o
delegado me ligar para avisar sobre o início do depoimento”, completou.
Assim como no último dia 27, a psicóloga Danielle Zeoti também foi à
delegacia na manhã de hoje. Ela deverá traçar um perfil psicológico do
casal e auxiliar Castro, uma vez que os depoimentos de Longo e Natália
apresentam contradições.
Castro aguarda o resultado do exame toxicológico de Joaquim, que pode
apontar as causas da morte da criança. A suspeita é que o menino tenha
morrido por overdose de insulina – Joaquim era diabético e estava em
tratamento desde setembro.
O IML (Instituto Médico Legal) de Barretos (423 km de São
Paulo) apontou que Joaquim não morreu por afogamento, já que não havia
água no pulmão da criança quando foi retirada do rio Pardo, no último
dia 10. Também não havia marcas de agressões físicas.

Diário do Nordeste

Desfile da nova coleção da marca ‘Mimos de Madame’ em Ipu

A representante comercial Giselle Cristine realizou na noite do última dia 25 de novembro na Churrascaria Luar no bairro dos Pereiros em Ipu (CE) um desfile de modas da nova coleção da marca “Minos de Madame”.
Minos de Madame é uma marca que vende roupas e acessórios em geral para mulheres de todas as idades e tamanhos. 
O desfile contou com a presença de um bom público convidado. A promovente aproveita para informar que no próximo ano o evento se repetirá. “Eu queria agradecer ao público e principalmente as modelos que muito bem abrilhantaram esse desfile.” ressalta  Giselle.
Confira mesmo no álbum de foto abaixo todas as peças apresentadas no desfile e que estão a disposição para compra. Ligue agora mesma e saiba mais informações pelo fone (88) 9965.3997.

Galeria de fotos

Você pode alcançar o topo!!! Vestibular 2014.1

MSGraduações / INTEM (Pólo Ipu)

Você pode alcançar o topo!!! Vestibular 2014.1

Inscrições no CVT de Ipu; de 08 de novembro a 15 de dezembro de 2013

Graduação em: Design e Moda Administração Serviço Social Educação Física Bacharelado

Coordenador: Marcos Sampaio
(88) 97620191 – 3683.3914
cresolipu@yahoo.com.br