Conheça os homens mais procurados do Ceará

Eles podem estar ao seu lado, mas você nunca deve ter percebido. Uma lista da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) mostra os 16 homens mais procurados do Ceará. Roubo a banco e a estabelecimentos comerciais, sequestro, tráfico de drogas, homicídios e formação de quadrilha são os principais crimes cometidos por eles.

Na lista, estão homens como César Almeida de Andrade, vulgo Alemão, que mesmo sendo cadeirante, é acusado de liderar uma quadrilha interestadual especializada em sequestros e roubos. Segundo a SSPDS, “Alemão” já foi considerado um dos criminosos mais perigosos do país.

César Almeida de Andrade foi indiciado pelo sequestro do empresário cearense José Azevedo Sobral, em 5 de julho de 2001, e do “doleiro” Alexander Diógenes Ferreira Gomes, ocorrido no dia 16 de setembro de 2002. O acusado encontra-se com mandado de prisão em aberto.

Este “Alemão” não é o mesmo responsável pelo furto ao Banco Central do Ceará, mas integrantes daquela quadrilha ainda estão foragidos. São eles Fernando de Carvalho Pereira, conhecido como Fernandinho, e Marcos Rogério Machado Morais, “Rogério Bocão”.

Ambos acusados estão foragidos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) desde o dia 5 de fevereiro de 2011. Eles conseguiram fugir em uma ação realizada por dez homens armados, que deixou um policial militar baleado e agentes penitenciários feridos.

Outro nome importante da lista é o ex-vereador do município de Ipu, Antônio Fábio Borges, mais conhecido por Fábio Fabuloso. Segundo o levantamento, ele é acusado de roubos e homicídios. A atuação de Fábio vai além de Fortaleza, já que, de acordo com a SSPDS, ele chefiava um grupo criminoso especializado em clonagem de cartões no Rio de Janeiro.

O Portal Jangadeiro Online reuniu mais dados importantes sobre os criminosos mais procurados do Cerá. Caso saiba mais informações, denuncie por meio do telefone 181. Não é necessário se identificar.

Veja a lista:

Jangadeiro Online

Pesquisador e professor do IFCE de Canindé cria remédio para combater a afta

Fatores como alergia a alimentos, deficiências de vitaminas B12, ferro e mudanças hormonais são causadores da afta. O pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Canindé, Marco Botelho criou um medicamento capaz de aliviar a dor causada pela afta, uma úlcera mucosa que causa incômodo na boca das pessoas. Saiba mais detalhes a seguir.

Alguns fatores como estresse, fadiga, lesões por cortes acidentais, mudanças hormonais, menstruação, perda de peso repentina, alergia a alimentos, e deficiências de vitamina B12, ferro e ácido fólico podem ser causadores da afta.

O medicamento Aftol, criado pelo Doutor Marco Botelho é feito à base de alecrim e pimenta e deverá estar no mercado cearense a partir da próxima semana nas farmácias de manipulação.

Por: Christina Herbster
Fonte: Ceará Agora

Três casos de suicídio por enforcamento são registrados em Ipueiras em menos de um mês

Na manhã de ontem, terça-feira (28/02) a delegacia de polícia civil foi acionada por agentes de cidadania informando que no Bairro Vila Sabóia um homem foi encontrado enforcado dentro de casa.

De imediato, o delegado de polícia Dr. Raul Tessius e o escrivão Luiz Felipe dirigiram-se para o local, onde foi constatado indícios de suicídio. A vítima de nome Francisco Chagas de Sousa, 48 anos de idade, estava enforcado por uma corda em volta de seu pescoço e marrado no teto.

Conforme os familiares, a vítima não demonstrava sinais de depressão ou qualquer indício que pudesse levar ao possível suicídio. Foram acionados perícia e o rabecão do IML para uma melhor investigação das causas da morte. Logo após análise, o corpo será liberado para sepultamento.

Outro caso

No último dia 21 de fevereiro, José Simão Brandão, 63 anos, residente na localidade de Palmeiras, zona rural de Ipueiras, foi encontrado enforcado em uma matagal que fica a aproximadamente trinta metros de distancia. O corpo foi encontrado pelo genro da vítima por volta das 19h. Segundo os familiares, José Simão apresentava um quadro depressivo há alguns anos.

No dia 11 de fevereiro, Ismael Gonçalves de Farias, 27 naos, também foi achado no seu local de trabalho, no centro de Ipueiras, enforcado, com sinais de suicídio.

Em todos os casos, a polícia civil instaurou Inquérito.

Ipuense Jorge Nobre do Sax se apresentará na Noruega

O músico ipuense, Jorge Nobre do Sax foi convidado para compor o quarteto de Saxofones do Ceará, em uma apresentação internacional. O show acontecerá em Oslo na Noruega e marcará um festival de música internacional. No evento cultural são mais de 50 países com seus respectivos músicos.

O músico Jorge Nobre, que é maestro da Banda de Música de Ipu e atual secretario Adjunto de Cultura do Município, irá se apresentar com mais três músicos do Ceará; Adriano Araújo Martins (Maestro de Pindoretama), Antonio Arley Leitão Franca (Maestro de Fortaleza) e Joelder da Silva Amora (Maestro de Eusébio).

As apresentações acontecerão nos dias 2 e 3 de março, na Feira Internacional de Turismo e Cultura de Oslo. O convite foi feito pela embaixada brasileira na Noruega. A viagem aconteceu ontem, terça-feira (28/02).

Informações e Fonte: Rádio Regional AM de Ipu

Da esquerda para direita:
Joelder Amora (Maestro de Eusébio), Adriano Araújo (Maestro de Pindoretama),
Jorge Nobre (Maestro de Ipu) e Arley Franca (Maestro de Fortaleza)

Assembleia Legislativa do Ceará emite novo parecer sobre Ficha Limpa

O procurador jurídico da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes Pontes, apresenta hoje novo parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede a extensão da Lei da Ficha Limpa para a contratação de servidores públicos estaduais. De autoria do deputado Heitor Férrer (PDT), a PEC 002/2010 começou a tramitar na Assembleia em 2011, e na época a procuradoria da Casa emitiu parecer no qual considerava a matéria inconstitucional.

Reno Ximenes declarou que iria reavaliar o parecer após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, no último dia 16, pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, apesar de dizer não concordar com a posição da Corte. Para Ximenes a Lei fere a Constituição Federal, que presume a inocência do réu até o trânsito em julgado de sentença condenatória, ou seja quando não cabe mais recurso.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis aqueles com condenação em segunda instância. “Do meu pondo de vista, a própria posição do Supremo é inconstitucional. De qualquer sorte é minha obrigação analisar essa ficha limpa, sobre a decisão do Supremo. Eu vou rever o parecer em respeito à sociedade cearense”, disse Ximenes.

Para Heitor, no entanto, o procurador não precisa concordar com a decisão do STF, Corte responsável por garantir a constitucionalidade das leis do país. “Ele tem apenas que respeitar. A sociedade tem que se curvar ao que o Supremo decidiu”. O parecer de Ximenes é apenas uma orientação para os deputados, que terão liberdade para acatar ou não o documento.

Segundo o procurador, matérias sobre servidores competem ao chefe do Executivo, e por isso a PEC deveria ser transformada em projeto de indicação, para que o governador examine e envie mensagem de volta à Assembleia para apreciação dos deputados. “Na forma que está, eu considero inconstitucional”.

Já Férrer argumenta que outros estados e municípios brasileiros adotaram a Ficha Limpa para contratação de funcionários públicos por meio de matérias oriundas de casas legislativas. “Então, por simetria, o parlamento, que é a casa do povo, também pode (decidir sobre a matéria)”. Sobre a expectativa do novo parecer da procuradoria da Casa, Férrer disse esperar “um parecer ao nível de compromisso de Reno Ximenes com a República”.

Por meio da assessoria de imprensa, o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, disse que, de modo geral, o projeto é “bem vindo” e “viável”, mas como ainda não tem conhecimento da PEC prefere não se manifestar no momento.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Quando apresentou a PEC, Heitor Férrer conseguiu a assinatura de 24 deputados. Para ser aprovada são necessários 28 votos. Em Minas Gerais, a Lei da Ficha Limpa para nomeação de servidores já está em vigor.

SERVIÇO

Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa
Telefone: (85) 3277.3718

Onde: Av. Desembargador Moreira, 2807.
www.al.ce.gov.br

Jornal O Povo On Line

Santa Quitéria: Chuva com vento derruba parede de depósito de loja

Segundo informações de funcionários que não souberam calcular os estragos, o depósito é novo e funciona como uma distribuidora para as demais lojas da região, vários móveis e eletrodomésticos como, freezers, antenas parabólicas, armários, estantes, cadeiras, além de outros, estavam no momento do acidente que foi ocasionado pela pancada dos fortes ventos na grande extensão da parede, que não suportou e veio abaixo.

A A Credinorte Móveis é uma empresa maranhense que possui no Ceará em torno de 35 lojas, os móveis não são assegurados, ficando assim, o prejuízo para a própria empresa.

Outras empresas e residências foram atingidas pelas fortes pancadas de chuvas com ventos, inclusive a Rádio Itatáia de Santa Quitéria que estava fora do ar nesta manhã de terça-feira, também teve o prédio dos seus transmissores com problemas.

Santa Quitéria Notícias

Bebê encontrado em supermercado de SP ficará internado

A menina de cerca de 2 meses de idade encontrada no corredor de um supermercado na Zona Norte de São Paulo ficará internada pelo menos até quinta-feira (1º). Ela foi levada para o Hospital Cachoeirinha, onde recebeu atendimento médico e está em boas condições de saúde. Ela permanecerá em observação.

A criança foi encontrada por funcionários do estabelecimento, que fica no bairro de Lauzane Paulista, por volta das 19h. Ela estava enrolada em uma manta, em um cesto que foi colocado dentro de um carrinho do supermercado.

Quando sair do hospital, o bebê deve ficar sob os cuidados do Conselho Tutelar. A polícia deve analisar as gravações do circuito interno de segurança do supermercado para tentar identificar quem abandonou a criança.

G1

DNOCS prevê açudes cearenses com boa acumulação de água

Açude Orós, hoje com 1,68 bilhão, chegará a 1,9 bilhão

Os principais reservatórios do Ceará deverão chegar ao final de 2012 com cota de acumulação de água suficiente para atender as demandas durante os próximos quatro anos. A previsão é do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

De acordo com o órgão, o açude Castanhão, hoje com 4,8 bilhões de m³, deverá estar com 5,5 bilhões de m³. O Açude Orós, hoje com 1,68 bilhão, chegará a 1,9 bilhão. Açude Banabuiú, hoje com 1,24 bilhão, estará com 1.46 bilhão e açude Araras, que está com 685 milhões, poderá chegar aos 890 milhões.

O açude Taquara – que teve as suas obras de construção financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento – já conta com uma armazenagem de 165 milhões de m³ e deverá atingir sua capacidade máxima entre abril e maio, acumulando 320 milhões de metros cúbicos de água.

Ceará Agora

Presidente da CBDE, viaja para divulgar os Jogos Sul-Americanos Escolares na Colômbia

O presidente da CBDE, Sérgio Rufino, viajou hoje (27) com destino a Catagena (Colômbia) para divulgar os “VIII Jogos Sul-Americanos Escolares” que acontecerão na cidade de Natal/RN em dezembro desse ano e também, a Gymnasiade (Olimpíadas Mundiais Escolares) que acontecerá em Brasília/DF no final de novembro de 2013.

As apresentações serão feitas para os Ministros dos países filiados ao CONSUDE-Conselho Sul-americano de Esporte, ao CADE-Conselho Americano de Esporte, ao CONCECADE-Conselho Centro-americano e do Caribe de Esporte e ao CID – Conselho Ibero-americano de Esporte.

Estarão presentes os representantes do MInistério do Esporte, Sr. Fernando Maximo, chefe de gabinete da Secretaria Nacional e Esporte, Lazer e Inclusão Social, o Sr. André Arantes, Diretor de Esportes de Alto Redimento, além da Assessoria Internacional.

O Vice-Presidente da ISF para as Americas, Sr. Freddie Sanchez também estará presente no evento.

“Essa é uma grande oportunidade de divulgar os eventos escolares que acontecerão no Brasil nos próximos anos, pois estaremos com os representantes dos países das Américas. Acreditamos que poderemos contar com uma grande participação desses países em nossos eventos”. – disse Sérgio Rufino, presidente da CBDE.
Fonte: CBDE

Carro irregular de transporte escolar capota e fere 16 alunos.

Segundo Polícia Civil, motorista prestou primeiros socorros e fugiu do local.
Alunos tiveram apenas ferimentos leves e não correm risco de morrer.

Dezesseis estudantes entre 12 e 16 anos se feriram após capotagem de um veículo de transporte escolar na Zona Rural de Jardim, interior do Ceará, na manhã desta terça-feira (28). A caminhonete transportava alunos da comunidade Riacho Fundo para o distrito de Corrente. Os alunos tiveram ferimentos leves e não correm risco de morrer.

O motorista da caminhonete está foragido, de acordo com a Polícia Civil de Jardim. Segundo policiais, o motorista prestou primeiros socorros no local do acidente e chamou a ambulância e depois deixou o local. A Polícia Civil investiga se o motorista era habilitado.

saiba mais
MPF no Ceará denuncia transporte escolar feito em carro de vereadores

Ainda de acordo com a Polícia Civil de Jardim, o veículo usado para o transporte de alunos é regularizado pela prefeitura municipal da cidade mas infrige normas de trânsito por não oferecer segurança aos alunos. Procurada pelo G1, a prefeitura de Jardim não quis se pronunciar sobre o assunto.

Os estudantes foram atendidos no hospital municipal Santo Antônio, de Jardim. Dez deles tiveram alta, quatro foram transferidos para hospitais das cidades de Barbalha e Juazeiro do Norte e outros dois permanecem em observação no hospital de Jardim. Segundo o hospital, os pacientes em estado de observações sofreram apenas escoriações leves.

Em Juazeiro do Norte e Barbalha foram atendidos pacientes com ferimentos de maior complexidade. Um estudante de 12 anos fraturou o osso do dedo e outro de 16 sofreu um corte no rosto. Nenhum deles corre risco de morrer.
G1 CE