PM e Justiça determinam o cancelamento do Pré Carnaval na Praça do Pavilhão

A Polícia Militar e Justiça determinam o cancelamento do Pré Carnaval que estava sendo realizado durante os fins de semana na Praça do Pavilhão em Ipu-CE.

Depois do tumulto onde acabou acontecendo uma agressão, com um gargalo de garrafa, envolvendo dois foliões no último sábado, (28/01) no local autorizado para a realização dos encontros dos Blocos de Ipu, e da denúncia de um dos diretores feita ao Site/Blog Ipu Notícias devido a falta de segurança, uma nova reunião com os dirigentes de blocos, Polícia Militar e Poder Judiciário, decidiram pelo fim dos encontros dos blocos, o Pré Carnaval que estava sendo realizado com autorização da justiça e da PM durante as sextas-feiras e aos sábados.

De acordo com o comandante do Destacamento de Ipu, o Sub Tenente M. Neto a justiça voltou atrás da autorização por entender que o evento seria particular num local público, e que a segurança do mesmo teria que partir dos próprios donos de blocos.

O Sub Tenente enfatizou ainda que a medida se deu devido a não condição da Polícia Militar se fazer presente, durante todo o tempo na realização dos “Pré Carnaval” organizado pelos blocos. “Procurei a Justiça e encaminhei a Justiça um relatório envolvendo várias reclamações de bagunça e pertubação devido a realização do evento” destaca o comandante do pelotão de Ipu.

Novo Acordo

Ficou acordado com o dirigentes de Blocos que a realização das reuniões com o blocos acontecerão em um local privado e apenas uma vez por semana, durante o horário de 19hs às 00:00hs.

Entenda a Notícia

Depois de uma reunião envolvendo a segurança Pública de Ipu e os dirigentes dos Blocos Carnavalescos, havia ficado decidido que a realização do “Pré Carnaval” aconteceria na Praça do Pavilhão apenas dois dias por semana, sexta e sábado.

Na primeira semana da realização do Pré Carnaval depois de uma confusão no local o dirigente do Bloco Arroxa, Diego Farias havia procurando o IN e denunciado a falta de segurança no local. A Postagem e os comentários criou uma polêmica e acabou resultando numa nova reunião e determinando o cancelamento dos eventos.

Cariré: Destacamento policial consegue recuperar moto roubada e desmanchada

No último sábado, dia 28 de janeiro, por volta das 3:00 horas da manhã, foi furtada a moto Honda CG 150 Titan, ano 2009, cor preta, de placa NQO 2276, de propriedade do sr. Samuel Cunha Brandão. Já por volta das 19:00 horas do mesmo dia, o destacamento policial militar de Cariré, tendo à frente o comandante sargento Epitácio Lopes e os componentes cabos PMs Rufino, R.Cruz e Daniel, receberam ligação telefônica anônima de que o maior Marcos Henrique de Sousa Soares, residente à Rua Manuel Cícero Gonçalves, S/N, no Bairro Campo de Aviação, havia furtado a referida motocicleta, em companhia do menor de iniciais GFM, 17 anos de idade, residente à Rua Guiomar Aguiar, 150, no Bairro Campo de Aviação.

Após a informação, o srgento PM Epitácio Lopes começou a investigação e, ao procurar os familiares de Mário Henrique, foi informado de que o mesmo se encontrava na cidade de Sobral, mas, conseguiu falar com o acusado, através de celular, quando Mário Henrique confessou que havia furtado a motocicleta e que a mesma se encontrava em um matagal próximo ao estádio de futebol Edgar Rodrigues, na periferia desta cidade.

Com isso, o sargento PM Epitácio Lopes e seus comandados se dirigiram até o local e constataram o fato, quando se depararam com a moto Honda CG 150 Titan já totalmente depenada e as peças já prontas para serem revendidas a atravessadores da região. Inclusive, Marcos Henrique ao se apresentar na delegacia de polícia de Cariré, ontem, segunda-feira, dia 30 de janeiro, confirmou o furto da moto e que as peças seriam repassadas a um atravessador residente no distrito de Rafael Arruda, no Município de Cariré.

Segundo o sargento PM Epitácio Lopes, “como o infrator já havia saído do flagrante, não teve como ficar preso, mas, irá responder a um inquérito policial, através de portaria. Existem outras pessoas envolvidas no desmanche, mas, será mantido em sigilo, para não atrapalhar as investigações. O furto e o desmanche da motocicleta foi um caso inédito acontecido nesta pacata e ordeira cidade, o que vem causando muita repercussão e apreensão, pois durante os três anos em que estou à frente do comando do destacamento policial militar de Cariré, é a primeira vez que isso ocorre na sede municipal, mas, a polícia agiu prontamente e conseguiu elucidar o caso”.

Cariré em Revista

Qualificação profissional em Ipu


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e SENAC. Através da unidade móvel do turismo informam que estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

  • Gestor de Pequenos Hotéis e Pousadas
  • Organizador de Eventos
  • Padeiro Confeiteiro
  • Operador de Turismo Receptivo

As inscrições serão de 23 de janeiro a 10 de fevereiro, maiores informações na Rua Dona Maria Correia, 1074 Quadro da Igrejinha na sede da SEDET.

É a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, trabalhando com o objetivo do fortalecimento da política de geração de emprego e renda.

Varjota: Homem é espancado em cabaré e tenta danificar ambulância que o socorreu

O fato ocorreu na noite de sábado (28/01/12), inicialmente houve uma briga em um cabaré, na Av. Presidente Castelo Branco, Varjota-CE. A ambulância foi até o local e socorreu um elemento espancado. Após receber atendimento, o indivíduo tentou danificar a própria ambulância que o socorreu.

A Guarda Municipal foi acionada, chegou imediatamente, segurou o acusado e acionou a Polícia Militar, que logo compareceu e efetuou a detenção do autor, que recambiado para a Cadeia de Varjota, para ser posteriormente processado. O infrator é conhecido como Eliésio, que já tinha sido detido na noite anterior por desordem.

Fonte: Blog Roberto Lira Notícias

Brasil quer apoiar Cuba na ampliação do atendimento à saúde e no desenvolvimento agrícola

A presidenta Dilma Rousseff deve assinar hoje (31) em Havana, capital cubana, vários acordos bilaterais para a ampliação de parcerias. A proposta é incrementar projetos científicos e tecnológicos nas áreas de saúde, agricultura, ciências e do setor aéreo. No que depender do governo brasileiro, os cubanos terão apoio para avançar na produção agrícola e expandir a rede pública de atendimento à saúde.

Paralelamente, as autoridades brasileiras e cubanas querem incentivar o turismo. Por isso, um dos acordos negociados visa ao estímulo à competitividade entre as empresas aéreas, apresentando opções de preços e qualidade nos serviços.

Na saúde, as parcerias definem apoio para o fortalecimento da Rede Cubana de Bancos de Leite Humano. O objetivo é por em prática ações que intensifiquem as pesquisas relativas ao combate e tratamento do câncer e ampliem os estudos e o monitoramento do controle da qualidade de medicamentos em Cuba e no Brasil.

O governo brasileiro se dispõe ainda a apoiar em Cuba a qualificação da prestação de serviços odontológicos. Também está sendo negociado adotar um modelo de pesquisas para estudos relativos a dados geológicos e recursos minerais. Há ainda propostas para capacitar técnicos da Empresa de Serviços Tecnológicos de Cuba na área de metrologia.

Em fase de aperfeiçoamento e estímulo à produção agrícola, Cuba quer aproveitar o conhecimento dos cientistas brasileiros para capacitar especialistas em novos processos tecnológicos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no que se refere ao combate às pragas que atingem várias culturas, principalmente a soja e o pimentão.

Também deve ser assinado um acordo sobre serviços aéreos cubanos para estimular a competitividade entre as empresas, oferecendo mais opções aos consumidores. A idéia é permitir que esses serviços sejam oferecidos com bons preços e garantir, ao mesmo tempo, segurança operacional e aviação de alto nível.

Cuba é o único país socialista das Américas. Com o fim da União Soviética, o país passou a sofrer de forma mais intensa os efeitos do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos desde 1962. Porém, vários países da região mantêm relações econômicas intensas com os cubanos, como é o caso do Brasil. Só no ano passado, o comércio entre o Brasil e Cuba envolveu US$ 642 milhões.

Nos últimos dois anos, o governo Castro estimula a abertura econômica, adotando medidas que visam à autonomia dos cidadãos. Há ainda várias restrições a essas ações, mas o governo promete intensificá-las.

Agência Brasil

Acidente com jovens registra queda de 26%

No ano passado, 16,6% dos mortos em acidentes de trânsito no Estado ainda não haviam sequer saído da juventude. Das 1.825 vítimas registradas de janeiro a novembro de 2011, pelo menos 295 tinham entre 18 e 29 anos, de acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

Apesar do número de acidentes envolvendo jovens ainda ser muito elevado no Estado – a média chega a 9,4 ocorrências diárias – o índice de 2011 representa uma redução de cerca de 26% do total de casos do ano anterior. Em 2010, foram registradas 4.375 ocorrências envolvendo jovens de 18 a 29 anos no Ceará, 419 delas com óbitos.

Porém, como aconteceram ainda 4.183 acidentes graves em 2011 em que a faixa etária das vítimas não foi registrada, 846 deles com óbitos, os números de ocorrências com pessoas entre 18 e 29 anos no Estado podem ser ainda maior.

Ao todo, 3.457 jovens se envolveram em acidentes graves de trânsito no Ceará em 2011. Em muitas das ocorrências, as tragédias vieram acompanhadas da combinação de imprudência e bebida alcoólica ao volante.

Impulsividade

“O jovem, por natureza, tem uma natureza impulsiva, e está constantemente procurando por diversão, sendo com frequência levado a beber e dirigir, o que aumenta em muito as chances de se envolver em um acidente”, analisa a assessoria de imprensa do Detran.

Ainda segundo o órgão, todos os meses, têm entrada no departamento cerca de 5 mil novos processos para retirada de carteira de habilitação no Estado, mais da metade deles requisitados por jovens de idade entre 18 a 25 anos.

Fiscalização

O órgão informa também que, atualmente, agem em todo o Estado 350 agentes de trânsito, além de 22 postos fixos de fiscalização de trânsito da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), realizando blitze para coibir motoristas alcoolizados. “O efetivo de fiscalização é suficiente para controlar boa parte do problema, mas temos que fazer um apelo também para que o jovem tenha consciência de suas ações, de que ele não combine bebida com direção”, declara Ana Cláudia Reis Sales, coordenadora da Escola de Trânsito do Detran-CE.

Se levarmos em conta a totalidade de acidentes graves, ou seja, sem distinção de faixa etária, o número de ocorrências fatais aumentou. Somente até o fim de novembro de 2011, foram registradas 1.825 mortes no trânsito, índice que representa uma média diária de seis óbitos.

Já em no ano de 2010, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) contabilizou um total de 1.528 óbitos em todo o Estado.

Diário do Nordeste On Line

internado em mg Médico diz que Wando corre risco de morte

O médico Eduardo Szuster, do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Biocor, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, disse que o quadro de saúde do cantor Wando é “muito grave”. “Ele corre um risco de morte importante”, falou o médico em entrevista coletiva nesta segunda-feira (30). O músico foi internado na sexta-feira (27), está sedado e respira com ajuda de aparelhos. Segundo médico, não há previsão para retirada da sedação e da respiração artificial.

De acordo com um boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (30), Wando deu entrada no hospital com quadro de angina de peito, e foi submetido a um cateterismo cardíaco na sexta. Na manhã de sábado, o cantor apresentou uma piora e foi submetido a uma angioplastia coronariana de múltiplas artérias, e internado no CTI na sequência.

“De sábado pra cá, ele teve melhoras pequenas. O estado dele é muito grave, mas estável. Estamos confiantes na plena recuperação dele”, comentou Szuster. O médico ainda contou que, há algumas semanas, o cantor reclamou de dor no peito para seu clínico particular, dr. João Carlos Dionísio. A rapidez nos exames e a agilidade no encaminhamento de Wando para o hospital permitiram que o problema cardíaco apresentado pelo cantor não evoluísse para um infarto, segundo o médico. Ainda de acordo com Szuster, esta agilidade pode ter salvo a vida do músico.

Szuster disse que o histórico familiar de Wando – o irmão e o pai morreram por problemas cardíacos – é um agravante para seu estado.

G1

Secretaria de Educação realiza Semana Pedagógica 2012 e posse dos novos concursados

A Secretaria de Educação do Município de Ipu está realizando a Semana Pedagógica 2012 com o tema: “Educar, ensinar e formar para a vida” o evento acontece nas Escolas E.E.M Antônio Pereira de Farias, no distrito de Várzea do Giló, E.M.E.B Professora Valdemira Coelho, E.M.E.B Gonçalo Lima, E.M.E.B Mundo Encantado e E.E.E Profissional Antonio Tarcísio Aragão.

Educadores que compõem a rede de ensino público do município participam dessa semana que começa hoje e vai até o dia sexta-feira (03/02) e terá várias reuniões, planejamento, entrega de certificados e a posse de mais de cem novos concursados que assumirão o último concurso público. Os eventos acontecem em diferentes locais.

Para a Secretaria de Educação a Semana Pedagógica visa fazer uma reflexão e um debate entre corpo docente e a valorização dos alunos e de suas famílias dentro do contexto escolar transformando em sujeitos de direitos e beneficiários de políticas públicas de proteção integral. Cabendo a escola, a família e a sociedade o dever de garantir esses direitos.

Abertura

Hoje por volta das 9h aconteceu a abertura da Semana Pedagógica com palavra da coordenadora da CREDE 5, Maria de Fátima Farias Aragão, onde foi ouvida por uma plateia composta por professores e funcionários da secretaria de educação do município.

Logo após, ouve a posse dos novos professores contratados e a entrega dos Certificados referentes as Formações de 2011.


Programação:

  • 31/01 – Terça-feira

1º Encontro de Professores: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, EJA
Local: E.E.E P. Antonio Tarcísio Aragão
Horário: 8h às 12hs

  • 01/02 – Quarta-feira

1º Encontro de Professores do Ensino Fundamental II
Local: E.E.E Profissional Antonio Tarcísio Aragão
Horário: 8h às 12hs

  • 02/02 e 03/02 – Quinta e Sexta-feira

Planejamento interno com os professores
Local: E.M.E.B Professora Valdemira Coelho
E.M.E.B Gonçalo Lima (Professores do Sertão)
Professores da Sede nas suas respectiva escolas

1º Encontro de professores das salas de recursos multifuncional e programa Mais Educação
Local: E.M.E.B Mundo Encantado

Dnocs – novo diretor-geral toma posse nesta 3º feira

O novo diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Ramon Rodrigues, toma posse, às 9h30min desta terça-feira, no comando do órgão. Ramon, que é cearense, substitui Elias Fernandes, demitido após denúncias de envolvimento em desvios da ordem de R$ 312 milhões. O escândalo veio à tona após divulgação de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU).

A escolha de Ramon para responder interinamente pelo Dnocs foi fruto de uma articulação do senador Eunício Oliveira (PMDB) e do governador Cid Gomes (PSDB) com o Palácio do Planalto.

Por trás dessa substituição há uma forte disputa por prestígio entre o PMDB do Ceará e o do Rio Grande do Norte, junto ao Governo Federal. O deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN) lutou até o último momento para manter Elias Fernandes no comando do Dnocs.

Antes da posse, Ramon Rodrigues vai se reunir com os servidores do Departamento. Em seguida, às 14h30min, tem encontro com os coordenadores estaduais do Dnocs. ”

Política – POVO Online

Adolescente morre após ingerir comida em lixão de Massapê

O adolescente Paulo Ezaquiel de Souza, de apenas 12 anos de idade, faleceu após ingerir comida contaminada no lixão da cidade de Massapê. No último final de semana, após mais um dia de trabalho na coleta seletiva de lixo, o jovem chegou em casa reclamando de dores. O alimento que ocasionou sua morte estava em uma sacola plástica.

O assunto foi o destaque da participação do correspondente Mário Magalhães, na edição desta segunda-feira (30) no jornal Alerta Geral.

Ceará Agora