Acidente de carro com o vice-Prefeito de Croatá, em Guaraciaba do Norte

Hoje, segunda-feira, lá pelo meio-dia, o Vice-Prefeito Antônio Onofre vinha de Tianguá, quando chegou perto daquela curva bem perigosa do Sítio Guarani, Município de Guaraciaba do Norte, o pneu do carro estourou e o carro acabou capotando duas vezes, indo parar lá embaixo, no barranco.
Vinham cerca de cinco pessoas no carro. Felizmente, nada de grave aconteceu, no entanto, como o Vice-Prefeito teve umas pancadas na cabeça, a mesma ficou com dores e, o mesmo fora levado para Tianguá, a fim de realizar exames médicos, relatou Márcia, filha do mesmo.

A sorte, é que todos vinham usando o cinto de segurança. Do contrário, inevitavelmente, teriam sido arremessados fora e/ou batido contra as paredes do carro.

O Vice-Prefeito tinha ido visitar o Sr. Reginaldo, dono de uma Lan House aqui na rua, na mesma rua onde funciona o posto do Bradesco, comércio do Gerardo Construções. Domingo, dia 30, o mesmo estava a tomar banho na barragem de Irapuá, quando subiu numa árvore para dar um salto dentro d’Água. Pois bem, ao pisar no galho da árvore, esta quebrou e o cidadão acabou caindo, quebrando algumas costelas, e estas, ferindo alguns órgãos internos, relataram os presentes.

Fonte: Prof. Bebel

Esquenta de vez o clima político na cidade de Ipu

Nem bem encerrou o prazo de filiações partidárias que terminou no último dia 7 desse mês e a largada em torno da sucessão municipal em Ipu já foi dada. E um clima de campanha antecipada já começa a aparecer no município de Ipu.

A Oposição de Ipu, ganhou mais um aliado o funcionário Público e Apresentador de Programa Político, Rogério Palhano foi a nova aposta da oposição, encabeçada pela família Rufino, para comandar um programa político numa Rádio AM de Ipu.

O programa agora comandado por Rogério Palhano estreou hoje, segunda-feira (31/10) e começou fazendo várias perguntas diretas ao prefeito de Ipu e contou com a participação do Blogueiro Afrânio Soares, do Blog Aconteceu – Ipu, que demostrou total apoio ao novo contratado pelo grupo mais novo de oposição de Ipu.

O programa irá abordar vários temas como: Iluminação Pública, Kit Sanitários, Obras do Parque da Bica e Matadouro, Pagamento do Funcionalismo dentre outros assuntos. O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira de 12h às 14hs numa rádio AM de Ipu.

Repórter da Globo é agredida ao vivo

A repórter Monalisa Perrone, da TV Globo, foi agredida nesta segunda-feira (31), quando falava ao vivo durante o “Jornal Hoje”, por um homem que já atrapalhou transmissões ao vivo da TV Globo e de outras emissoras.

A agressão ocorreu no início do telejornal. Monalisa Perrone estava em frente ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi chamada pela apresentadora Sandra Annenberg para dar mais informações sobre o tratamento quimioterápico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando começou a falar, dois homens apareceram correndo atrás dela. Um deles a derrubou.

A transmissão do hospital foi interrompida. Do estúdio, a apresentadora Sandra Annenberg lamentou o fato. Uma reportagem sobre o quadro de Lula foi exibida e, quatro minutos depois, Monalisa voltou a falar ao vivo, direto do hospital. “Levei um susto enorme. Estou tremendo. Em 20 anos de profissão isso nunca me aconteceu. Um desrespeito enorme. Mas, enfim, televisão ao vivo é isso”, disse.

Em seguida, ela passou o microfone para o repórter José Roberto Burnier, que completou a reportagem. “Estou passando para meu colega, que está mais calmo.”

A Central Globo de Comunicação (CGCom) informou: “Trata-se de pessoas cujo propósito é aparecer. Não é a primeira vez. Como houve agressão, a TV Globo estuda que medidas legais tomar”.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou uma nota, em que se diz “estarrecida com o ato de vandalismo”.

Leia a íntegra da nota da ABI:

“A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) de São Paulo, estarrecida com o ato de vandalismo contra a jornalista Monalisa Perrone durante sua participação ao vivo no Jornal Hoje, vem prestar solidariedade à jornalista e à direção de jornalismo da Globo, num momento tão delicado onde vândalos agridem a liberdade de imprensa e o trabalho do jornalista.

Jamais, em tempo algum, ato de agressão física é aceito por qualquer motivo que seja. Debates e diferenças de ideias devem ser mostradas em discussões civilazadas e com o mínimo de dignidade.

O ato de agredir publicamente um jornalista no desempenho de sua profissão e no desempenho da informação livre ao povo é o mais baixo de todos os atos, que deve ser punido como tortura contra a pessoa, que foi o que realmente aconteceu, além de ameaça direta e pública contra o povo livre.

A ABI já viveu momentos de defesa da liberdade de imprensa contra as torturas e ameaças de violência contra a liberdade de ideias nos momentos mais triste do Brasil.

Exatamente por isto não podemos deixar de passar este momento de agressão à mídia e à imprensa sem prestarmos solidariedade à Rede Globo e repulsa a todos aqueles que agridem moral e fisicamente a liberdade.

Rodolfo Konder e James Akel”

G1

Sebrae/CE realiza recrutamento e seleção de estagiários de Nível Superior em Ipu

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE, através da Agencia Regional de Ipu, informa que estão abertas as inscrições para o recrutamento e seleção de estagiários de Nível Superior.
Em Ipu a seleção será para os seguintes cursos: Graduação Tecnológica em Gestão Empresarial, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, Tecnologia da Irrigação, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia.

  • 1. DA INSCRIÇÃO

1.1- Informações Gerais

a) Período de Inscrição: de 01/11/2011 a 11/11/2011

b) Local:
SEBRAE/CE – Agência Regional de Ipu – Rua D. Maria Correia, 1070 – Praça São Sebastião/ Quadro da Igrejinha – Fone: (88) 3683-1308.

c) Horário: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00.

1.2- Requisitos para inscrição:

a) Para efeito de preenchimento da Ficha de Inscrição, o candidato deverá apresentar: Carteira de Identidade, CPF e 01(uma) foto 3 x 4; entregar declaração e histórico atualizado (ou cópia autenticada dos mesmos), referente ao curso e ao semestre que o candidato está cursando.

b) Não será aceito candidato(a) que não atenda aos requisitos solicitados pelo SEBRAE/CE, quais sejam: intervalo de créditos solicitados, pessoa que tenha relação de emprego com instituição pública ou privada, empregado do SEBRAE/CE, ex-estagiário do SEBRAE/CE, estudante em nível de pós-graduação ou que esteja cursando o seu segundo curso superior.

c) O(a) candidato(a) a estágio no SEBRAE/CE deverá ter cursado no mínimo 30% e no máximo 70% do total de créditos do curso.

d) Será permitida a inscrição por procuração, com firma devidamente reconhecida, acompanhada de fotocópia autenticada do documento de identidade do candidato e apresentação da carteira de identidade do procurador.

e) A inscrição do(a) candidato(a) implica no pleno conhecimento de todas as instruções contidas neste informativo e o compromisso de aceitar todas as condições nele estabelecidas.

f) O(a) candidato(a) terá sua inscrição cancelada se apresentar documentos falsos ou adulterados.

  • 2. DAS VAGAS

a) Os(as) candidatos(as) selecionados(as) poderão ser admitidos(as) até 31/12/2012, mediante necessidade do SEBRAE/CE.

b) Os(as) candidatos(as) selecionados(as) conforme critérios contidos no item 3 deste informativo, e não admitidos(as) de imediato entrarão para o banco de dados do SEBRAE/CE e poderão ser convocados(as), observadas as conveniências do SEBRAE/CE, até 31/12/2012, data do término da validade deste processo de seleção.

  • 3. DA SELEÇÃO

3.1- A seleção será efetivada em 02 (duas) etapas: 3.1.1- Prova Escrita e 3.1.2- Entrevista.

3.2- O(a) candidato(a) será submetido a uma prova escrita (item 3.1.1) que constará de:

3.2.1-Questões objetivas contendo conteúdos de:

a) PORTUGUÊS: Com apoio em texto ou fragmentos de textos, a prova constará de questões sobre vocabulário, compreensão de texto e gramática, conforme o seguinte programa: ortografia, inclusive acentuação gráfica, uso da crase e divisão silábica; classificação das palavras quanto à sílaba tônica; classes gramaticais das palavras, seu uso e suas flexões; colocação e uso de pronomes; semântica: homônimos, parônimos, sinônimos, sentido próprio e sentido figurado; termos integrantes e acessórios da oração; período simples e composto por coordenação e subordinação; concordância e regência: verbal e nominal; sinais de pontuação; formação de palavras: prefixos e sufixos.

b) MATEMÁTICA: Questões de raciocínio lógico, determinante, polinômio.

c) CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades: acontecimentos marcantes no cenário cultural, político, científico, econômico e social, no Brasil e no mundo. Processo de Globalização da Economia e seus efeitos no mercado e na realidade brasileira. Princípios de organização social, cultural, política e econômica brasileira. O Nordeste brasileiro.

d) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Princípios e práticas do Negócio SEBRAE, tratando dos elementos que fundamentam as competências organizacionais do SEBRAE.

e) INFORMÁTICA: Windows, Word, Excel, PowerPoint e Access.

f) REDAÇÃO: Deverá ser de no mínimo 15 linhas, onde o tema será divulgado no dia da prova.

3.3- A fuga do tema proposto implicará em nota 0 (zero) na redação contida na prova escrita.

3.4- Na elaboração das provas serão utilizadas questões objetivas de múltipla escolha com 04 (quatro) alternativas (a, b, c, d), onde somente uma das alternativas é verdadeira.

3.5- O processo de entrevista (item 3.1.2) será realizado por Funcionários do SEBRAE/CE lotados na Unidade de Gestão de Pessoas –UGP em data a ser divulgada para os(as) candidatos(as) aprovados(as) na 1ª Etapa (item 3.1.1) quando do surgimento da vaga no ano de 2011.

3.6- A prova escrita será realizada no dia 16/11/2011 no horário: de 09:00 às 12:00, na sede do SEBRAE Agencia Regional de Ipu – Rua D. Maria Correia, 1070 – Pça São Sebastião/ Quadro da Igrejinha.

3.7- O(a) candidato(a) deverá comparecer ao local de realização das provas, 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para seu início, munidos da Carteira de Identidade, caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

3.8- Após o início das provas não será permitido o ingresso de qualquer candidato(a).

3.9- O(a) candidato(a) será eliminado se deixar de comparecer a prova escrita no horário estabelecido pelo SEBRAE/CE.

3.10- Não será permitido o ingresso, no local das provas, de acompanhantes de candidatos(as) ou pessoas estranhas ao processo de seleção.

3.11- O(a) candidato(a) NÃO poderá utilizar no local das provas, réguas de cálculo, livros, cadernos, pastas, papéis, celulares, rádios, pagers e calculadoras de qualquer natureza.

3.12- Não será permitido que o(a) candidato(a) se ausente do local de realização da prova para qualquer outra dependência do prédio onde estiver ocorrendo a mesma, após o seu início.

3.13- No ato de entrega da prova, o(a) candidato(a) deverá aguardar autorização da pessoa que estiver encarregada de fiscalizar sua realização, no sentido de que o(a) mesmo(a) se dirija de seu local até a mesa de entrega.

3.14- A duração da prova será de no máximo 03 (três) horas.

3.15- O(a) candidato(a) não poderá permanecer no local de realização das provas após o termino da mesma.

3.16- Os gabaritos das provas não serão divulgados pelo SEBRAE/CE.

3.17- A nota máxima da prova escrita será de 100 (cem) pontos, sendo APROVADO(A) o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos.

3.18- O resultado da prova escrita será divulgado até 02 (dois) dias após a realização da mesma, no local onde ocorreram as inscrições (1.1.b).

3.19- Será apresentada 01 (uma) relação de “APROVADOS” sem o valor da nota final ou classificação.

3.20- Os resultados da seleção são irrecorríveis, não se admitindo vistas ou revisão de provas.

3.21- A convocação do(a) candidato(a) obedecerá as conveniências do SEBRAE/CE, podendo ocorrer até 01/11/2012, data de término da validade da Seleção, observando-se o que dispõe o item 2, letras “a” e “b”.

3.22- Durante o período de vigência da Seleção, aquele(a) candidato(a) que deixar de cumprir qualquer requisito deste informativo, estará automaticamente eliminado do processo.

3.23- Caso seja detectada alguma irregularidade em qualquer fase da seleção ou mesmo após a convocação e contratação do(a) candidato(a), o(a) mesmo(a) será excluído(a) do processo de seleção/estágio.

  • 4. DO ESTÁGIO

4.1- O período de contrato será de 01 (um) ano, a partir da data de contratação, podendo ser renovado apenas uma vez por igual período, dependendo do desempenho durante o estágio e o interesse do SEBRAE/CE na permanência do estagiário.

4.2- O valor da bolsa corresponderá a R$ 460,00 (Quatrocentos e sessenta reais), mais auxilio transporte de R$ 39,60(Trinta e nove reais e sessenta centavos).

4.3- O(a) estagiário(a) não fará jus aos benefícios concedidos pelo SEBRAE/CE ao seu corpo de empregados.

4.4- O SEBRAE/CE determinará a Unidade e o turno em que o(a) estagiário(a) deverá desenvolver suas atividades, sempre compatível com seu curso.

4.5- O(a) estagiário(a) cumprirá carga horária equivalente a 20 (vinte) horas semanais, sendo 04 (quatro) horas diárias corridas de estágio em horário compatível com a jornada de trabalho do SEBRAE/CE e não coincidente com o turno de realização de seu respectivo curso.

4.6- O contrato de concessão de bolsa, para fins de efetivação de estágio, contemplará os dispositivos da Lei nº 6.494 de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre estágio de estudantes de estabelecimento de Ensino Superior e de Ensino Profissionalizante do 2º Grau e Supletivo e dá outras providências, complementado pelo Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982.

4.7- O (a) estagiário (a) fica obrigado(a) a cumprir as normas internas do SEBRAE/CE, principalmente as relativas a estágio, que declara expressamente conhecer, quando da efetivação de sua contratação.

CRONOGRAMA

Seleção de estagiários dos cursos de: Graduação Tecnológica em Gestão Empresarial, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, Tecnologia da Irrigação, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia.

Informações

Lucileide Lourenço de Oliveira
Analista do SEBRAE/CE
Agência Regional de Ipu

Comércio de Ipu fecha no dia do Comerciário

Por causa do “Dia do Comerciário” (30/10) que nesse ano é comemorado hoje, 31 de outubro de 2011. Todo comércio de Ipu fechou as portas durante a tarde, inclusive algumas farmácias e padarias.
Neste dia, a categoria se dedica ao sagrado descanso, ao lazer, ao futebol, pernas pro ar e ao carinho da família.

Entre os comerciantes está circulando informações de que o comércio que não obedecesse o Dia do Comerciário, que abrisse suas portas, estaria sujeito a levar uma multa aplicada pelo Ministério do Trabalho.

Entenda a Notícia

Dia do Comerciário

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10 horas da manhã, um punhado de caixeiros das ruas Cariocas, Gonçalves Dias, Largo de São Francisco, Rua do Ouvidor e adjacências aglomerou-se no Largo da Carioca. O volume de gente foi aumentando até chegar o pessoal do Lloyd Brasileiro, da Costeira (que eram sócios da União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro), os Ferroviários da Central do Brasil, o pessoal da Ligth, os Bancários, os Professores e os Jornalistas, que foram juntando-se e marcharam para o Catete (palácio do Governo Federal).

Ao chegar ao Catete o grupo de Caixeiros tinha-se multiplicado em 5.000 pessoas ou mais. Getúlio Vargas então presidente da Nação os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.

Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes.

O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 DE OUTUBRO é o “DIA COMERCIÁRIO”.

Professora morta a golpes de facas em Sobral

A professora do ensino infantil municipal, Ana Soraia Galdino, 33 anos, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (31), no interior da casa onde morava, na Rua Zaminhorf, 122, bairro Sinhá Saboia, em Sobral. De acordo com a Polícia Militar a vítima foi assassinada a golpes de faca enquanto dormia, por volta das 7h. O crime teria sido praticado pelo companheiro da vítima, o auxiliar de produção Francisco Aecio do Nascimento, que foi preso em flagrante por uma patrulha do Ronda do Quarteirão, quando tentava deixar a cena do crime, ferido a faca.

O casal estava, segundo testemunhas em crise conjugal, e em processo de separação. Inconformado com o que poderia acontecer, Francisco Aecio, resolveu por fim no relacionamento matando a companheira, com aproximadamente 50 facadas, e em seguida desferido alguns golpes no corpo sendo socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que segundo o registro da ocorrência teria sido acionada por ele.

O casal tinha uma filha, de 4 anos, que dormia no quarto ao lado onde a mãe foi morta. A menina foi resgatada do local pelo tio, chamado a casa, pelo cunhado.

A morte da professora chocou a vizinhança e as companheiras de trabalho que não se conformava com a notícia de sua morte. A escola Câmara Júnior, onde a professora lecionava teve as aulas suspensas após a notícia de sua morte.

Francisco Aécio que na manhã desta segunda-feira, recebe atendimento médico na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, está sob escolta policial e, no momento em que receber alta médica, será levado para Delegacia Regional Polícia Civil, onde deverá ser autuado em flagrante no artigo 121 do Código Penal Brasileiro (CPB), cuja pena pode chegar a 30 anos. “Deveria ser multiplicado por três vezes a pena imposta, pois a vítima dorme com o inimigo e não sabe”, comentou um policial do ronda do Quarteirão.

O sepultamento de Ana Soraia, deverá acontecer no município vizinho em Santana do Acaraú, onde residia seus familiares.

Blog do Wilson Gomes

Acidente de moto com vítima fatal entre Varjota e Santa Quitéria

Ontem por volta das 21h30min na localidade de Tenhamão entre Varjota e Santa Quitéria um jovem de 23 anos, (Luiz Gonzaga Lopes Neto) morador da Fazenda Bélgica ao retornar para sua residência perdeu o controle da moto e vindo a se colidir numa pedra, os policiais de Hidrolândia tentaram socorrer o rapaz, mais o mesmo veio a óbito minutos depois, chegando já ao hospital de Varjota sem vida.

Onde constataram que ele teve fratura no pescoço e no crânio, o jovem andava sem capacete e aparentemente alcoolizado.
panicomania.com

Esporte na Minha Cidade fez programação em Guaraciaba do Norte neste final de semana

A Secretaria de Esporte do Estado (Sesporte) realizou nesse final de semana, em Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba, mais uma edição do projeto Esporte na Minha Cidade. Desde 2009, que a secretaria realiza essas atividades esportivas e culturais para a incentivar a população na prática de esporte.

Na sexta-feira, 28 de outubro, houve a abertura com apresentações culturais, que foram divididas em três partes: práticas esportivas, lazer; formação e capacitação. Alguns equipamentos foram disponibilizados para as crianças, como cama elástica, pula-pula, piscina de bolinha, sendo o grande destaque a escalada. Houve também na parte esportiva, aulas recreativas de ginástica, dança, alongamento e artes marciais. O evento se encerrou neste domingo.

Portal de Notícias de Guaraciaba do Norte e Região da Ibiapaba

Levantamento O Globo revela forte atuação de milícias no Ceará


Em pelo menos 11 estados brasileiros há ações de grupos paramilitares armados

Um levantamento divulgado na edição deste domingo (30) do jornal O Globo revela que o Ceará está entre os estados brasileiros com atuação de grupos paramilitares armados e chefiados por agentes públicos da área de segurança.

Os dados foram obtidos nas últimas duas semanas, com base em dados fornecidos por Ministérios Públicos e Ouvidorias de Policia. Os milicianos atuam em territórios urbanos e rurais, onde impõem lei própria e serviços econômicos, além de se envolverem em assassinatos, revela o jornal.

Além do Ceará, as milícias estão organizadas na Paraíba, no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, no Pará, em Pernambuco, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais e em São Paulo, além da Bahia e do Rio.

Os grupos agem com características diferentes em cada estado. O discurso para controlar as comunidades é parecido: eles extorquem dinheiro de moradores e comerciantes para oferecer segurança privada ilegal. Em troca da proteção, os milicianos prometem expulsar ou matar traficantes.

O Ministério Público afirma que muitas vítimas não querem denunciar o problema, pois são imigrantes chineses ou coreanos ilegais. Os promotores ainda estão colhendo provas sobre o caso e ninguém foi preso, por enquanto.

De acordo com a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon conta que as milícias estão por trás da maioria dos casos de violência contra magistrados brasileiros. Por isso, ela iniciou uma força-tarefa nos 27 estados para identificar e punir as ações de grupos paramilitares.

– A punição é a forma ideal de começar a erradicar isso. As milícias se fortalecem com a impunidade – lembra a ministra.

Eliana Calmon iniciou um mapeamento para tentar acelerar o andamento de processos envolvendo policiais militares e civis. Segundo ela, boa parte dos crimes envolvendo milicianos está parada na Justiça.

– A minha maior preocupação é com o Poder Judiciário. Temos reclamações de processos envolvendo policiais que estão parados com o objetivo de serem prescritos – afirma a ministra.

Ministro admite problema

Eliana Calmon alerta para casos ocorridos na Bahia, em Goiás e no Ceará. Neste último estado, pelo menos 30 policiais são réus acusados de venderem segurança privada ilegal:

– Queremos acabar com esse derramamento de sangue. Uma das milícias do Ceará é comandada por um major da polícia.

*Com informações O Globo

Lula chega a hospital para primeira sessão de quimioterapia

Ex-presidente começa nesta segunda tratamento contra câncer na laringe. Tratamento de quimioterapia deve durar pelo menos três semanas.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 10h desta segunda-feira (31) ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fará a primeira sessão de quimioterapia para tratamento de um câncer na laringe. O tratamento, segundo os médicos, deve durar pelo menos três semanas, podendo ser estendido a depender dos resultados.

O carro que levava Lula entrou pela garagem do hospital, não passando pela portaria principal do Sírio-Libanês, onde a imprensa o aguardava.

O câncer do ex-presidente está localizado sobre a glote. Em entrevista ao “Fantástico”, neste domingo (30), o médico Roberto Kalil afirmou que as chances de cura do câncer do ex-presidente são de 80%.

“Os oncologistas são extremamente otimistas em relação ao tratamento proposto, a quimioterapia seguida de radioterapia. Há uma grande chance de cura. Segundo os oncologistas, em torno de 80% [de chances de cura total], o que é bastante bom”, disse Kalil.

Lula vai receber um coquetel com três medicamentos: taxotere, cisplatina e fluorouracila. Os remédios vão agir para interromper a multiplicaçao desordenada das células, o que caracteriza a existência do tumor. Segundo médico, o tratamento pode causar queda de cabelo, descamação da pele e o sistema imunológico pode ser afetado.

“Nesse tipo de quimioterápico, os efeitos [colaterais] são gastrointestinais. Tanto diarréia como constipação intestinal, enjoo, queda da imunidade, um tipo de fraqueza. Isso pode acontecer, com certeza, queda de cabelo e barba é bem provável que ocorra isso”, explicou o médico.

Um catéter, ligado a uma bolsa que ficará amarrada na cintura de Lula, será instalado do lado de direito do peito do ex-presidente para que seja injetada medicação direto na corrente sanguínea por cinco dias.

O que levou Lula ao hospital foi uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias. Ele passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença.

G1