Padre Raimundo Nonato é nomeado ecônomo da Diocese de Sobral e poderá deixa a paróquia de Ipu no próximo ano

Com o fim do ano, a Diocese de Sobral, começa a passar por ajustes para o ano de 2014. Em
uma dessas mudanças, o cargo de ecônomo, anteriormente ocupado
por Valmir Andrade, será assumido pelo padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, atual pároco da cidade de Ipu (CE). Como sugere o nome, a
função de um ecônomo, é cuidar da administração, logo, da economia da
instituição.
“Eu recebi o convite de dom Odelir José, para colaborar e servir mais uma vez à igreja e como não  costumo dizer não ao meu bispo aceitei o cargo”, explicou o padre que já por duas vezes foi administrador diocesano de Sobral, eleito pelo colégio de consultores. Como o mesmo nao tem formação para exercer a função de ecônomo o sacerdote receberá a nomenclatura de Vigário Episcopal das econômicas das diocesece. “O trabalho do ecônomo é cuidar dos bens
móveis e imóveis da diocese, da sede, dos funcionários. Vamos dar
continuidade ao trabalho e melhorar alguns setores”, revela padre de Ipu.
Há quase quinze anos, o padre atua como pároco
na Paróquia de São Sebastião de Ipu (CE), onde realiza
inúmeras obras sociais e religiosas. Em Ipu, criou várias Pastorais como: da Criança,
da Comunicação, da Sobriedade, Dízimo e Movimentos de Jovens e adultos como Terço dos Homens e Rosário dentre outros. É responsável direto pela implantação do dízimo na paroquia teve participação efetiva na ascensão da cidade de Pires Ferreira à Paróquia. Em diversas localidades e bairros da cidade foi responsável por diversas obras de construção de Capelas e Salões Paroquiais.

Sobre sua permanência no cargo de pároco de Ipu o religioso afirmou que em dezembro termina sua provisão e que a permanência no cargo dependerá do Dispo Diocesano, por enquanto o padre se ausentara da paroquia pelas manhãs atendendo aos fieis apenas na parte da tarde.

Dois acidentes de trânsito em Ipu envolvendo adolescentes nesse fim de semana

Em entrevista a Rádio Regional AM de Ipu o secretário de segurança do município Major Eucir de Castro relata dois acidentes de trânsito ocorrido no bairro Alto dos 14 nesse último fim de semana no município de Ipu.

Em um dos acidentes envolveu um carro que acabou atropelando uma menor, que de acordo com o repórter Francisco José do programa Fatos em Debate ao perder o controle do veículo o motorista teria colhido uma garotinha de 11 anos que andava de bicicleta na beira pista.

A garota não teve grandes ferimentos, mas foi socorrida praticamente desacordada para a emergência. Populares ficaram revoltados com o motorista que teve que sair as presas do local.

No outro sinistro um veículo bateu em um adolescente que sequia de bicicleta. O Major Eucir disse a imprensa local que um dos veículos se encontra recolhido na sede da autarquia onde será periciado pelo polícia civil. 

Sobral: Instituto Cultural Dom José homenageia Colégio Farias Brito

Aconteceu no último sábado, 28 de setembro, no Programa Show do Ivan Frota que vai ao ar todos os sábados através das rádios Tupymanbá e Regional AM de Sobral, a outorga do diploma do Mérito Cultural concedido ao Colégio Farias Brito Sobralense pelo Centro Cultural Dom José. A instituição foi agraciada devido os seus trabalhos notadamente reconhecidos na construção da educação de Sobral.
Estiveram presentes na premiação o presidente do Instituto, o advogado Francisco Anastácio Aragão Prado (Dr. Chico Prado) e representando o Colégio Farias Brito os professores Kléber Teixeira e Lucas Carvalho.
Durante o mês de setembro, mês de aniversário do nascimento e morte de Dom José Tupinambá da Frota, notadamente o maior benfeitor de Sobral, o Centro Cultural homenageia instituições que na contemporaneidade dão continuidade as ações de engrandecimento da Princesa do Norte iniciadas pelo primeiro Bispo de Sobral.
Funcionando desde 2007 em Sobral, o Farias Brito tem liderado de forma hegemônica nos últimos anos o ranking do Inep/MEC como o detentor da maior média de pontuação do ENEM, o que tem se refletido em inúmeras aprovações nos vestibulares mais concorridos do país.
Blog do Kleber Teixeira

I Romaria da fé deve reunir mais de mil peregrinos no dia 12 de outubro

A I Romaria da Fé realizada pela Comunidade Católica Cristo Rei em Ipu e o movimento do Terço dos Homens já conta com um número de inscritos que ultrapassa de 700 pessoas.
O evento religioso, que acontece pela primeira vez no município, tem expectativa de
receber mais de mil peregrinos de toda a região do município no sábado dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil. Muitos deles cumprem o trajeto a pé para
agradecer graças alcançadas. 

Equipe organizado visita o santuário em São Benedito

De acordo com a equipe organizadora do evento, a concentração está marcada para as 21:00 do quadro da Igrejinha com saída para a Capela da localidade de Várzea do Giló, por volta das 23h00, e partirá em direção ao santuário de Nossa Senhora no município de São Benedito. Ao todo o percurso é de 37,9 KM com o itinerário de seis paradas ao longo do caminho e previsão de chegada às 8h30min.

Programação

Saída: Quadro da Igrejinha
Data: 12/10/2013
Horário: 21h00
Concentração: Distrito de Várzea do Giló, KM 0
Saída: 23h00min
Primeira parada: KM 4,5 (São João).
Segunda parada: KM 9,3 (São Félix).
Terceira parada: KM 14,9 (Sítio Picadinha)
Quarta Parada: KM 18,9 (Guaraciaba do Norte – sede).
Quinta parada: KM 24,4 (Sussuanha – Guaraciaba).
Sexta parada: KM 34,1 (Inhuçu – São Benedito).
Chegada: Santuário de Nossa Senhora em São Benedito KM 37,9.
Previsão do horário de chegada: 08h30min.

Câmara de Ipu ratifica com aprovação em plenário o protocolo de intenções firmado entre municípios

Em Sessão ordinária, no dia 26 de setembro último, a Câmara Municipal de Ipu aprovou em caráter de urgência por oito a favor e duas abstenção,o Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo Municipal, que autoriza e ratifica a participação do município de Ipu no Consórcio Intermunicipal de Saúde, na forma da lei 11.107 de 6 de abril de 2005, visando implementar iniciativas de cooperação entre o conjunto dos entes para atender as suas demandas e prioridades do plano da integração, para promoção das ações de desenvolvimento econômico e social.

O protocolo de intenções é firmado entre os municípios de Acarape, Beberibe, Cascavel, Crateús, Farias Brito, Ipu, Miraíma, Morrinhos, Paracuru, Potengi, Santana do Acaraú e São Benedito com finalidade de constituir o consórcio Público.   
O vereador Adriano Melo apresentou de última hora uma emenda modificativa que foi rejeitada por oito votos contra um a favor e uma abstenção. Todos da bancada de situação presentes na sessão desaprovaram a emenda. Na emenda o edil tentou modificar o artigo 5º do projeto onde a destinação de bens e móveis e imóveis ao consócio dependeria de aprovação do legislativo, mediante apresentação de projeto de lei. No momento da votação o vereador ainda tentou alertar aos vereadores que o projeto teria um erro ao mencionar que no artigo artigo 2º que o consórcio público do Estado do Ceará. “Esta casa não tem prerrogativa de votar matérias do referente ao estado do Ceará” justifica.
Antes da votação a sessão foi suspensão por mais de 30 minutos
 
Em mensagem ao legislativo municipal o chefe do executivo diz que a iniciativa visar fundamentalmente a implementação de iniciativas  de cooperação entre o conjunto dos entes para atender as suas demandas e prioridades do plano de integração, para a promoção das ações de desenvolvimento econômico e social. “Essa integração entre entes públicos, consolida o desenvolvimento dos mesmos no âmbito administrativo dentro das ações que possibilitam o desenvolvimento econômico e social”. justifica Sérgio Rufino. 
Confira o projeto
 

Carro capota na CE que liga Santa Quitéria à Hidrolândia

Um grave acidente ocorreu por volta das 14h30min na CE 257 que liga Santa Quitéria à Hidrolândia, um veículo Corolla de cor preta placas JKJ-4274 Brasília-DF que era conduzido por Orácio Cavalcante Neto de 44 anos residente na cidade de sobral, veio à capotar na primeira curva após o lixão da cidade de Santa Quitéria já nas proximidades da Fazenda Calabaço.
Ao que indica nas fotos, o veículo bateu no meio fio após a curva, perdeu o controle descendo um pequeno aterro e vindo à capotar após a colisão com uma pedra. Os airbags foram acionados. No interior do veículo não havia marcas de sangue.
A vítima sendo o próprio condutor foi socorrida pela PRE Policia rodoviária Estadual ao Hospital de Santa Quitéria, onde recebeu os primeiros cuidados médicos sendo encaminhado em seguida para sobral ja que foi constatado fratura no punho da mão direita, segundo informações além do acidente ocorrido, também foi constatada ação de saque de partes do veículo por alguns motoristas que paravam para observar o fato já com esse intuito, logo em seguida amigos da vitima chegaram ao local para resguardar o local da sena.
Fonte: Santa Quitéria Agora

Festa de São Francisco: 5ª Novena e missa

Em um patamar da Igreja Matriz de Ipu lotado foi celebrado na noite desse domingo (29/09), a quinta novena e missa em honra a São Francisco de Assis.
O tema da noite foi  “Educar com fortaleza e docilidade de alma” os festejos de São Francisco em Ipu é organizado socialmente pela Ordem Franciscana Secular.
Noitário de ontem 
Barraca: Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Jovem
Imagem: Lúcia Ribeiro da Silva – Av. Auton Aragão

Galeria de fotos

Time de ‘Brasil de Dois Riachos’ lança seu fardamento oficial

Com o ajuda do vereador Hilton Belém o Time de futebol amador “Brasil” da localidade de Dois Riachos, zona rural do município lança seu fardamento oficial.
A camisa da equipe da região pé de serra do município de Ipu tem com cor predominante o amarelo canarinho com listras verdes.  O vereador Hilton Belém (PSL) é um dos maiores incentivados da equipe e teve participação ativa na confecção do novo fardamento da equipe.
O novo fardamento já tem data marcada para estreia será no campeonato Ipuense de Futebol 2013. A equipe ficou entre as 12 (doze) equipes mais bem classificadas da Copa da Integração da Liga 2013 na 10º posição e disputará a primeira divisão do campeonato ipuense 2013. Com data de inicio previsto para Outubro desse ano.  
Equipes Classificadas para Campeonatos Ipuense 2013
Cruzeiro / Olho D’águinha;Boca Júnior / Sítio Macaco; Barreirão / Marruás; Atlético / Quixeré; Santos / Caixa D’água; Vila Nova / Breguedoff; Havaí / Várzea do Giló; Cruzeirinho / Baixa Larga; Guarani / Santos Dumont; Brasil / Dois Riachos; Ipuçaba / Corte e Grêmio / Santana.

Garota é achada morta perto da UPP da Rocinha

morta em um barranco,
a 100 metros da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, na
Zona Sul do Rio. A vizinha que encontrou o corpo de Rebeca disse que ela
estava coberta com telhas e que reconheceu o sapato que a menina estava
usando. Segundo a PM, a menina foi encontrada com as roupas íntimas
abaixadas e sinais aparentes de estupro e estrangulamento.

A mãe de Rebeca Miranda Carvalho dos Santos, de 9 anos, esteve no
Instituto Médico Legal (IML) na tarde deste domingo (29) para reconhecer
o corpo da menina. Rebeca foi encontrada

Maria da Penha Pereira, vizinha e amiga da família, estava na mesma
festa onde a menina foi vista pela última vez e disse que a menina pegou
dois pedaços de bolo, voltou para buscar o brinde surpresa que estava
sendo distribuído na festa, e não foi mais vista.

“Achei o corpo da Rebeca num cantinho feito de cimento. Ela estava toda
coberta com umas telhas. Eu só vi porque eu fui até esse buraco e usei o
celular para clarear o lugar que estava muito escuro. Foi quando eu vi a
sandália que ela estava usando.A Rebeca sumiu 22h30 e eu encontrei o
corpinho dela 6h. A gente passou a noite em claro procurando ela. Meu
coração pedia para eu ir nesse lugar olhar. Se foi alguém que fez isso
não foi da vizinhança. Todo mundo conhecia todo mundo nessa festa. Ela
tava bem, brincando”, disse.

A mãe da menina, Maria Miranda de Mesquita, diz que não sabe quem pode
ter cometido o crime. “A festa era numa laje e as crianças estavam
brincando em um pátio bem na frente. Todo mundo conhecia a Rebeca na
comunidade e todo mundo sabia que ela era minha filha. Ela era linda.
Minha vizinha encontrou o corpo dela muito próximo ao local da festa
coberto com telhas. Eu avisei ao pai dela às 6h. Eu moro na Rocinha
desde 1988”, afirmou Maria Miranda de Mesquita, mãe de Rebeca, de 43
anos.

O governador Sérgio Cabral comentou o caso na inauguração da Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na manhã deste domingo.

“Qualquer caso nos dói muito, ainda são muitos desafios. Sabemos que
estamos enfrentando o tráfico de drogas e a milícia. A gente não tinha a
ilusão de que a recuperação dessas comunidades seria fácil”, comentou.

Perícia
Policiais da 15ª DP disseram que familiares da criança procuraram a
delegacia por volta das 5h para registrar o desaparecimento. Ao
retornarem para a comunidade, encontraram o corpo. O caso foi
encaminhado para a Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil. Peritos e
um delegado da DH realizavam, por volta das 10h, uma perícia no local.

G1

Câmara aprova projeto que autoria o executivo municipal a criar programa de estágios para estudantes

A Câmara Municipal de Ipu aprovou por unanimidade na semana passada, quinta-feira última (26/09) o

projeto de lei que autoria o executivo municipal a criar programa de estágios para estudantes. 

Com a aprovação que aconteceu por unanimidade a Prefeitura Municipal fica autorizada a celebrar convênio ou contrato com instituições ou entidades, com a finalidade de implantar os estágios de

ensino superior, ensino médio, regular e profissionalizantes nos órgão públicos da administração

municipal, oportunizando jovens estudantes. 

A atuação do estagiário dar-se-á da seguinte forma: 
– Se de nível superior ou educação profissional desempenhará atividades relacionadas

com as érea de formação: 

– Se de nível médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na

modaidade profissional da educação de jovens e adultos, desempenhará atividades

Administrativas observando a conveniência administrativa e o interesse do órgão e do

estudante.

 – Se para atuar no âmbito do magistério, nas funções de auxiliar de professor/monitor

as disciplinas ministradas deverão possuir afinidade com o currículo escolar da área de

Formação. 

O projeto de lei de nº. 022/2013 que determina o programa de estágio deve apresentar a característica de estagio como um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho,

que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando

o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de

ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na

modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

O Art.. 7° do projeto aprovado diz que a duração do estágio não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar

de estagiário de portador de deficiência. Já o Artigo 8° fala que o estagiário receberá bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser

acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a concessão do auxílio-transporte, na hipótese de estagio não obrigatório. 

O valo mensal a ser pago a título de bolsa-auxílio será proporcional é carga

horaria do estagiário, até o limite de trinta horas semanais, conforme descrito: R$ 200,00 (duzentos reais) para alunos do ensino regular por jornada de  4 (quatro) horas diárias; R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) o profissional de

ensino médio com jornada de 04 (quatro) horas diárias;. RS 350,00 (trezentos 
e cinquenta reais) para alunos de educação de profissional de

ensino médio com jornada de 06 (seis) horas diárias; R$ 400,00 (quatrocentos reais) para alunos do ensino de nível superior, com jornada

de 4 (quatro) horas diárias, RS 600,00 (seiscentos reais) para alunos do ensino de nível superior, com jornada de

6 (seis) horas diárias.  

De acordo com o prefeito municipal em mensagem enviada ao vereadores o projeto tem como inciativa “implantar e coordenar os estágios de ensino superior, médio, regular e profissionalizante nos órgãos da Administração Pública Municipal. Oportunizando vagas a  jovens estudantes, que se interessam em aprender e ao mesmo tempo ter algum rendimento que complemente a renda familiar como também adquirir experiência já antes de terminar o curso.
Confira o projeto (clique para ampliar)