Polícia Militar de Ipu muda de comando

Depois de dez meses à frente do Destacamento de Polícia Militar da 2ª companhia do 3º BPM em Ipu, o subtenente Chagas Marinho Neto (M. Neto) deixa nossa cidade e assume o destacamento de Polícia de Carnaubal.
O subtenente vinha desempenhando em Ipu um ótimo trabalho à frente do batalhão, através do trabalho dele vários traficantes foram presos em operações policiais e muitos bandidos estão atrás das grades, através do excelente trabalho que vinha fazendo na cidade de Ipu.

O comandado da Polícia Militar de Ipu será ocupada pelo novo comandante, Tenente Silveira que é de Fortaleza. O estratégica de cunho operacional da troca de comando da PM de Ipu foi feita pelo Major Paulo de Tasso, novo comandante da 2ª Cia do 3º BPM.

O Ipu conta com um efetivo de 9 policiais para manter a ordem e a segurança. O novo comandante já trabalhou em Ipu e contará com o auxílio da Guarda Municipal, Pró Cidadania e manterá a parceria com Polícia Civil para que tudo transcorra dentro da normalidade em prol do município de Ipu. Cinco novos policiais são esperados para aumentar o efetivo de Ipu.

Breve Histórico

Subtenente M. Neto assumiu o comando do pelotão em maio de 2011, vindo da Força Tática de Tianguá-CE, recebeu do comandante da 2ª Cia/3º BPM a missão de resgatar a paz e a tranquilidade ao nosso município que vinha atravessando um momento bastante crítico, onde assaltos, arrombamentos e tráfico de drogas estavam tomando conta dos jovens. O trabalho em parceria com a Polícia Civil e o apoio incontinente do judiciário, além dos órgãos municipais contribuiu para o sucesso das operações e os resultados positivos apareceram.

Do Site

O subtenente M. Neto fez sua parte, enquanto esteve a frente da polícia militar aqui no Ipu e a ele nossos sinceros agradecimentos e votos de boa sorte em sua nova empreitada.

Paróquia de Ipu realiza Via Sacra em ruas da cidade


Revivendo uma tradição milenar da Igreja Católica, a Paróquia São Sebastião de Ipu realizou neste sábado, dia 30, às 18h30, uma Via Sacra em preparação à Semana Santa que se aproxima. A inovação ficou por conta do trajeto e prédios ligados a saúde, relembrando a Campanha da Fraternidade desse ano, “Fraternidade e Saúde Publica”.

A procissão saiu da Escola Valdemira Coelho, antiga José Lourenço e em seguida, o público percorreu o caminho das 14 estações que narra a condenação, paixão e morte de Cristo que percorreu vários bairros da cidade; Canudos, Corte, Monsenhor Moraes, Nova Aldeota e Centro.

Agentes do Pró Cidadania e jovens Escoteiros Águias do Ipuçaba acompanharam todo o trajeto orientando o tráfego nos locais. “A Via Sacra nos relembra o imenso amor de Cristo por cada um de nós”. disse o Pároco de Ipu Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva.


Durante a Via o público enfrentou vários problemas como: buracos, falta de iluminação pública e esgoto a céu aberto, problemas esses que o pároco fez questão de mencionar, pois segundo ele se referem diretamente a Campanha da Fraternidade desse ano, “Saúde Pública”.

Programação da Semana Santa em Ipu

clique para ampliar

Informações: Paróquia de Ipu.com.br

Entenda o significado das missas da Semana Santa.

Domingo de Ramos abre os sete dias de orações, hinos e procissões.
Vela com símbolos religiosos e letras gregas é abençoada no sábado santo.
Até a Sexta-Feira da Paixão e o domingo de Páscoa, muitos outros rituais e missas são celebrados pela Igreja Católica. Segundo o padre José Antônio Aparecido Pereira, 68, vigário episcopal da Arquidiocese de São Paulo, em entrevista ao G1, antes das datas mais lembradas da Semana Santa acontecem mais de cinco missas. “A semana inteira é de reflexão e oração.”

Entenda o que acontece em cada dia da semana de Páscoa e o significado das missas:

Domingo de Ramos (1º de abril)

A entrada de Jesus na cidade de Jerusalém é representada neste dia. “Na época, como explica a Bíblia, ele monta em um jumento e é recebido por centenas de pessoas com ramos de oliveira e palmeiras nas mãos.” O domingo começa com uma procissão de fiéis cantando hinos e carregando ramos. Ao chegar à igreja, uma missa é celebrada com leitura de trechos bíblicos sobre o sacrifício de Jesus Cristo.

Segunda, terça e quarta-feira santas (2, 3 e 4 de abril):
Nas missas celebradas nos três dias, os fiéis pedem a Deus bons frutos na vida pessoal e religiosa e são lidos trechos bíblicos sobre a salvação.

Quinta-feira Santa (5 de abril)

Pela manhã, o bispo se reúne com os padres na chamada Missa da Crisma – em São Paulo, esta missa acontece na Catedral da Sé (centro). Nela, ele irá abençoar ou consagrar os três óleos santos. O óleo consagrado é o do sacramento da Crisma, na qual o fiel confirma publicamente a sua fé cristã e sua ligação com a Igreja Católica. Neste rito, o padre impõe as mãos sobre o fiel, invocado o Espírito Santo, e o unge com óleo. Os outros dois óleos, o do batismo e o dos enfermos, são abençoados.

À noite, a Igreja celebra a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação. Nela, Jesus irá instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, chamado pela Igreja Católica de Eucaristia. Nesta celebração, não se toma vinho nem come-se pedaço de pão. Em algumas paróquias, explicou o padre, um pedaço de pão caseiro abençoado é dado de lembrança aos fiéis.

Depois, acontece a missa do lava pés, na qual 12 pessoas são escolhidas aleatoriamente para que o padre lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos lavando os pés deles.

Sexta-feira da Paixão (6 de abril)

“Jejum e abstinência de carne são os princípios deste dia.” Exatamente às 15h, considerada a hora nona pela Bíblia, os fiéis se reúnem para celebrar a paixão e a morte de Cristo. O rito tem quatro momentos, o momento da paixão anunciada, envocada, venerada e comungada.

Na paixão anunciada, são lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento que falam sobre o sacrifício de Cristo. Na paixão envocada, longas séries de preces são feitas pelas necessidades do mundo e da Igreja. Depois, os fiéis formam uma fila e vão um a um beijar a imagem de Cristo crucificado – é o momento da paixão venerada. Na quarta e última parte, os fiéis recebem a hóstia.

Algumas igrejas e paróquias, segunda o padre da Arquidiocese de São Paulo, fazem uma procissão do enterro de Cristo. “Esta tradição pretende lembrar do momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultam.”

Sábado Santo (7 de abril)

Durante o dia, não há missa. “É momento de silêncio e oração.” Só no período da noite é que acontece a vigília pascal. “Uma longa celebração, na qual o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal”. Ela, que representa Jesus ressurreto, é toda decorada com símbolos religiosos, como o da primeira e da última letra do alfabeto grego – Alfa e Ômega. Elas, explica o bispo, indicam que Jesus é o início e o fim de tudo, como ensina a Bíblia. Cinco cravos representando os cincos ferimentos na cruz – dois nas mãos, dois nos pés e um na lateral do corpo – e o ano de 2012 também são inscritos na vela.

Logo em seguida, o padre abençoa a vela com orações e entra na igreja, que está toda apagada. Neste momento, cada pessoa acende a sua vela a partir da que passa pelo corredor principal nas mãos do padre. Quando a igreja já está toda iluminada com as velas dos fiéis, o padre chega ao altar e canta o hino “Precônio Pascal” para celebrar a vigília e se preparar para a Páscoa – a ressurreição.

Após uma leitura da Bíblia, acontece a liturgia batismal. “A água do batismo é abençoada e, em algumas comunidades, adultos e crianças são batizados.” A missa termina com os fiéis cantando hinos sobre a ressureição.


Domingo de Páscoa (8 de abril)

Para encerrar o período da quaresma, os 40 dias estipulados pela Igreja Católica para que o fiel se prepare para o ápice da Semana Santa, a ressureição, missas são celebradas com hinos e trechos bíblicos sobre a ressureição.

Segundo o bispo, em algumas igrejas, existe o costume de fazer procissões simbolizando o encontro de Jesus com os discípulos. “As mulheres levam a imagem de Maria; e os homens, a imagem do Cristo crucificado para lugares diferentes. Quando as duas imagens se encontram, os fiéis aplaudem e cantam hinos de vitória.”

Malhação de Judas

“A malhação não tem nada a ver com a vida da Igreja”, explica o bispo Aparecido Pereira. A malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição trazida pelos portugueses e espanhóis na qual um boneco, do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal é arrastado pelas ruas e queimado.
G1

Palestra PROERD para os Pais nas cidades de Guaraciaba do Norte e Hidrolândia

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. O PROERD tem o objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Esta semana ocorreram alguns eventos do PROERD em Guaraciaba do Norte e Hidrolândia, sempre sobre o comando dos Sd.s, PM Miranda e Fabrício.

Guaraciaba do Norte – No dia 28 de Março 2012 no Auditório da Escola D. Pedro I, foi realizada uma palestra informativa sobre os perigos das drogas e sua prevenção. Os palestrantes foram os educadores sociais PROERD Sd.s, PM Miranda e Fabrício. O evento contou com uma grande participação dos pais que lotaram o auditório, e com muita atenção todos prestaram atenção aos conselhos de como manter os seus filhos longe das drogas.

Hidrolândia – No dia 29 de Março 2012, pela manhã, foi a fez do município receber o evento que aconteceu na Escola Adail Freitas Marinho, onde foi realizada uma palestra informativa sobre os mesmos temas da cidade serrana, o perigos das drogas e sua prevenção e contou com os mesmos palestrantes citados anteriormente.

A palestra foi apreciada pelo Secretário de Educação do Município Prof. Henrique César, pelos núcleos Gestores das Escolas Olcino, Maria Mirian, Walter Marinho e Adail Freitas, que comporão a mesa honra.

Com uma grande quantidade de pais a palestra foi bem interativa tendo participação e uso da palavra do Dr. Antonio Branco advogado e blogueiro local, e do secretário de Educação Sr. Henrique que enobreceu muito o trabalho preventivo do PROERD e dos PMs Educadores Sociais Miranda e Fabrício.

Distrito de Irajá em Hidrolândia – Já no período da tarde, o evento se deu no Centro Educacional Rural, (CERU) onde ocorreu uma palestra informativa sobre o tema já mencionado e com os também mencionados palestrantes.

Estiveram presente ao evento o Secretário de Educação sr. Henrique César, a palestra foi um sucesso, pois além de ser uma palestra informativa foi também uma aula inaugural onde o distrito de Irajá foi colocado no mapa das comunidades atendidas pelo PROERD, ficando a população muito grata pela implantação do programa.

A participação da comunidade de Irajá foi muito marcante, todos se mostraram muito felizes por está recebendo o PROERD em sua comunidade.

Netcina

Decisão do STJ ‘esvazia’ Lei Seca, diz advogado

A decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de aceitar como prova de embriaguez no trânsito apenas os resultados obtidos por meio de etilômetro (bafômetro) e exames de sangue vai “esvaziar” a Lei Seca, em vigor desde junho de 2008. Para o advogado criminalista Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), a decisão inutiliza os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que instituem a Lei Seca. “Agora, com a decisão do STJ, só poderá ser condenado o motorista que se submeter ao exame de sangue ou ao bafômetro”.
Até então, os magistrados de todo Brasil poderiam usar como prova de embriaguez ao volante o relato de testemunhas e também o Termo de Constatação de Embriaguez (TCE) redigido pela autoridade policial que atendesse o caso. No entanto, a partir de agora, apesar dessas “provas” servirem para a esfera administrativa da infração, já não podem ser levadas em conta nos casos de processos criminais.

Correio do Estado.

Câmara aprova novo piso salarial do professores e mais três projetos para educação de Ipu


Durante a 9ª sessão ordinária do 1º período legislativo realizada na Câmara Municipal de Ipu, foi apresentado aos vereadores cinco projetos de lei, em forma de mensagens pelo Prefeito de Ipu, que tratam sobre a educação do município, quatro aprovados um foi adiado para a próxima sessão.

Os quatro projetos aprovados tratam sobre: Alteração do Artigo 17 da lei 256/2009 que dispõe da restruturação do plano de cargos e careiras do magistério da educação básica (006/20 12); Nucleação das escolas, reorganização da rede de ensino municipal (007/2012); Alteração do anexo 3 tipificação das escolas municipais e respectivos cargos comissionados a que se refere o artigo 47 da lei nº 197/2009 (008/2012) e Novo Piso Salarial dos Professores (004/2012).


Dos quatros projetos dois foram aprovados por unanimidade o nº 004/2012 e o nº 006/2012 e os outros receberam dois votos contra o dos vereadores colegas de partidos, Arlete Mauriceia e Nonato Martins votaram contra dois deles, o nº 008/2012 e o nº 007/2012, que foi votado na integra sem, uma emenda apresentada pela vereadora Arlete, que intendeu que o projeto 007/2012, poderá fechar os estabelecimentos escolares localizados nas comunidades mais carentes.

O secretário de educação, Flávio Alves Pereira compareceu na sessão e participou de todo o andamento das votação dos quatros projetos apesar dos vereadores Ivo Sousa e Chagas Peres no inicio da sessão terem pedido a presidenta Carmem Pinto mais tempo para analisar os projetos.

Novo Piso Salarial do Magistério Aprovado

  • 40 horas semanais – Nível.: 3º Normal – R$ 1.451,00
  • 40 horas semanais – Nível.: Graduação – R$ 1.585,54
  • 40 horas semanais – Nível.: Pós Graduação – R$ 1.732,56

Sesa confirma 524 novos casos de dengue no Ceará

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou 1.850 casos de dengue em Fortaleza. No total, em todo o Ceará, foram 3.435 pessoas contagiadas, o percentual fortalezense marca 54% do total de casos. As informações são confirmadas pelo boletim da Sesa, divulgado na última sexta-feira (30).

Juazeiro do Norte registrou 16% dos casos confirmados e emerge como a segunda cidade com maior quantidade de casos no Estado. Só na última semana 524 novos casos de dengue foram registrados no Ceará.

Em 2011 a incidência de dengue no Ceará foi de 670,98 casos por 100.000 habitantes. Sessenta e três municípios apresentaram incidência acima de 300 por 100.000 habitantes. Em relação aos casos notificados, a dengue já atinge 184 municípios, com 8.973 relatos.

Ceará Agora

Oito agências dos Correios no Ceará são assaltadas em 2012

Oito agências de Correios foram assaltadas nos três primeiros meses do ano, no Ceará, segundo o sindicato dos trabalhadores em Correios (Sintect-CE). Em 2011, o Sintect-CE informou que mais de 40 agências no interior do estado foram assaltadas. Transformadas em bancos postais, onde é possível efetuar saques e fazer pagamentos, as agências dos Correios não possuem equipamentos de segurança eficientes

A última agência assaltada foi a de Mulungu, no Maciço de Baturité, na última terça-feira (27). Dois homens armados renderam os funcionários, roubaram todo o dinheiro e fugiram em uma moto, segundo a polícia.

Em nota, os Correios informam que mantêm um contato permanente com os órgãos de segurança no sentido de adotar ações preventivas. As agências também são equipadas com câmeras e até seguranças armados. Mas admitem que nem todas possuem este aparato.

De acordo com o sindicato, no interior do Ceará, essas medidas são inexistentes. “As câmeras que eles instalaram não funcionam em canto nenhum. Nos últimos assaltos que aconteceram, nenhuma imagem foi pega. Nem foto, nem filmagem”, disse o presidente do Sitect-CE, Veridiano Matos.

O sindicato informou que denunciou a falta de segurança dos correios ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e aguarda uma audiência. O comandante do policiamento no interior, coronel Gomes Filho, disse que algumas medidas estão sendo tomadas para reforçar o policiamento.
“o grupamento de choque tem desenvolvido ações especificamente nas áreas onde se tem notícias da prática repetida desses eventos”, declarou .

Segundo coronel Gomes Filho, essas ações têm sido mais constantes em municípios isolados. “Nós mandamos para lá as ações de policiamento, utilizando um grupamento aéreo, que é a aeronave para fortalecer as ações de apoio no combate a esse tipo de crime”.

Correios como bancos

Mais de 200 agências dos Correios no Ceará foram credenciadas como bancos postais, o que permite ao cliente abrir conta, realizar empréstimos, além de outras operações bancárias. Os clientes aprovam a nova facilidade. “É mais uma opção de a gente ter menos fila, mais rapidez, mais agilidade e mais conforto também”, afirmou a assistente de atendimento, Carolina Bezerra.

G1/CE

Bandidos roubam motocicleta e fogem de canoa

Dois assaltantes, um deles armado com um revólver, utilizaram uma canoa para roubar uma motocicleta, de marca Honda, modelo NXR 150 Bros Mix ES, ano 2010, de cor preta, placa NVF 8145. O assalto aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30, na estrada do Sítio Patu, na zona rural de Senador Pompeu. Tão logo foram acionadas pela vítima equipes da Polícia Militar seguiram para o local.

Entretanto, os policiais não imaginavam que após roubarem a motocicleta os criminosos empreenderiam fuga atravessando o Açude Patu numa embarcação aquática, uma canoa. Eles utilizaram outra motocicleta, uma Honda Bros vermelha, sem placa, para praticar o roubo. Quando a viatura e o moto-patrulhamento conseguiram chegar do outro lado do açude, pela estrada, os assaltantes já haviam desaparecido. Continuam sendo procurados pelas equipes da PM.

Diário do Nordeste On Line

Polícia prende um dos líderes de quadrilha de traficantes de drogas

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (30) um dos líderes de uma quadrilha de traficantes de drogas com intensa atividade em Fortaleza. O homem de 29 anos foi preso em seu apartamento de luxo, no bairro Água Fria.

No local foram apreendidos 11 kg de cocaína, 14 kg de permanganato de potássio e cafeína, R$ 13, 5 mil em espécie, mais de 500 reais em moedas e notas de pequeno valor, balança de precisão, três TV’s de Led, um home theater, cinco notebooks, 60 munições calibre 38 e ponto 40 e uma mira telescópica.

Na apreensão também foram encontrados 18 relógios, nove celulares, joias, um carro de luxo – modelo Range Rover, e dois veículos populares.

De acordo com a PF, dois meses de investigação mostraram que o grupo é comandado por seis pessoas, encarregadas por financiamento, distribuição e comércio de drogas.
Os comparsas do acusados foram identificados, mas estão foragidos

Diário do Nordeste On line