Presidiário, vitima de AVC, estaria sofrendo por falta de atendimento médico no presídio de Ipu

O homem identificado como apenas Francisco, morador do Alto da Boa vista, ligou no inicio da tarde dessa segunda-feira (29/04) para o Programa Fatos em Debate da Rádio Regional AM, e denunciou para o radialista Edivani Lopes, a falta de atendimento médico à um presidiário vítima de AVC.

“Sou parente de um rapaz que se encontra preso no presídio e eu queria fazer uma denúncia. O rapaz sofreu um começo de AVC e está há dez dias no presídio doente, morrendo a míngua, ele já foi levado três vezes pro Hospital, e esse meu parente lá é o Antônio Torres (vulgo palito), ele já foi levado três vezes no médico que nem passou a medicação correta. Ele se encontra no presídio de Ipu em uma cela que tem capacidade pra seis detentos, e se encontra com dezesseis presidiários, e cada dia que passa ele ta piorando, e a gente queria saber o que podemos fazer!” denuncia o parente do presidiário que não sabe a quem recorrer.

“A situação dele lá ta critica e não sabemos a quem recorre, meu último apelo como primo do palito foi esse ligarpra rádio pra todos saberem o que ta acontecendo com todos lá dentro do presídio, estão abandonados.” Completa

Confira o relato completo no áudio a seguir extraído do site da Rádio Regional AM.

Fonte: Rádio Regional AM

Perseguição policial termina com invasão a supermercado no bairro Padre Andrade em Fortaleza

Uma perseguição digna de filmes de ação terminou com a fuga dos criminosos na manhã desta terça-feira (30), em Fortaleza.

Viaturas do Ronda do Quarteirão perseguiram bandidos em bairros das Regionais I e III Foto: Agência Diário

Bandidos dentro de um Gol branco tomaram de assalto um Punto, de cor preta, na rua Azevedo Bolão, no bairro Parquelândia, e foram perseguidos por viaturas de vários bairros das Regionais I e III.
De acordo com a soldado Lougenes, da Ronda do Quarteirão, do Quintino Cunha, “o Gol que dava apoio à ação criminosa foi logo perdido de vista e o Punto foi perseguido até bater próximo a um supermercado no Parque Rio Branco (bairro Padre Andrade).

Ainda de acordo com a policial, “o assaltante entrou
no supermercado, que tinha entradas em duas ruas paralelas e conseguiu
fugir pela outra porta, como se fosse um cliente comum. Foi feito um
cerco policial e uma varredura no estabelecimento comercial, mas o
bandido não foi localizado”.

Através das câmeras de circuito
interno do supermercado, foi possível para os policiais identificar que
apenas um membro do bando estava no Punto e que ele aproveitou o grande
movimento de pessoas para se confundir com a clientela.

O homem
foi descrito como sendo um indivíduo alto e obeso, que estava vestido
com uma blusa azul e uma bermuda marrom, mas ainda não há pistas de seu
paradeiro, nem dos bandidos que deram apoio ao assalto.

Policiais militares seguem no local onde o carro roubado foi abandonado, no aguardo da vítima assaltada.

(Diário do Nordeste)

Paróquia divulga próxima etapa da Reforma da Igreja Matriz de Ipu

A Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu vem aos poucos sendo renovada, desde novembro de 2010 que ocorrem melhorias das instalações do templo através de doações, bingos e cupons fiscais.


O que já mudou?

  • No telhado:

A primeira etapa da reforma consistiu na troca completa de todo madeiramento e a substituição das antigas telhas de amianto por um material moderno e mais leve composto de metal e fibra de vidro.

  • No Forro, Instalações Elétricas:

A segunda etapa da reforma da Matriz consistiu na troca do forro, instalações elétricas, ventiladores e ampliação do sistema de som, além também da reforma da cúpula da matriz, local onde fica o sino da Matriz, que é tocado em momentos de celebrações especiais.

  • Janelas e Rosáceas:

Foram renovadas também todas as janelas em torno da igreja matriz é em breve as rosáceas serão colocadas, esta ação ocorreu a partir das doações feitas pelas famílias Ipuenses e as pastorais da paróquia.

Próxima Etapa:

Na missa deste último domingo, 28 de abril, o pároco de Ipu, Pe. Nonato Timbó divulgou que a próxima etapa da reforma na Igreja matriz será no piso, segundo o sacerdote já está sendo realizado uma medição do local e posteriormente será divulgado o orçamento, o material do piso será de granito.

Além do bingo que será realizado em meados do mês de junho, quando acontece os festejos do Sagrado Coração de Jesus, a vontade é que cada família ou grupos da paróquia possam doar quantias equivalentes à alguns metros do piso.

Outra maneira de colaborar com a reforma é fazendo doações dos cupons fiscais (acima de R$ 10,00 reais) que foram emitidos no ano de 2012 até os dias atuais e ajudam bastante neste momento.

Com informações: Paroquia de Ipu (Site da RCC)

Sávio Pontes abandona definitivamente a política e vende uma de suas emissoras de rádio

O Professor KT, durante a manhã desta terça-feira (30), no Programa Informativo 105 [FM Novo Tempo de Ipu], afirmou ter recebido as informações do ex-prefeito Sávio Pontes.

Segundo o blogueiro e radialista Kleber Teixeira, o ex-prefeito confirmou está saindo oficialmente da política ipuense para se dedicar exclusivamente as empresas de sua família.

O ex-prefeito, que até então, era proprietário das emissoras, FM Novo Tempo e Regional AM, anunciou a venda da FM para o radialista e empresário João Bosco Farias e, disse também, que a AM está à venda e que até mesmo estaria em negociação com pessoas do atual grupo político de Ipu.

KT também informou que Sávio Pontes disse-lhe que não mais participará de reuniões políticas do grupo de oposição de Ipu. Confira o áudio abaixo.

FM Novo Tempo vendida

A noticia da venda da FM Novo Tempo também foi ventilada e confirmada pelos radialistas Rogério Palhano em seu Blog (Ipu em Foco) e Adauto Pontes no seu perfil do Facebook.

Rogério disse que em contato com o radialista anunciou que a venda ocorreu de forma parcelada e que os próximos dias o apresentador televisivo do sistema verdes mares estará em Ipu acertando os detalhes e adiantou que a emissora funcionará no mesmo prédio onde atualmente esta na Radio Iracema AM emissora também de sua propriedade.


Informações e Fonte: Kléber Teixeira (FM Novo Tempo) / Netcina (Luiz Fernando) / Ipu em Foco (Rogério Palhano).

Deputado Federal do PCdoB João Ananias visita o município de Ipu


O deputado federal João Ananias Vasconcelos Neto (PCdoB-CE) esteve na tarde dessa segunda-feira, (29/04), no município de Ipu  para debater sobre a implantação de um campus universitário na região da Ibiapaba e saúde pública a nível estadual e a implantação de programas na área do esporte.
Cerca de 400 pessoas, entre vereadores, lideranças políticas da região, representantes dos movimentos sociais, agentes comunitárias de saúde, profissionais da saúde, alunos e moradores compareceram na sede do Poder Legislativo municipal para ouvir e indagar o deputado federal que se fez presente na cidade a convite do prefeito municipal Carlos Sérgio Rufino Moreira (PCdoB-Ipu).
Na oportunidade, João Ananias falou de seu apoio ao município e sobre a possibilidade do município ser contemplado com a Universidade Federal a ser implantada na Ibiapaba. “Na área da saúde, eu queria dizer aqui que vamos juntos buscar aquilo que conseguimos e for possível buscar para ajudar. Porque esse é o principal desafio hoje de um gestor municipal. Garantir meios pra atender o máximo possível a sua população e atender bem!”. O deputado disse ainda que não veio para fazer promessas e sim anunciar que já existem recursos garantidos nessa ano para a área da saúde. “Vamos sentar com o prefeito e o secretário de saúde e vermos o que fazer priorizar, se é o Hospital ou  Atenção Básica de Saúde, eles é quem vão decidir. Eu não vou dar pitaco! Eu possa dar alguma informação técnica, afinal sou técnico na área. Vamos definir se é com emenda ou por outros meios” ressalta o parlamentar.

João Ananias aproveitou ainda e falou assuntos relacionados na área do Esporte, ressaltando que o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo é amigo pessoal do Prefeito Municipal de Ipu. “Nós vamos implantar no município um programa, que iremos ainda discutir e elaborar projeto e levar. Já temos um Alvo! Que é a ‘Praça da Juventude’ uma praça no formato diferente onde a juventude pode utilizar e fazer esporte e centros de excelência de convivência não só da juventude mais da sociedade.” enfatiza João declarando que a área do Esporte existe grandes expectativas. 

A Câmara Municipal lotou para ouvir o Deputado Federal João Ananias

Sobre a implantação da Universidade Federal na Ibiapaba

Ao abordar o assunto um dos mais esperados pela a grande maioria dos presentes na Câmara o deputado foi enfático em dizer que o tema é candente pois move esperanças e lutas e afirmou não ter dúvidas de que a Universidade Federal virá para a Ibiapaba pois trata-se de disposição do Governo Federal em expandir a Universidade. “O Processo é demorado [..] É a tática que define! E nós temos uma tática. Vamos conversar e tentar aplicá-la pra tentar conquistar o local para onde ela vai. São nove municípios todo mundo quer. Vamos tentar encontrar uma forma que possa privilegiar nosso município de Ipu” destaca o deputado.
O deputado federal João Ananias ainda respondeu a perguntas reformuladas pelos vereadores e o público presente na Câmara. Sobre A Universidade, Programas voltados para a Saúde e Piso Nacional das Agentes de Saúde
A grande surpresa da noite foi anuncio dado pelo radialista Rogério Palhano de que o empresário e dono de terras do município de Ipu, Gonçalo Lopes estaria doando um terreno para o município para que a Universidade fosse implantado em Ipu. O deputado disse que a doação do terreno contará com ponto positivo para o município nos quesitos de poder ganhar a Universidade para a cidade. João revelou ainda que quem decidirá o destino da Universidade é o Reitor que analisar todos os requisitos em que o município terá e preencherá no favorecimento do campus. “O Reitor é quem vai decidir. A Universidade tem uma coisa chamada autonomia. O Ministério da Educação não decide nada sem o aval do reitor, portanto para bom entendedor meia palavra basta. “A decisão é do Reitor encima de critérios. Um terreno é fundamental e está na cota da Prefeitura isso é um bom redicap quem tem dentre outros critério” ressalta.
Galeria de fotos

Durante visita de Deputado Federal, empresário disponibiliza terreno para a implantação da Universidade em Ipu

Durante a visita do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE) em Ipu nessa segunda-feira (29/04) o público presente na Câmara Municipal de Ipu foi surpreendido com uma noticia apresentada pelo radialista Rogério Palhano, que anunciou a doação de um terreno para a implantação da Universidade em Ipu.

O empresário da construção civil e proprietário de terras do município de Ipu, Gonçalo Lopes aproveitou a visita do deputado federal para anunciar que estaria disponibilizando um terreno do tamanho que for necessário para a construção do Campus da Universidade Federal da Ibiapaba no município de Ipu. O anúncio foi recebido com muita alegria e esperança por parte do público presente na Câmara que aplaudiu a iniciativa do empresário e foi considerado o ponto alto do encontro que aconteceu na Câmara Municipal de Ipu.

Essa não é a primeira vez que Gonçalo tem iniciativa dessa natureza em 2009 o empresário foi responsável pelo doação de um terreno que hoje está instalado a Escola Estadual Profissionalizante.

Ouça o áudio no momento em que o radialista anuncia
a doação do terreno que poderá ser usado na construção do terreno.

Bolsa Família contribui com a redução do trabalho infantil, revela OIT

O Programa Bolsa Família contribui para a redução do trabalho infantil no país, declarou a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Informe Mundial sobre o Trabalho Infantil, divulgado nesta segunda-feira (29). 
No Brasil, há aproximadamente 3,4 milhões de jovens entre 10 e 17 anos no mercado de trabalho, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. De acordo com o informe da OIT, o Bolsa Família, desde a sua criação, reduziu em 8,7% a quantidade de crianças trabalhando no campo e 2,5%, nas áreas urbanas.

Segundo a organização, políticas de proteção social, como o programa brasileiro, são cruciais no combate a esse tipo de trabalho, que atinge cerca de 215 milhões de crianças no mundo – dos quais mais da metade exerce atividades consideradas perigosas. 

“O relatório demonstra claramente que investir na proteção social por meio dos pisos de proteção social definidos em nível nacional é uma parte fundamental da resposta na luta contra o trabalho infantil, que inclui também o acesso a empregos decentes para os adultos e a educação para as crianças”, disse a diretora do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, Constance Thomas. 
Estimativas da OIT apontam que cerca de 75% da população mundial – 5 bilhões de pessoas – não têm acesso à proteção social integral.

Para a organização, a dinâmica do trabalho infantil obedece a vulnerabilidade de áreas associadas à pobreza, contra a qual a seguridade social desempenha papel fundamental para a sua mitigação. Segundo o informe da OIT, em lugares pobres, onde há pouco acesso ao crédito, as famílias recorrem ao trabalho infantil para satisfazer suas necessidades básicas e combater as incertezas do contexto econômico. 

A pobreza é o principal fator sobre o qual a OIT justifica a importância de pisos e sistemas de seguridade social que incluam programas públicos de emprego, de proteção à saúde e às pessoas com deficiência, de seguro-desemprego e de seguridade adaptada à infância. 
(Diário do Nordeste)

Padre conhecido por apoiar gays é excomungado

Conhecido como Padre Beto, Roberto Francisco Daniel discutia nas redes sociais a relação entre pessoas do mesmo sexo, fidelidade, casamento e necessidade de mudanças na estrutura da Igreja

O Padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como Padre Beto, foi excomungado na tarde desta segunda-feira,
29, conforme divulgado pelo site da Diocese de Bauru (SP). Tudo
aconteceu após declarações regristradas num vídeo publicado no Youtube,
no qual o padre questiona dogmas da Igreja Católica e fala com aceitação sobre assuntos como bissexualidade e homossexualidade.

Segundo
a nota, o padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves
contra os dogmas da Fé Católica, contra a moral e pela desobediência a
seu pastor, incorrendo no delito de heresia.

O padre comunicou a
decisão de se desligar da Igreja depois do pedido de retratação e
retirada dos conteúdos publicados em redes sociais, onde ele discute
temas como a relação entre pessoas do mesmo sexo, fidelidade, casamento e
necessidade de mudanças na estrutura da Igreja.

Confira a nota da Diocese:


Comunicado ao povo de Deus da Diocese de Bauru,
É de conhecimento público os pronunciamentos e atitudes do Reverendo Pe. Roberto Francisco Daniel que, em nome da “liberdade de expressão” traiu o compromisso de fidelidade à Igreja a qual ele jurou servir no dia de sua ordenação sacerdotal. Estes atos provocaram forte escândalo e feriram a comunhão eclesial. Sua atitude é incompatível com as obrigações do estado sacerdotal que ele deveria amar, pois foi ele quem solicitou da Igreja a Graça da Ordenação. O Bispo Diocesano com a paciência e caridade de pastor, vem tentando há muito tempo diálogo para superar e resolver de modo fraterno e cristão esta situação. Esgotadas todas as iniciativas e tendo em vista o bem do Povo de Deus, o Bispo Diocesano convocou um padre canonista perito em Direito Penal Canônico, nomeando-o como juiz instrutor para tratar essa questão e aplicar a “Lei da Igreja”, visto que o Pe. Roberto Francisco Daniel recusa qualquer diálogo e colaboração. Mesmo assim, o juiz tentou uma última vez um diálogo com o referido padre que reagiu agressivamente, na Cúria Diocesana, na qual ele recusou qualquer diálogo. Esta tentativa ocorreu na presença de 05 (cinco) membros do Conselho dos Presbíteros. O referido padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves contra os dogmas da Fé Católica, contra a moral e pela deliberada recusa de obediência ao seu pastor (obediência esta que prometera no dia de sua ordenação sacerdotal), incorrendo, portanto, no gravíssimo delito de heresia e cisma cuja pena prescrita no cânone 1364, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico é a excomunhão anexa a estes delitos. Nesta grave pena o referido sacerdote incorreu de livre vontade como consequência de seus atos. A Igreja de Bauru se demonstrou Mãe Paciente quando, por diversas vezes, o chamou fraternalmente ao diálogo para a superação dessa situação por ele criada. Nenhum católico e muito menos um sacerdote pode-se valer do “direito de liberdade de expressão” para atacar a Fé, na qual foi batizado. Uma das obrigações do Bispo Diocesano é defender a Fé, a Doutrina e a Disciplina da Igreja e, por isso, comunicamos que o padre Roberto Francisco Daniel não pode mais celebrar nenhum ato de culto divino (sacramentos e sacramentais, nem mais receber a Santíssima Eucaristia), pois está excomungado. A partir dessa decisão, o juiz instrutor iniciará os procedimentos para a demissão do estado clerical para enviar a Roma o procedimento penal para sua “demissão de estado clerical”. Com esta declaração, a Diocese de Bauru entende colocar “um ponto final” nessa dolorosa história. Rezemos para que o nosso Padroeiro Divino Espírito Santo, “que nos conduz”, ilumine o Pe. Roberto Francisco Daniel para que tenha a coragem da humildade em reconhecer que não é o dono da verdade e se reconcilie com a Igreja, que é “Mãe e Mestra”. 

 Bauru, 29 de abril de 2013.
Por especial mandado do Bispo Diocesano, assino os representantes do Conselho Presbiteral Diocesano.
(Redação O Povo Online)

Santa Rosa: PSF de Ipu sofre arrombamento no final de semana


No final de semana de Ipu houve o arrombamento do Posto de Saúde da
Família da localidade de Santa Rosa, zona rural do Município de Ipu. Segundo informações bandidos teriam adentrado no recinto e por não terem
encontrado nada de valor  promoveram uma quebradeira no
prédio onde funciona a Unidade Básica de Saúde.

Os profissionais que trabalham no local, ao chegarem nesta segunda-feira (29/04), para realizarem os seus serviços puderam constatar o lamentável
fato. O enfermeiro Tarcísío Martins (foto acima) comunicou o acontecido
ao secretário de saúde Glaidson Martins que registrou um boletim de
ocorrência na Delegacia de Polícia Civil do Município.

O caso será agora investigado afim de punir os culpados que praticaram desse a ato de vandalismo contra o
patrimônio público municipal.

Com informações e Fonte: Rádio Regional AM

Foram conhecidos os oito finalistas da Copa Serra e Sertão de Pires Ferreira.

Cinco partidas movimentaram o fim de semana, com destaques para a goleada aplicada pelo Atlético de Olheiros diante do Flamengo de Croatá e ainda da vitória expressiva que classificou o Cruzeiro de Timbaúba. Confira abaixo os resultados, classificação e chaveamento das quartas de final.
Grupo A
Classificação
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
Flamengo (Marruás)
15
6
5
0
1
10
4
6
83
Botafogo da Lajinha
13
6
4
1
1
9
4
5
72
Brasil de Otavilândia
10
6
3
1
2
12
9
3
55
Cruzeiro da Timbaúba
10
6
3
1
2
5
6
-1
55
América da Aroeiras
8
6
2
2
2
2
4
-2
44
Portuguesa de Donato
3
6
1
0
5
2
6
-4
16
Juventus de Sra. Tereza
1
6
0
1
5
7
14
-7
5
Grupo B
Classificação
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
Atlético de Olheiros
14
6
4
2
0
19
1
18
77
Real Barça de Croatá dos Rodrigues
12
6
3
3
0
9
1
8
66
Beira Rio de Barros
9
6
2
3
1
11
6
5
50
Delmiro FC
8
5
2
2
1
7
5
2
44
Flamengo (Croatá dos Penhas)
7
5
2
1
2
12
8
4
38
Sobras de Otavilândia
4
6
1
1
4
6
21
-15
22
Palmeiras de Tabuleiro
0
5
0
0
5
2
21
-19
0

Na próxima quarta o Delmiro FC receberá o Palmeiras por um jogo atrasado da 6ª rodada, podendo mudar de posição em caso de vitória. Um triunfo a fará trocar de posição com o Beira Rio nos confrontos das Quartas. 

Chaveamento:

Quartas de Final
04/05 – Sábado
2ºB       Real Barça
X
3ºA     Brasil
Otavilândia
15:30
1
05/05 – Domingo
1ºA       Flamengo
X
4ºB  Delmiro FC
Otavilândia
15:30
2
11/05 – Sábado
2ºA      Botafogo
X
3ºB 
Beira Rio
Otavilândia
15:30
3
12/05 – Domingo
1ºB      Atlético
X
4ºA Cruzeiro
Otavilândia
15:30
4