CBDE: Prefeito eleito participa em Natal de reunião do conselho sul-americano de desporto

Encontrasse em Natal-RN o prefeito eleito de Ipu que também atualmente preside a Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, Carlos Sérgio Rufino Moreira (PCdoB) participando em Natal de reunião do conselho sul-americano de desporto.
O evento internacional aconteceu no Hotel Pestana que fica próximo a Ponta Negra no Rio Grande do Norte em Natal e conta com a participação da governadora Rosalba, o Ministro do Esporte do Brasil Aldo Rebelo e demais ministros dos países Sul-americanos.
A abertura oficial dos Jogos Sulamericanos Escolares 2012 acontecem nesta
sexta-feita (30/11), às 19h, no Ginásio Central da UFRN, e as competições
seguem até 6 de dezembro.

* com informações do próprio Sérgio Rufino via Facebook
Fotos: Postadas pelo prefeito eleito em sua página da Rede Social

Ministério Público pede o afastamento do prefeito e o bloqueio das contas da Prefeitura de Ipu

Na tarde da última, quinta-feira, (29/11), o Ministério Público deu entrada em um pedido de afastamento do prefeito recém empossado Henrique Sávio Pereira Pontes (PMDB) e no bloqueio dos recursos das contas da prefeitura. De acordo com o Técnico do Ministério Público o pedido é baseado em atrasos salariais e caberá agora o Poder Judiciário atacar ou não o pedido.
De acordo ainda com o Ministério Público a ação já vem a um certo tempo sendo formulada e baseasse em atrasos salariais de servidores públicos municipais. 
Além do pedido de afastamento e o bloqueio das parcelas dos recursos o MP pede também o pedido de bloqueio de bens do atual prefeito.
Mandado de Segurança.
O Mandato de Segurança interposto pelo vice-prefeito Dr. Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa (PMDB) que tem por finalidade reverter o julgamento da última terça-feira (27/11) que deu o direito a Sávio Pontes de retornar a prefeitura municipal de Ipu terá um novo julgamento, marcado para o próximo, dia 05 de Dezembro, em Brasília-DF. 

Acidente de trânsito provoca ataque de abelhas em BH


Um acidente de trânsito provocou um ataque de abelhas, na tarde desta sexta-feira (30), em Belo Horizonte. Um ônibus coletivo, que transportava 15 pessoas, bateu em um poste onde havia uma colmeia, na Rua Palermo, no Bairro Bandeirantes, na Região da Pampulha. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista teria passado mal e perdido o controle da direção.

De acordo com a corporação, o poste tombou sobre o veículo, e a colmeia foi destruída, provocando a saída das abelhas. Sete pessoas foram picadas e encaminhadas para o Hospital Odilon Behrens e para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Pampulha.

Por medidas de segurança, a colmeia será exterminada pelo Corpo de Bombeiros. Por volta das 17h, os militares ainda não haviam conseguido eliminar o enxame, que estava resistente à fumaça e ao álcool lançados sobre os insetos. Segundo a corporação, em casos como este, é necessário esperar até o anoitecer para que as abelhas se acalmem, e o procedimento possa ser concluído.

Devido ao tombamento do poste, a região ficou sem luz. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que cerca de 150 consumidores foram afetados. O trabalho para restabelecimento da energia somente será iniciado quando o enxame for removido do local.

Alerta de Golpe: Falso cobrador estaria cobrando mensalidade de Radio Católica

A paroquia alerta a população para um golpe que esta sendo aplicado no município de Ipu, segundo o pároco da cidade uma pessoa, não identificada, estaria indo em residências de católicos cobrando, em nome da paroquia, mensalidades de ex-associados da Rádio Catedral FM.

A emissora esta fora do ar desde fevereiro desse ano e segundo a paroquia, e atualmente nenhuma cobrança esta sendo feita pela mesma. O pároco Padre Raimundo Nonato orienta a quem receber a visita de algum cobrador em nome da Radio Catedral FM, não pagem nenhum valor e procure imediatamente a policia para denunciar o falso arrecadador.

O fato só foi descoberto por quê uma senhora (identidade preservada) teria recebido a visita do suposto cobrador e após pagar a mensalidade o indivíduo ficou de voltar para devolver um troco o quê acabou não acontecendo. Após ligar para a Paroquia para reclamar do troco, foi que a mesma descobriu que teria caído em um golpe.

Entenda a Noticia

A Radio Catedral FM era uma emissora comunitária da Paroquia de Ipu mantida pela doação de católicos, desativada em fevereiro desse ano, depois que o Ministério da Comunicação derrubou a liminar que mantia a emissora no ar. Desde então foram canceladas todas as cobranças dos sócios que contribuíam para que a radio funcionassem.

Vereadores realizam última sessão ordinária do ano com aprovação de dois projetos

A Câmara de Vereadores de Ipu realizou na manhã desta sexta-feira, (30/11), sua
última sessão ordinária de 2012. Dois projetos de leis um do executivo (Dr. Luiz de Gonzaga) e outro do legislativo (Mesa diretora), foram aprovados durante essa última sessão.
Vereadores que compõe a Câmara Municipal de Ipu (2009-2012)
Os vereadores aproveitaram o espaço para
agradecer e se despedir do ano que se finda. Para os vereadores Nonato Martins e Carmem Pinto essa foi a penúltima sessão já que os edis não disputaram o último pleito. 
Penúltima sessão porque  foi marcada para a próxima sexta-feira uma sessão extraordinária para que seja colocado em votação o projeto de lei nº 018/2012 do prefeito Sávio Pontes, que reajusta os salários do servidores públicos para o salário mínimo nacional vigente, como também aumenta os vencimentos dos médico, fonoaudiólogos e advogados aprovados em concursos públicos. O vereador Carlinhos da Várzea pediu visto do projeto e os outros vereadores acataram o pedido, ficando assim para ser votado em sessão extraordinária.
Os dois projetos aprovados durante esta sessão foram: O primeiro aprovado por unanimidade de autoria do executivo enviado pelo prefeito até pouco tempo em exercício Dr. Luiz, projeto nº 017/212 que trata sobre a renomeação do parágrafo primeiro e incluído o parágrafo segundo ao Art. 1º da Lei Municipal nº. 225/2009 de 9 de junho de 2009, que trata sobre as alineação, concessões e permutas dos bens públicos que dependerá de autorização legislativa aprovada por maioria de 2/3 dos membros da Câmara. A vereadora Efigênia Mororó apresentou uma emenda incluindo um paragrafo no qual determinava a dispensa nos casos de doações exclusivas para fins assistências ou quando houver interesse público relevante, nesse caso que haja também autorização aprovada por maioria de 2/3 da Câmara. Clique aqui para ver a emenda.
O segundo de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipu que cria o crédito de Verba de Desempenho Parlamentar – VDP, correspondente a 30% do valor do subsídio fixado para o Vereador da Câmara Municipal de Ipu, aprovado por 7 X 1, votou contra o projeto a vereadora Arlete Mauricéia, por entender que não tinha parecer do TCM. A VDP será usada pelos vereadores em exercícios, para custear despesas como: Transportes; Publicidades, Comunicação e Assessoria Jurídica ou parlamentar.
Leia os projetos na íntegra clique para ampliar
Clima de Natal 
Após os discursos, debates e votações, vereadores, funcionários e o público presente na Câmara Municipal realizaram um pequena confraternização de Natal. Logo depois foi servido aos presentes um Almoço.
Galeria de fotos da última sessão ordinária do ano.

Em meio à estiagem, chove em 24 municípios do Ceará

Na madrugada desta sexta-feira (30), choveu em 24 municípios cearenses. A maior chuva foi registrada na cidade de Assaré, Região do Cariri, com 36 milímetros.
A segunda aconteceu em Iguatu, na Região Centro-Sul, com 12 milímetros.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas são comuns e ocorrem devido a um “forte ciclone de altos níveis”. A previsão é que nas próximas 72 horas ocorram mais chuvas isoladas em todo o estado. Os outros quatro municípios que mais receberam chuvas foram Assaré (10.0), Saboeiro (7.0), Choró (3.0) e Antonina do Norte (2.8).

Na Região Metropolitana de Fortaleza, também choveu. A maior quantidade aconteceu em Eusébio com 4 milímetros, seguido de Maracanaú com 1.5 milímetros.

CHUVAS EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO CARIRI
Missao Velha – 16.0
Barbalha – 15.5
Farias Brito – 15.0
Varzea Alegre – 10.4
Juazeiro Do Norte – 10.0
Santana Do Cariri – 4.4
Lavras Da Mangabeira – 4.0

G1

Santa Quitéria: 16 pessoas são assaltadas na estrada de Lisiêux

Na manhã desta sexta-feira(30), já por volta das 05h30min, um veículo que se deslocava da sede do distrito de Lisieux em Santa Quitéria transportando aproximadamente 16 pessoas para trabalharem na Empresa Gredene na cidade de Sobral, foi bloqueado por dois elementos a altura da entrada da Fazenda Ubá, na Ce 465 na ligação da sede do distrito a estrada de Sobral e levaram todos os pertences dos ocupantes do veículo. 
Segundo informações de populares, os dois bandidos armados de revólveres e que colocaram os pedaços de madeira na estrada forçando a parada do carro, eram elementos nervosos e sem piedade que chegaram a atirar para amedrontar os passageiros, onde no meio destes existiam mulheres grávidas e por pouco não aconteceu o pior.
A população de Lisieux pede socorro as autoridades competentes, pois colocaram policiamento pouco tempo no distrito como se fosse uma espécie de enganação aos moradores.
A polícia foi acionada, mais até o fechamento desta matéria os moradores nos informaram que a viatura ainda não tinha comparecido ao loca do sinistro.

 Fonte: Santa Quitéria Notícias

Em clima natalício, deu inicio agora a pouco a última sessão ordinária

Deu inicio ás 9h na Camara Municipal de Ipu a última sessão ordinária do ano, na ordem do dia será colocado em pauta o projeto nº. 017/2012, que trata sobre a alienação, sobre bens públicos e o projeto nº. 018/2012 que concede reajuste de vencimentos aos servidores públicos municipais.

Encerra-se hoje sexta-feira (30/11) o 2º período legislativo e os mandatos e legislaturas dos edis, Carmem Pinto (PRB) e Nonato Martins (PRP).

Maiores detalhes ainda hoje aqui no Ipu Notícias.

Universitários em Ipu reclamam da falta de ônibus e dos descasos dasautoridades

O estudante de medicina Fernando Lopes mostra por meio de depoimentos em seu Blog/Netcina, o drama vivido pelos os universitários de Ipu, que sofrem nos últimos dias devido a falta de ônibus para transporta-los para Sobral.

Leia a postagem abaixo o que diz o Bloqueiro, que é estudante universitário na Bolívia sobre o drama vivido pelos universitários de Ipu.

“Enquanto uns lutar para ter no poder o político que eles desejam… Os universitários só querem ter o direito de estudar! Entra governo e sai governo (estadual e municipal) e a situação dos universitários de Ipu, não muda. Em época de eleição é sempre a mesma lenga-lenga: “vocês representam o futuro da nossa cidade!”, dizem os candidatos. Com o termino do período eleitoral: “ensino universitário não é da competência do governo municipal”, avisa quem está no poder. A foto abaixo representa bem o modo como os políticos de Ipu enxergam os nossos universitários.

Esta é uma realidade que precisamos mudar e vamos lutar para que a situação seja resolvida. “

“É muito triste ter que passar por palhaços para essas autoridades, que nunca se sensibilizam pela causa. E depois, saem falando que se preocupam com a educação”, diz o universitário G.A.S.

“Creio eu, já que vivemos neste município e o mesmo não possui uma universidade, o mínimo que nossos gestores poderiam oferecer é um transporte pra Sobral”, reivindicou o universitário B.V.

“Não vamos à Sobral brincar nem passear não, vamos estudar, todos com o mesmo objetivo, ter uma boa formação profissional, mas infelizmente não depende só de nós universitários, depende das autoridades também, mas esta, pelo que percebo, não está muito preocupado com essa causa não. Até porque quando nos formarmos, muitos irão trabalhar pelo próprio município, mas eles vem com o mesmo discurso de sempre, o município não tem obrigação de ceder ônibus para os universitário. Discurso pobre, sem perspectiva de futuro. Por isso que o Ipu só faz regredir”, lamentou a universitária L.M.

“Engraçado…. na campanha eleitoral os universitários eram o futuro do Ipu, hoje nós não somos mais responsabilidade do município”, protestou a universitária N.A.

“No meu tempo, começamos numa F-1000 vinho (quem dirigia era o Seu Zé Lins); passamos para D-20, e ainda, depois do período eleitoral, chegamos a andar de pau-de-arara, daqueles do estilo romeiro de São Francisco. Lembro quando tivemos que ver duas amigas de apartamento serem barradas no carro por que não tinham votado no candidato do prefeito. Eu quase morri de tanta vergonha por elas. Já está mais que na hora (afinal esse episódio já tem 16 anos!) de lutarmos pelo direito à educação, pois essa história de dever favor a político porque eles “não têm obrigação com o transporte do estudante do ensino superior” já não dá mais pra engolir!”, relatos de uma ex-universitária L.F.

“Uma juventude politizada e articulada não sabe o poder que tem. Mas um dia quando falamos em criar a Associação dos Estudantes Universitários, no intuito de adquirirmos mais representatividade para lutar pelos nossos direitos, recebemos um recado vindo da Prefeita da época, e que até hoje me causa náuseas quando lembro do recado, curto e grosso, que dizia que, se não parássemos com essa bobagem de associação, ela suspenderia imediatamente o ônibus. Na hora me veio uma revolta, uma vergonha de estar presenciando uma atitude ditatória e cruel daquela. Me senti impotente e com vergonha de ter uma Prefeita Madrasta que teve a ousadia de cercear nosso livre direito de Associação com uma ameaça em recado por terceiros. Mas se o mundo muda, porque o Ipu não haverá de mudar?”, relatos do ex-universitário S.C.B.

Blog Netcina/Luiz Fernando

Filha de PM flagrada na escola com a arma do pai

Uma adolescente de 17 anos foi detida, no começo na manhã de ontem, quando tentava entrar na escola em que estuda, portando um revólver calibre 38, que pertence a seu pai – um policial militar. Segundo informações da Polícia, a aluna chegou atrasada ao Colégio Onílio Porto, no Conjunto Prefeito José Walter e foi barrada, quando a diretora foi ao portão resolver o problema, percebeu a arma na bolsa da adolescente.

A gestora tomou a bolsa da garota e acionou a Polícia. O Ronda do Quarteirão esteve no local, e conduziu a aluna até a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde ela foi ouvida pela delegada titular da especializada, Yolanda Fonseca. Segundo esta, a garota disse que tinha levado a arma para o colégio para assustar os colegas.

O revólver foi apreendido e enviado para a Perícia. A adolescente foi autuada por porte ilegal de arma, e liberada. O pai dela assinou um termo de responsabilidade e deverá apresentá-la, hoje, na Promotoria da Infância e da Juventude.

Diario do Nordeste