Carnaval 2013 em Ipu terá bandas da Bahia, Fortaleza e Regionais, diz Tião Rufino

Tião Rufino chefe de gabinete do governo municipal confirma em entrevista ao repórter Artênio Sousa da FM Cidade do Programa Cidade com o Povo, as bandas da Bahia e Fortaleza no Carnaval de Ipu desse ano que tem como tema “Uma explosão de alegria”.

“As bandas são, bandas da Bahia, bandas regionais, bandas de Fortaleza, e eu acho que não deixa muito a desejar”, garantiu Tião Rufino.

Com informação Netcina
Áudio: Artênio Sousa (FM Cidade)

Ouça a entrevista

  • Leia também 

# Saiu a programação do Carnaval 2013: O anúncio das bandas apenas no dia 6 de fevereiro 
Carnaval de Ipu desse ano será feito em parceria entre Prefeitura e Blocos Carnavalescos

PM apreende arma de fogo após briga em rua da cidade de Ipu

Por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira (31/01), na cidade de Ipu/CE, a Polícia Militar recebeu denúncia anônima informando que estaria acontecendo uma briga em frente a uma residência no Bairro do Alto dos 14, e que um dos envolvidos, teria sacado uma arma de fogo e ameaçado matar o outro envolvido. 
De imediato os militares Cabo Soares, Cabo Sousa e Sd Ramos deslocaram até o local, onde encontraram o acusado já imobilizado pela a vítima que teria desarmado o individuo que havia sacado o revolver.

Os militares algemaram o dono da arma e aprenderam a arma, um revolver calibre 32 com numeração sem está raspada e capacidade de cinco tiros que estava desmuniciada. 

Foi dada voz de prisão em flagrante delito ao autor que depois de ser cientificado de seus direitos constitucionais foi conduzido para a Delegacia, juntamente com a arma de fogo. O fato ocorreu na Rua São Domingos Bairro Alto dos 14 e segundo a PM os motivos da discussão teria sido por conta do irmão da vítima está envolvido com o tráfico de drogas.
Na manhã de hoje a polícia prendeu o irmão da vítima com 13 pedras de crack e uma quantia em dinheiro de R$ 24 reais. O homem que foi preso com a arma de fogo é o jovem Romário da Silva Barbosa o “Romarinho” 24 anos.

Documentário: Conheça em Ipu a ‘Trilha da Lasca da Velha’ um belíssimo cenário da natureza

O IN apresenta para o mundo uma das mais importantes trilhas do município de Ipu, conhecida popularmente como “Trilha da Lasca da Velha” foi a muito tempo um veículo de escoamento de produtos como: óleo de mamona, coco, tapiocas, frutas em costas de animais, cebolas e alho, coentro e outros produtos similares.

Nos dias de hoje a “Ladeira de São Sebastião” como é chamada oficialmente é um dos principais pontos turistas pouco aproveitado pelo poder público da prática de espote de ecoturismo.

E para apresentar para o mundo essa maravilha da natureza situada no município de Ipu, o site aproveitando carona no evento promovido pela Ong Biodiversidade mostra com exclusividade todo o percurso encarado por aventureiros que enfrentam uma caminhada de proximidade 1 km de subida, descida e trilha reta.

Acompanha no vídeo abaixo.

 

A história

Ladeira da “Lasca da Velha”, oficialmente hoje conhecida como Ladeira de São Sebastião. Situa-se na Serra da Ibiapaba. Começa no local conhecido por “Quebradas” e se prolonga até as imediações da localidade de Riachão já nas proximidades de nossa cidade. 
O local em certos momentos se apresenta não muito íngreme, onde encontramos no seu percurso vestígios de um velho calçamento, cruzes de pessoas que por lá desapareceram e marcas dos Cavorteiros nas toscas pedras do trajeto da ladeira.

Era comum nas noites de sexta para sábado ou mesmo pela madrugada vermos os transeuntes comerciante descendo a ladeira com uma lamparina ou bibiana para fazer a iluminação do seu trajeto, não muito desconhecido era quando das festas religiosas na nossa Ipu, logo após as novenas as pessoas que vinham assistir os ritos sagrados da Igreja voltava com as suas luminárias na cabeça, assentido pelos ipuense que ficavam em suas calçadas vendo a écloga procissão de luzes rumo a nossa Serra. 

Uma panorâmica se descortina numa pedra grande que vamos denominá-la de Pedra do Descanso onde a visão é de uma bela raridade quando ao longe vislumbramos a nossa cidade. Vem oportunamente esta Trilha resgatar as nossas memórias e raízes não tão distantes, mas teen um enriquecimento Cultural e Turístico dos mais expressivos dignos de quem a conhece. A sua extensão é aproximadamente de 01 km. 
 (Dados: Professor Francisco Melo) 

Ceará tem a melhor taxa de geração de emprego desde 2009, diz Dieese


A taxa de geração de emprego em 2012 ficou em 1,5%, a melhor desde 2009, de acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgado nesta quarta-feira (30). O setor de comércio manteve o maior crescimento na geração de emprego, de 4,9%. Entre 2011 e 2012, o número de postos de trabalho na área cresceu de 370 mil para 388 mil. Já o setor de indústria da transformação teve queda de 1,6%.

Em 2012, a população economicamente ativa da Região Metropolitana de Fortaleza foi estimada em 1.819 mil pessoas, 28 mil a mais que em 2011. O número de desempregados também aumentou de 159 mil para 162 mil entre 2011 e 2012. De acordo com o Dieese, o adicional de 25 mil pessoas ocupadas, em número inferior ao de pessoas que entraram no mercado de trabalho da região (28 mil), resultou no acréscimo de 3 mil pessoas na situação de desemprego.

Em dezembro, a taxa de desemprego de Fortaleza ficou estável, em 7,7%. A taxa registrou forte alta na região de Salvador (de 14,1% para 16,6%). A elevação foi um pouco menor em São Paulo (de 9% para 10%) e bem pequena em Belo Horizonte (de 5,2% para 5,3%), em Porto Alegre (de 6,4% para 6,5%) e no Distrito Federal (de 11% para 11,1%).

No Brasil, a taxa anual média de desemprego no conjunto de sete regiões metropolitanas do país subiu para 10,5% em 2012, ante 10,4% em 2011, aponta nesta quarta-feira (30) a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e no Distrito Federal.

Em 2012, a variação média anual do nível de ocupação subiu 2%, com a criação de 384 mil novos postos. A indústria de transformação registrou perda de 21 mil postos (recuo de 0,7%); a construção, criação de 87 mil (alta de 6%); o comércio gerou 18 mil vagas a mais (alta de 0,5%) e o setor de serviços, 327 mil (com alta de 3%).

G1/CE

Roberto Carlos critica versão de “Esse Cara Sou Eu” da banda Aviões doForró: “eu acho uma falta de respeito”

Foto: Rede Globo/ Estevam Avellar
A romântica música “Esse Cara Sou Eu” do cantor Roberto Carlos está criando polêmica nos últimos dias. Isso porque, o programa Big Brother Brasil exibiu um vídeo do ex-participante Dhomini utilizando a versão da banda Aviões do Forró.

Conforme o Jornal O Dia, ao saber do fato o Rei notificou a Rede Globo para que o trecho do programa com a música fosse retirado do ar na Internet e proibiu uma nova veiculação da versão. “Eu acho uma falta de respeito alguém gravar sem pedir a autorização ao autor”, criticou.

Em entrevista coletiva que promove o show anual que faz em um navio, Roberto Carlos disse à imprensa que não liberaria outros artistas para gravar a música neste momento. “Não tenho restrição quanto à música ser cantada em shows, mas para alguém gravar, precisa pedir autorização, e eu não recebi nenhum pedido para ‘Esse Cara Sou Eu’. E não a liberaria agora, porque essa música na minha interpretação ainda não completou seu ciclo, não é o momento de ela ser regravada. Depois que passar um tempo, eu libero”, promete.

O disco com a música já vendeu dois milhões de cópias. Vale lembrar que “Esse Cara Sou Eu” embala os protagonistas Morena e Theo, da novela “Salve Jorge”.

Foto: Divulgação
Aviões do Forró declara que não gravou a música

De acordo com o Jornal O Dia, a assessoria da banda cearense ficou surpresa com o veto de Roberto Carlos e disse não ter gravado uma versão da música.

A banda comandada por Solange Almeida e Xand Avião argumenta que a gravação pode ter acontecido devido aos pedidos dos fãs durante shows. ” O que ocorre é que o grupo atende pedidos da plateia nos shows, em diversos festivais de música pelo País, e a maioria é transmitido via rádio ou televisão. Deve ter sido daí que veio essa gravação que colocaram no ‘BBB’”, justificou a assessoria da banda.

Diario do Nordeste

Polícia faz apreensão de produto falsificado que estaria sendo vendido em farmácias da cidade.

A Polícia Civil de Ipu realizou no final da tarde de ontem quarta-feira (30/01) uma apreensão da versão falsificada do medicamento natural conhecido em todo o Brasil com o nome AMARGO. O produto fraudado, trata-se de uma chá composto fabricado na cidade de Jaguaribe-CE, já o original é fabricado pela laboratório Natural Ervas e distribuído pela empresa Alimento da Vida.

O supervisor da empresa distribuidora do produto original, Rogério, comunicou à Policia de Ipu que foi detectada uma falsificação do chá sendo vendida em farmácias da cidade de Ipu. De acordo com ele a falsificação já atua na metade do estado do Ceará e há dois meses a empresa tenta apreender alguém que estivesse distribuindo o produto para que eles consigam chegar até a indústria clandestina que produz a falsificação, que segundo ele é feita em um laboratório clandestino “Muitas das vezes a fabricação desse produto falsificado é feita sem nenhuma condição de higiene” Rogério diz ainda que a pessoa que consumir o produto falsificado poderá ir a óbito. “Pois não tem registro em órgão competente algum, onde eles tem até indicação na caixa que por lei não pode existir a não ser que seja um medicamento, como não é o caso.” Ressalta.

O amargo original é o da esquerda com a cor do nome amarelo.

As principais diferenças entre a apresentação do produto original e o medicamento falsificado são: No produto original, do frasco branco com o nome em alto relevo e fabricado pelo laboratório Natural Ervas e composto por chá misto de carqueja, camomila, chá verde e hortelã-pimenta. Já o produto falsificado que é fabricado na cidade de Jaquaribe-CE é um chá composto e existe uma grande diferença entre as embalagens como podemos notar claramente na foto acima.

A Polícia Civil chegou ao produto depois de uma investigação do inspetor Iranildo que encontrou uma caixa do produto falsificado com um representante que iria entregar em uma Farmácia da cidade. O representante alegou que o produto não seria dele que o mesmo estaria apenas transportando-o. A Policia irá investigar o caso.

No verso da falsificação tem indicação o que por lei é proibido para esse tipo de produto

Homem é encontrado morto em Riacho no distrito de Várzea do Giló

Foto Ilustrativa

Por volta das 16h30min de ontem, terça-feira, (29/01), a guarnição da policia militar de Ipu foi acionada a se deslocar a localidade de Sítio Santo Antônio no Distrito de Várzea do Giló, as margens do Riacho Ipuçaba, onde segundo informações de populares haviam localizado o corpo de um homem que provavelmente teria sido vítima de afogamento.

Ao chegar no local o corpo foi identificado como sendo Edvar Rodrigues Barbosa, 51anos que segundo familiares sofria de problemas com álcool.

A perícia do IML de Sobral foi acionada e realizou os trabalhos de praxe, liberando o corpo em seguida para sepultamento.

Cartaz oficial da Copa do Mundo 2014 é apresentado

O cartaz oficial do Mundial no Brasil foi lançado na manhã desta
quarta-feira (30). Último símbolo visual da competição a ser lançado,
ele foi apresentado em evento no Rio, que contou com a presença dos recém-empossados embaixadores da Copa do Mundo Fifa 2014.
O evento contou com quatro campeões mundiais (Amarildo, Carlos
Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo) e a craque do futebol feminino Marta,
além do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke,.
Elaboração
Ele foi elaborado pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.
A escolha da peça vencedora foi feita por uma comissão julgadora de
alto nível, formada também pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo
presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero
Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
Segundo o comunicado
publicado no site da Fifa, a criação “retrata a beleza e a diversidade
do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de
emoção. O conceito criativo por trás do cartaz – ‘Todo um país a serviço
do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada’ – foi o
que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em
toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores
disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil”.
Opiniões sobre a peça
“O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil.
A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de
visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começará em 498 dias. Com
muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio,
assim como o fascínio gerado pelo futebol”, explicou Valcke.
“Tenho certeza de que o povo brasileiro se sentirá bem representado
assim que conhecer o cartaz. Estamos orgulhosos deste símbolo tão
importante da Copa do Mundo da FIFA, que também mostra a paixão pelo
futebol que existe em nosso país”, afirmou Bebeto.
“O cartaz oficial é um passo importante para apresentar o Brasil e a
Copa do Mundo da FIFA tanto no próprio país-sede quanto no exterior. É
importante passar a imagem de uma nação que é moderna, inovadora,
sustentável, feliz, unida e, é claro, apaixonada pelo futebol”, explicou
o ex-craque Ronaldo.
Diário do Nordeste

Primeiro dia letivo do Instituto Kairós – Um começo para entrar para a história: VIM, VI E VENCI!

O Instituto Kairós iniciou hoje, 21 de Janeiro, seu aguardado ano letivo de 2013.

Exatamente as 7:00h da manhã os portões foram abertos e uma “avalanche” de alunos adentraram às dependências do Instituto para o seu primeiro dia de aula. Foi uma manhã de muita expectativa, especialmente para o ENSINO MÉDIO. Os alunos foram brilhantemente acolhidos pela Diretora, Prof. Núbia, pelo Coordenador do Ensino Médio – Prof. José Palmeira, Coordenadoras do Ensino Fundamental I e II: Profa. Rosângela Jorge e Profa. Elisângela Fernandes, bem como pelos demais Professores e equipe técnica.

Ressalte-se que o Ensino Médio estreia um “Super Projeto” que visa levá-los “ao banco da universidade” em 2015. Foram acolhidos com uma linda blusa com as palavras do imperador romano Júlio César, “Vim, vi, venci” que norteiam o desejo conjunto de todos os que fazem a instituição de ensino. Para melhor entender o espírito com que preparamos para nossos educandos, refletimos o seguinte texto: 
“VIM, VI, VENCI.” 
 (Caio Júlio César – Imperador Romano) 
 Júlio César foi um dos mais célebres imperadores romano, não menos célebre ainda foi sua declaração: “Veni, vidi, vici”. A fama do declarado não reside apenas no fato de ter uma simples e bela estrutura semântica. Ela é uma “simples” oração composta. Simples no pleno sentido da palavra, já que poucos imaginariam construir uma oração composta em que seus elementos constitutivos não estivessem de alguma maneira coordenados ou devidamente subordinados a alguma coisa. É um caso raro de três orações com apenas três verbos! Uma beleza sintática sem dúvida! 
Não obstante, o contexto histórico situacional eleva tal declaração a um nível ainda mais admirável. De todas as batalhas, saiu vencedor cinco vezes. Um dos seus primeiros triunfos e o mais belo foi, com certeza, o das Gálias. Já em sua vitória triunfal no Ponto, ordenou que fosse inscrito nos troféus as três palavras de nossa consideração. 
Não foi por acaso nem por pura beleza estilística que resolvemos fazer nossas estas palavras para com elas lhes dar boas vindas. Mas foi porque entendemos que você, caro aluno do nosso 1º ANO do ENSINO MÉDIO, tem pela frente “BATALHAS DE TITA͂S”, “DESAFIOS HOMÉRICOS”. Em nenhum momento será fácil para você, assim como não o foi para Júlio César. Você terá MUITAS batalhas para travar nestes três anos que hora se iniciam, com a certeza antecipada, porém, que, diferente de Júlio César, você já É UM VENCEDOR! Você VEIO, analisou o nosso projeto e VIU que temos a melhor
proposta, a melhor estrutura e todo o suporte necessário para fazer de você um guerreiro implacável na busca do “conhecimento que é nossa paixão”. 
NÃO TENHA DÚVIDA – faremos de você um “VENCEDOR”! Estaremos ao seu lado em TODOS os momentos desta Epopeia. Queremos levá-lo do “banco do Instituto para o banco da universidade” de onde esperamos ouvir seu “GRITO DE PAZ” – VENCI!
Galeria de Fotos

Saiu a programação do Carnaval 2013: O anúncio das bandas apenas no dia 6 de fevereiro

A prefeitura municipal de Ipu, divulgou agora a pouco a programação do Carnaval 2013 o anúncio oficial das bandas que farão parte das atrações do carnaval só serão oficializadas após a conclusão do processo licitatório marcado para o dia 6 de fevereiro.
Em reunião com a imprensa e a equipe que organizará o carnaval desse ano o prefeito municipal disse que a demora em lançar o edital para as empresas que irão contratarar as bandas foi devido as incertezas se o município teria ou não condições de realizar o evento.
A programação está sendo divulgada no site oficial da Prefeitura Municipal de Ipu.
Veja 
  • Sexta dia 08/02
21:00h –  Encontro dos Blocos – Praça da Estação
  • Sábado dia 09/02
14:30h –  Carnaval na Bica do Ipu
22:00h – Carnaval na Praça da Estação
  • Domingo dia 10/02
14:30 – Carnaval na Bica do Ipu
16:00 – Carnaval das Crianças – Praça Pedro César Tavares
17:00 – Carnaval Cultural – Praça da Rodoviária
22:00 – Carnaval na Praça da Estação
  • Segunda dia 11/02
14:30h – Carnaval Bica do Ipu
22:00h – Carnaval na Praça da Estação
  • Terça dia 12/02
14:30h – Carnaval na Bica do Ipu
16:00h – Carnaval das Crianças – Praça Pedro César Tavares
22:00h – Carnaval na Praça da Estação