Câmara aprova projeto que permite a utilização de um Galpão da PMI para uma Indústria de Calçados

A Câmara Municipal de Ipu aprovou por unanimidade, durante a última sessão ordinária, (23/05), o Projeto de lei de nº 07/2013 que permite o Governo Municipal de Ipu celebrar termo de permissão de uso de um Galpão à empresa Indústria e Comércio de Calçados Montana LTDA ME na forma que indica o artigo 19, VII da lei orgânica do município.

O local atualmente abriga a sede dos escoteiros de Ipu
Empresário Arnoldo
(Dono da Industria)

A indústria pretende instalar uma fábrica de calçados em materiais plásticos no município de Ipu. Este projeto contempla um investimento em torno de R$ 567.754,60 (quinhentos e sessenta e sete mil, setecentos e cinquenta e quatro reais e sessenta centavos), cujo desembolso será efetuado em período de aproximadamente 10 (dez) anos, contados a partir da entrada em operação plena da referida empresa, o que deve ocorrer em no máximo 01 (um) ano após a assinatura do Termo de Permissão de Uso.

A industria de manifestou interesse em implantar o projeto na cidade de Ipu desde que o município concorde em apoiar o projeto, mediante a disponibilidade de uma área para a implantação da respectiva fábrica. O Município identificou a existência de um imóvel (galpão) com um área total de 720m² (setecentos e vinte metros quadrados) situado na Rua Via Local “B” loteamento Aldeia dos Tabajaras, Bairro Reino de França. 
O imóvel foi adquirido pelo município na gestão passada
e funcionava uma fabrica de urnas funerárias

A Sociedade empresarial tem por objetivo a fabricação e a comercialização de sandálias populares e calçados esportivos e tem como meta expandir a sua estrutura física e operacional em 3 (três) vezes ao longo de 10 (dez) anos, gerando, emprego, renda e fortalecendo a economia local.

Na Câmara o vereador teve a aprovação unanime dos vereadores que atualmente estão compondo o legislativo ipuense: Zeca Rufino (presidente), Arlete Mauriceia, Alberto Martins, Eduardo Ximenes, Manoel Palácios, Monga, Evaldo Oliveira, Ivo Sousa, Nonato Filho, Leandro Bezerra, Adriano Melo e Hilton Belém o vereador Carlos Amarante não participou da votação pois faltou a sessão.
Confira o projeto de lei aprovado na Câmara


Prefeito entrega máquinas e uma ambulância à população Ipuense

O Prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) entregou oficialmente na manhã desta sexta-feira, (31/05), as máquinas: patrol/motoniveladora, retroescavadeiras e uma ambulância para a população do município de Ipu

A entrega aconteceu com as equipamentos desfilando pela cidade de Ipu e parando em frente a sede do Governo Municipal e, contou com a participação vereadores, secretários municipais e populares.

As máquinas Retroescavadeira e Motoniveladora fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC -2 do Governo Federal através de projetos da Prefeitura Municipal de Ipu. Já a Ambulância foi adquirida com recursos próprio do município.
Para o prefeito Sérgio, esses novos equipamentos são suma importância para a população e o município ipuense.”A população vai ser beneficiada no dia a dia, as pessoas vão perceber a diferença quando esses benefícios estiverem chegando, seja nas estradas, nos transporte ou na melhoria na qualidade de vida dos ipuenses. Nesse momento na nossa preocupação é essa. E que essas ações tenham uma amplitude e que chegue as comunidades do município” ressalta Sérgio.

Sobre a Ambulância Sérgio enfatizou os benefícios que a mesma trará para a povo ipuense. “Esperamos dar mais qualidade no atendimento na saúde tendo uma transporte que dê qualidade às pessoas” disse

Saíndo do bairro dos Pereiros os veículos foram apresentados a população ipuense

Equipamentos entregues a população e previsões de futuras aquisições.

  •  1 (uma) – Motoniveladora/Patrol – Adquirida pelo PAC2, uma Catapilar com cabine com ar-condicionado
  • 2 (duas) – Retroescavadeira – Uma adquirida pelo PAC2 com cabine com ar-condicionado  e outra sem.
  • 1 (uma) – Ambulância – Tipo pampa completa, adquirida com recursos próprios
  • Novas aquisições (previsões): Lixadeira/Pá Mecânica, Carro Pipa com recursos do PAC2 mais uma retroescavadeira uma doação do Dep. João Ananias (PCdoB) e aquisição de dois veículos particulares a serem adquiridos com recursos próprio.  

Fonte: Governo Municipal de Ipu 
Entrevista e Fotos IN (Ipu Notícias) 

Homem passa mal e morre na sede do Detran no Ceará

 

Um homem, de 58 anos, identificado como Edenilson Targino Silva, passou mal e faleceu na manhã desta sexta-feira (31) na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), na Maraponga, em Fortaleza.
De acordo com a assessoria do órgão, “ele se dirigia para fazer um resolver alguma pendência relativa à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e no jardim teria enfartado. O médico do Detran atendeu o senhor, realizou todos  procedimentos de ressuscitação, incluindo uso da medicação Isordil, mas ele não reagiu e faleceu“.
Ainda segundo o Detran, o corpo foi levado à Perícia Forense para realização de necrópsia. Edenilson seria natural do Piauí. 
Atendimento não foi prejudicado, diz Detran
Segundo populares, após o incidente o atendimento teria sido prejudicado. A informação foi desmentida pelo órgão. O fato teria ocorrido, antes do horário oficial de atendimento.
Fonte: Diário do Nordeste

Em Ipu católicos celebram dia de Corpus Christi

Centenas de fiéis caminharam pelas ruas do centro de Ipu, durante a procissão de Corpus Christi que acontece na noite desta quinta-feira (30/05). Diversos tapetes foram confeccionados por funcionários e alunos das escolas para receber a procissão.


Durante a procissão acontecem algumas paradas para a bênção dos Padres Gerson Luís, Airton Liberato e Helânio. A passagem pelo tapete é uma representação do corpo de Jesus representado e entregue.

A festa de Corpus Christi é celebrada sempre na quinta-feira depois da Santíssima Trindade, que acontece no domingo, depois de Pentecostes. A festa teve sua origem litúrgica ainda na Idade Média, sendo universalizada na igreja pelo papa Urbano IV, no ano de 1264.

Fonte: Paróquia São Sebastião e Ipu

Veja as fotos completas no site da Paróquia de Ipu

Empresário mata ex-namorada e depois tira a própria vida em Quixadá

Um relacionamento conturbado, onde as brigas e a violência faziam parte da convivência conjugal do casal. Todavia, cerca de dois anos, a vítima rompeu os laços afetivos mas, infiltrado por sentimentos doentios, o empresário Claudenir Benício Agostinho, 38 anos, conhecido por “Bixo-Cell”, do ramo de informática, com lojas em Quixadá e Quixeramobim, não aceitava o término da relação e passou a buscar o retorno da união. A vítima não tinha interesse em retomar a relação, devido as crises de ciúmes de seu ex.

 
 A universitária, Maria Gracye Kelly Lima Maia, 25 anos, registrou, durante esse período de perseguição, dois boletins de ocorrências em desfavor do empresário. No incidente mais recente, ela havia sido brutalmente espancada, uma amiga também foi lesionada na época. Diante de fatos tão graves, “Bixo-Cell” foi preso e levado à Cadeia Pública de Quixadá, todavia, recebeu, em menos de uma semana, um mandado de soltura da justiça.

No inicio da noite dessa quarta-feira, 29, no bairro da Rodoviária, na cidade de Quixadá, a conturbada relação teve seu fim em meio a uma tragédia passional. O empresário abordou a sua ex-namorada quando a mesma estava sentada em uma mesa de um bar, próximo a sua residência, em companhia de duas amigas. Ele sacou uma pistola calibre 380 e efetuou três disparos na cabeça da universitária do 9° semestre do curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão. O autor ainda fugiu do local mas, em alguns quarteirões, resolveu tirar a própria vida, efetuando um tiro em sua cabeça, vindo a tombar no interior de seu veículo, um Corola de cor preta. Uma multidão de parentes, amigos e curiosos se aglomerou nos dois locais da tragédia. Muito choro, revolta e tristeza. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal da cidade de Quixeramobim.

Fonte: Revista Central.

Alunos do curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão promovem intervenção educativa em Ipu

Na tarde da última terça-feira, (28/05), ipuenses alunos do curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão de Sobral-CE realizaram um evento educativo e informativo na escola municipal Abdias Martins de Sousa Torres com o Tema: “Drogas: Conhecimento e Prevenção”, realizado em parceria com a direção da escola. 
A medida foi tomada em cumprimento à disciplina de Fórum de Desenvolvimento Social, tendo a equipe de estudantes decido sobre o tema que foi debatido, bem como a delimitação da área a qual a escola pertence por ser uma comunidade carente. 

Durante o evento foram debatidos vários temas relacionados as drogas como as causas que levam os jovens a usarem os entorpecentes, as sensações procuradas e os resultados na grande maioria das vezes devastador tanto fisicamente quanto socialmente. Por ser o tema de grande importância, os acadêmicos de direito procuraram manter um clima descontraído e interagindo com os alunos. 

Por cerca de uma hora e meia, houve a exibição de um vídeo educativo, onde jovens que saíram do vício das drogas relataram suas experiências, uma palestra feita pelo policial civil Luiz Felipe Araújo Dias, o qual falou das ações da polícia no trabalho de repressão ao tráfico, uma palestra da enfermeira Gonçalina Martins (foto ao lado), diretora do CAPS da cidade, a qual falou dos tipos de drogas mais procurados e suas consequências. No final do eventos, os acadêmicos ainda distribuíram brindes para as crianças alunos da escola. 
Os alunos do curso de direito responsáveis pela execução do evento foram: Ana Carla Martins Mororó (5º semestre), Bruno Mesquita Mourão Teles (3º semestre), Luiz Felipe Araújo Dias (4º semestre), Raimunda Sheila Sousa Pontes (4º semestre) e Valdemar de Sousa Camelo [Demar Barbara] (5º semestre).

Ipu Sat & Móveis vai sortear ‘Um caminhão de Prêmios’

Neste mês de maio se comemora duas datas importantes: Dia das Mães e o Aniversário da Ipu Sat & Móveis, que completa 19 anos. 
E para comemorar estas datas
a Ipu Sat & Móveis vai da “Um caminhão de Prêmios”
É isso mesmo!
Informe Publicitário

Um caminhão de Prêmios! São 19 produtos entre eles: Uma Copa 04 cadeiras, Estante, TV LCD, Camas, Colchões e Vários aparelhos domésticos, são quase cinco mil reais em prêmios. 
Para concorrer basta comprar ou pagar acima de R$ 50,00 reais na loja Ipu Sat & Móveis. 
Peça seu cupom preencha e aguarde o sorteio que será no dia 31 de maio no Programa Show da Manhã com Marcos Aurélio na Radio Regional AM de Ipu. 
Boa sorte!!! 

Ipu Sat & Móveis 
A opção pela melhor imagem e conforto
19 anos com você!

Equipe de Endemias de Ipu presta contas dos cinco meses de atividades

A Coordenadora do Departamento Municipal de Endemias de Ipu, Rosana Carla Soares presta contas com o relatório
dos cinco meses de atividades a frente do departamento e as ações desenvolvidas pela sua equipe de trabalho.

Recentemente a equipe de endemias fez um grande mutirão educativo sobre a Dengue. Segundo a coordenadora, o mutirão teve como objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados para que não haja proliferação do mosquito da dengue, eliminando possíveis focos para sua reprodução, que são espaços onde possam acumular água parada. “Agradecemos a todos que têm se empenhado nessa ação, para que ela fosse lançada. Estamos começando com o
pé direito, trazendo a população, esse trabalho de conscientização.” ressalta Rosana

“Uma cidade sadia ela é próspera e o povo vive a verdadeira felicidade. Quero agradecer a todos que participaram deste mutirão no combate contra a DENGUE, e vamos dar nossa contribuição, porque não basta só o poder público investir, é necessário que a população faça a sua parte. Esta é uma tarefa de todos nós. Com o nosso trabalho e dedicação, vamos alcançar os nossos objetivos.” disse

Segue abaixo o documento relatando todas as atividades

Clique para ampliar

Fonte: Governo Municipal de Ipu

Vereador Adriano Melo (PV), pretende assegurar benefícios para servidores públicos em 2014

O vereador  Adriano Melo (PV) trouxe à Câmara Municipal de Ipu uma discussão sobre o projeto que tramita no poder legislativo o Projeto de Lei do executivo municipal que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias de 2014 e dá providencias.

“Eu queria trazer a esta casa para discussão a questão do capitulo 7º que trata das disposições relativas a despesas com pessoal e encargos. O Projeto da LDO não trata de nenhum beneficio, de nenhum beneficio ao servidor público para o ano de 2014, isso meus colegas nos trás uma profunda preocupação e mostra a forma ortodoxa de gestão do senhor prefeito municipal. Modelo de gestão com austeridade e rigidez são modelos ultrapassados! Flexibilidade é a ferramenta do gestor e evoluído.

“Deve o senhor prefeito se acautelar com sua assessoria no que se diz respeito aos projetos de metas e inserção fiscais no nosso município, tanto que nos antecipamos, Eu e o colega Hilton Belém e já propomos uma emenda aglutinativa ao artigo 26º buscando assegurar aos servidores municipais a revisão geral anual da renumeração 2014, porque conforme falamos anteriormente o projeto é completamente omisso e não trata na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) nenhum benefício para os servidores municipais em 2014.” enfatiza

Adriano também apresentou aprofundamento os questionamento da LDO no que diz respeito ao artigo 26  da LDO.
 Artigo 26 – No Exercício financeiro de 2014, as despesas com pessoal dos poderes executivo e legislativo observarão as disposições contidas nos artigos 18, 19 e 20. Da Lei Complementar nº 001/2000.
“Conforme podemos observar essa questão trata do condicionamento ao município de atender aos índices de comprometimento fiscal com relação a contratação de pessoal. Nós sabemos que o artigo 19 da Lei Complementar trata que na esfera municipal o comprometimento em relação a folha de pagamento será de 6% para o Legislativo e 54% para o Executivo. Então eu gostaria que vocês fixassem esses números 54% é o que limita a despesa com pessoal nas despesas corrente do município. O artigo 27 a gente trás uma grande crítica associada ao artigo 14º que nós já apresentamos aqui uma emenda para que seja retirado do projeto por entendermos que modificação na estrutura administrativa do município, faz se necessário projeto especifico para que seja apreciado, discutido e votado nessa casa legislativa. Não seria agora na LDO momento para dar poderes ao executivo em modificar a estrutura administrativa sem um projeto especifico na Câmara de Vereadores.” ressalta
Artigo 27 – Se as despesas total com pessoal ultrapassar os limites estabelecidos no art. 19 da Lei complementar nº 101/200, a adoção das medidas de que tratam os parágrafos 3º e 4º do art. 169 da Constituição Federal preservará servidores das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
“O que trás o artigo 169 da Constituição Federal. Hoje seria um grande motivo para o servidor público municipal de Ipu, principalmente os profissionais da educação estarem em festa creio que a partir de hoje deve-se acender uma luz de preocupação na ideia de todos. O Artigo 169, parágrafo 3º, trata:
Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado em lei, estados, união e município adotarão as seguintes providências: Redução em pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança. Segundo, exoneração dos servidores não estáveis. Creio eu que não seja motivo desta Casa reafirmar os preceitos complementar da lei 101/2000. Não se trata de uma questão de austeridade fiscal! E eu vou mostrar para o senhores. Não podemos neste momento esta Casa Legislativa tratar o servidor público como uma ameaça as contas do gestor municipal. O que nos trás estranheza é o fato de disponibilizar um capitulo inteiro para tratar das despesas com pessoal e encargos e o demonstrativo de riscos fiscais e providências que é parte integrante da lei não demonstra nenhum risco por uma possível extrapolação de despesas com pessoal.”disse

“Eu não sei por que a preocupação do gestor em fixar a questão da possibilidade de exoneração de servidores com a extrapolação dos limites fiscais, se o próprio anexo fiscal que trata dos riscos de metas em nenhum momento pontua ou trás números que venham trazer esta preocupação para 2014. Se a questão de pessoal não gera risco a responsabilidade fiscal do gestor porquê ser tão enfático, já pedindo a está Casa a autorização para exonerar servidores! Foi com esse pensamento que eu e o Colega Hilton Belém apresentamos também mais um emenda supressiva ao projeto de lei 004 que trata das diretrizes orçamentária da LDO por entendermos:

Se não consta nos riscos e metas fiscais nenhum prejuízo ou uma possibilidade de se extrapolar os limites com gastos com pessoal, porque, reafirmar a possibilidade de exoneração de servidores. Gostaria de obter o apoio incondicional de todos os vereadores que muitas vezes nesta bancada gritaram em defesa do servidor público municipal para votar a favor dessa emenda supressiva.”

Ruas começam a ser enfeitadas para procissão de Corpus Christi em Ipu

A Rua Francisco das Chagas Farias, começou a ser ornamentada com símbolos da comemoração de Corpus Christi no começo da manhã desta quinta-feira por funcionários da Escola Profissionalizante

Celebrado pelos católicos nesta quinta-feira (30/05), o Corpus Christi começa a ganhar forma e cores em Ipu. Um dos símbolos mais tradicionais do Corpus Christi são as ruas enfeitadas para passagem dos devotos em procissões.

Em Ipu, os fiéis das paróquia São Sebastião com a ajuda de escolas da rede municipal de ensino, já se preparam para montar os desenhos nas
ruas. A procissão irá começa às 18h.  Escolas que participam na ornamentação das ruas: Murilo Aguiar; Colégio Ipuense, Delmiro Gouveia; Valdimira Coelho, Mundo Encantado, Moacir Timbó, Teresa Odete, Patronato Sousa Carvalho, Auton Aragão, Instituto Kairós, Escola Profissionalizante e Abdias Martins.

“Foram oferecidos vários temas para serem apresentados nos “tapetes”: Eucaristia, CF/2013 Fraternidade e Juventude; JMJ (Jornada Mundial da Juventude); PAZ; Ano Catequético (Diocesano) e Ano da Fé.” comenta o Pároco em sua rede social.

Alunos do Patronato Sousa Carvalho, participam da ornamentação de uma das ruas

Festa foi instituída em 1264
Corpus Christi quer dizer “Corpo de Cristo”. A origem da solenidade que
celebra a eucaristia remonta ao século 13. Foi instituída pelo Papa
Urbano 4º em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira
após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de
Pentecostes.
O decreto do papa, no entanto, teve pouca repercussão, já que o santo
padre morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na
diocese de Colônia, na Alemanha. Já as procissões surgiram em Colônia e
difundiram-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em
Roma, a tradição remonta a 1350.