Município de Ipueiras e Estado do Ceará devem fornecer medicamentos à dona de casa


O Município de Ipueiras e o Estado do Ceará devem fornecer medicamentos para a dona de casa C.T.S., que sofre de séria doença nas artérias coronárias. A decisão, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), teve como relator o desembargador Ademar Mendes Bezerra.

C.T.S. explicou que a enfermidade provoca aumento da pressão arterial que pode levá-la a morte se não tomar os medicamentos Sustrate, Captopril, Somalium, Ramtadine, Nisulina e Valerimed. Ela afirmou ter ido várias vezes ao posto de saúde de Ipueiras, mas não conseguiu a medicação.

A dona de casa ingressou com ação judicial para receber os remédios. O Juízo de 1º Grau da Comarca de Ipueiras determinou o imediato fornecimento. O Estado e o município entraram com apelação (n° 379-58.2007.8.06.0096) no TJCE.

O ente público municipal assegurou que em nenhum momento negou assistência à C.T.S. e que “não é razoável que o município forneça medicamento de forma indiscriminada e descontrolada a todas as pessoas que apresentam uma receita”. O Estado sustentou que a sua tarefa é cuidar das políticas públicas de saúde, no sentido de prevenir e reduzir doenças. Defendeu que não cabe a ele o fornecimento de avançadas tecnologias ou medicamentos de marca.

Ao apreciar o recurso, a 2ª Câmara Cível determinou o fornecimento dos remédios. O relator do processo disse que o direito à vida é o que deve prevalecer. Para o desembargador, cabe ao Estado, no mínimo, assegurá-lo, tanto no sentido de dar continuidade à vida, como de prover condições de vida digna e sociável, assegurando a todo cidadão o direito à saúde.

Fonte: TJCE

Triplo homicídio abala cidade de Horizonte

Dois homens armados com pistolas de calibre 380ACP e Ponto 40 provocaram terror aos moradores da localidade de Catolé, em Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza), na madrugada de ontem. Por volta de 1h30, a dupla chegou à Rua Manoel Nunes e, na casa de número 10, perguntou por ´Leandro´.

A pessoa por quem procuravam era o traficante de drogas Leandro Elias de Sousa, 21. Ele estava sentado na calçada, de frente para a porta de casa. Sem esperar mais, os dois homens efetuaram, segundo moradores, cerca de 25 disparos de pistola. Leandro foi morto com, pelo menos, sete tiros.

Além dele, foram assassinadas a sua companheira, Maria Glayciane dos Santos Vasconcelos, 21, que estava grávida de dois meses; e Carliana Sales de Carvalho, 18, que residia na casa vizinha. O companheiro de Carliana, Antônio Agezilan Gonçalves Moura, 20, foi o único que conseguiu escapar da chacina, pois pulou o muro do quintal quando a casa foi atacada.

Fonte: Diário do Nordeste

Um País mais feminino e mais velho

Em 1970, como cantava o ufanismo de Miguel Gustavo, éramos “90 milhões em ação”. Hoje, segundo os números do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somos mais de 190 milhões tocando o Brasil em frente. Mais precisamente, 190.755.799 pessoas vivendo num País de população majoritariamente feminina, com uma presença cada vez maior de idosos e onde o crescimento demográfico mais acentuado passou das metrópoles para os municípios de médio porte.

Os dados colhidos no ano passado e divulgados ontem pelo IBGE revelam que, apesar da maior taxa de natalidade masculina (para cada 100 mulheres, nascem 105 homens), a relação entre os gêneros hoje no Brasil é de 96 homens para cada 100 mulheres – em 2000, eram 96,9 homens. Em resumo: há uma população de quase 4 milhões de brasileiras a mais do que brasileiros. Somos, portanto, um país de maioria feminina, contradição estatística para um gênero que tradicionalmente foi tratado como “minoria”.

“Isso já vem ao longo dos censos e se dá em função da mortalidade. Apesar de nascerem mais homens, como a mortalidade dos homens é superior à das mulheres ao longo da vida, no final, você tem um contingente maior de mulheres”, explica Fernando Albuquerque, gerente de projetos da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

Também somos um País em que a pirâmide etária está se reconfigurando: há cada vez mais idosos e cada vez menos jovens entre os brasileiros. Em 1991, a população com 65 anos ou mais, respondia por 4,8% do total. Hoje, esse percentual saltou para 7,4%. Em contrapartida, a representatividade de todos os grupos etários até 25 anos no total da população em 2010 é menor que a observada em 2000. O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, disse que o Brasil deverá chegar a seu pico populacional – em torno de 250 milhões de habitantes – entre 2040 e 2060. A partir daí, passará a ter uma queda em termos absolutos, se mantido o padrão demográfico atual.

Na série histórica dos censos (que se inicia em 1872 e passa a ter levantamentos feitos a cada dez anos a partir de 1940), o Brasil atingiu sua menor taxa média de crescimento anual da população ao longo da última década: 1,17%. Na década anterior, a taxa foi de 1,64%; e na década de 50, chegou a 2,99%. As cidades consideradas de médio porte, entretanto, registraram taxas médias de crescimento anual superior a 2% nos últimos dez anos. “Sobral, Juazeiro do Norte e Crato são exemplos denotativos desse crescimento das cidades médias do interior cearense. Apresentando nos últimos anos, elevadas taxas de urbanização e crescimento demográfico, essas cidades aparecem como pólos regionais com seus papéis polarizadores reforçados nos últimos anos”, explica o pesquisador Heronilson Pinto Freire, mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará.

Descortinados os números do IBGE, também é possível divisar um País que avançou na qualidade de seus serviços públicos e obteve conquistas importantes em áreas como educação e saneamento básico, mas que continua patinando diante de alguns problemas crônicos, como a alta concentração de renda e, por tabela, a desigualdade sócio-econômica.

Fontes: o Povo e agências)

Bastidores da Politica em Ipu

Por Afrânio Soares

Estive recentemente ouvindo alguns cabos eleitorais no intuito de chegar há uma conclusão de como andariam as argumentações de possíveis formações de grupos, daqueles ou aquelas que poderiam sediar seu nome para as eleições de 2012.

As notícias de um possível racha político entre Toinha Carlos e o atual Prefeito Sávio Pontes, ganha a cada dia mais fôlego entre os bastidores políticos, haja vista que, os últimos acontecimentos têm deixado bem claro que a carismática líder política, Toinha Carlos, não está nada satisfeita com os modos operantes do seu partidário político, o Prefeito Sávio Pontes, que a todo custo beneficia com cargo de confiança os opositores do Histórico Grupo Rocha Aguiar isto dentro do seu projeto de “um novo tempo em Ipu”.

Havendo uma ruptura entre as partes, e o candidato de Toinha Carlos sendo o Dr. Luiz de Gonzaga e o seu filho Diego, provavelmente teríamos uma eleição com possíveis três candidatos no pleito em curso.

ENTENDA O TI-TI-TI

Temos o Coronel Martins, Adriana Pedrosa, Corrinha Torres, Diego, Dr. Luiz de Gonzaga, Sávio Pontes e outros nomes de possíveis candidatos, caso o grupo Toinha Carlos rompa com Sávio Pontes, teríamos um grupo “A” [Sávio Pontes e um vice ainda sobre cogitação… poderia ser um membro da família “Pinto”, o que seria uma grande estratégia, mas muito difícil de acontecer], um grupo “B” [Dr. Luiz e Diego como vice] e um possível grupo “C” [uma dissidência daqueles que não apoiam nenhum dos dois grupos], este último grupo “C”, iria se fortalecer muito se realmente houvesse uma união.
OS NÚMEROS ESTATÍSTICOS
Baseado nos últimos números das eleições passadas [Governador], tivemos uma quantidade muito grande de votos nulos [803 votos], brancos [1.321] e de outros que preferiram votar no candidato ao governo de Lúcio Alcântara [1.614 votos] que, diga-se de passagem, não teve quem trabalhasse para ele nas eleições de Ipu, no total temos 3.738 votos de ipuenses que não apoiarão nenhuma das bases nas eleições de 2010, deixo claro que esses eleitores são possíveis dissidentes do Prefeito, não contentes com sua administração, claro que são apenas números passados, estes números atualmente podem serem bem maiores.

ENTENDA

O grupo da ex-prefeita Corrinha Torres [seu candidato “Marcos Cals teve 6.756 votos”.] ainda com uma grande quantidade de simpatizantes, mas esfacelado pela perca de lideranças, somando os votos dos que não curtem nenhum dos candidatos, brancos e nulos mais os votos daqueles que votaram no candidato da ex-prefeita Corrinha Torres, teremos 10.494 votos para ser trabalhado, este grupo precisaria urgentemente começar a correr atrás dos erros passados se pretende entrar neste embate político, sem contar que seu esposo “Torrim” já é candidato nato em Pires Ferreira, e não tenham dúvidas, que a eleição dele vai custar muito caro, sem dúvidas custear dois pleitos teria um custo auto para família Torres.

Quanto aos outros candidatos, seria suicídio acreditarem que ganhariam as eleições de uma possível reeleição de Sávio Pontes, apenas porque o povo votaria em qualquer “Tiririca” pela baixa popularidade do prefeito nos quatro cantos da terrinha de Iracema, isto está fora de qualquer cogitação.

Na verdade, devemos levar em conta o poderio econômico da máquina pública atual, e ele não mede consequências para isso, basta ver o fiasco de sua administração. Outro fato muito importante que merece uma breve reflexão é o fato da oposição ainda não ter um mecanismo de comunicação para relatar os constantes erros e falhas absurdas nesta administração do novo tempo.

Mesmo com o fato do poderio econômico, o prefeito ainda tem nas mangas, um trunfo de seiscentos candidatos que ele ainda não chegou a chamar, seriam os concursados da terceira lista da prefeitura. Se ele acredita que este povo ainda vota nele, isso somente as urnas irão afirmar. São suposições de uma possível estratégia dentre outras que ainda irei relatar em outras notícias.

O leitor precisa está atento que o estrategista Sávio Pontes tem simpatia com o grupo opositor da ex-prefeita Corrinha Torres, e ele deixa bem claro isso, pelos cargos de confiança que mantém dentro da Prefeitura. É muito dinheiro mantendo este grande esquema político. O que eu afirmo, é que, a “oposição” precisa trabalhar muito para reverter este quadro, sem uma união de bases firmes, não irão almejar a cadeira maior do “Paço Municipal de Ipu”.

O ROMPIMENTO

Havendo um rompimento de Toinha Carlos com Sávio Pontes, o grupo dela sai com uma grande vantagem em relação os outros prováveis candidatos, porque ganha dois grandes meios de comunicação ao seu favor, leva consigo uma boa parte dos vereadores de sua bancada, tem o aval de grandes empresários de Ipu que já romperam com Sávio Pontes, portando sua estrutura política está praticamente montada. Quanto ao Prefeito, sua situação política ficará seriamente comprometida, porque precisaria do apoio da “Família Pica-pau” para uma possível reeleição, isto seria quase impossível, mesmo porque o líder maior dos “Pica-paus”, Torrim, já deixou bem claro que não faz qualquer coligação com o atual Prefeito de Ipu. Os ipuenses precisam acordar urgentemente, não sabemos como ficará os cofres da “herança maldita” que o futuro prefeito eleito nas eleições de 2012 irá herdar.

Redação e Informações: Blog Aconteceu em Ipu /Afrânio Soares

SINDSEF realiza reunião com funcionários públicos federais em Ipu

Aconteceu na manhã de hoje (29/04) no Núcleo de Animação Pastoral (NAPAM) em Ipu uma reunião para repasse dos acontecimentos em Brasília sobre os Funcionários Públicos Federais que ocorreu nos dias 13, 14 e 15 deste mês, onde na ocasião estiveram presentes 96 delegados do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (SINDSEF).

Da Zona Norte foram para Brasília/DF sete delegados representando nossa região:

  • Lindalmira Farias (Pires Ferreira)
  • Pedro Auberani (Tianguá)
  • Arnaldo de Bresse (Santa Quitéria)
  • Antônio Cardoso (Tianguá)
  • Gerardo Carneiro (Camocim)
  • Batista Oliveira (Sobral)
  • Francisco Freitas (Sobral)
Funcionários Públicos Federais de Ipu e Pires Ferreira compareceram no encontro para discutir assuntos de seus interesses

Gasolina mais cara assusta motorista do interior cearense

O preço da gasolina no Ceará, especialmente, constrange motoristas todos os dias. Se a frota de veículos nas principais capitais brasileiras cresce, o valor dos combustíveis também acelera. Mas não há relação direta. O aumento da gasolina, por exemplo, tem ajuda generosa do álcool, responsável por 25% da composição. A produção do produto no país caiu.

Algumas das principais cidades do interior cearense, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte, enfrentam problemas na hora de abastecer veículos. Nas duas primeiras, inclusive, existem denúncias de cartel. As tradicionais frases “enche o tanque” ou “completa” estão escassas. Hoje, os condutores pagam R$ 30,00 por alguns litros de combustível, com a esperança de que a próxima semana traga novos valores.

Na região Norte, o litro da gasolina chega a R$ 3,01. Se o valor impressiona, é melhor passar bem longe de Croatá e Tianguá, na Ibiapaba, onde a mesma quantidade custa R$ 3,10. Em Fortaleza, a diferença entre postos de combustíveis na cobrança da gasolina pode chegar a 17 centavos. O preço varia de R$ 2,73 a R$ 2,90. Os valores mais elevados são encontrados nos bairros Aldeota, Meireles e Papicu. Aos motoristas que trafegam pela região sul da capital cearense, há poucas alternativas.

Já nos bairros Mondubim, Passaré, Manoel Sátiro e Aerolândia, o preço na bomba é mais favorável. Valor médio de 2,75. Empresários da área afirmam que não há controle quanto ao preço cobrado. Cada posto, de acordo com sua distribuidora, pode oferecer ao consumidor um valor diferenciado dos demais.

Fonte: Ceará Agora
Ouça a matéria divulgada no programa Alerta Geral

AudioPlayer.embed(“mp3player_1”, {soundFile: “/sites/default/files/corres_-_gasolina_-_28.04.mp3”});

PRF apreende 500 litros de combustível em residência de comerciante

Uma mulher, de aproximadamente 40 anos, foi presa no início da tarde desta quinta-feira (28), no município de Aracati, após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal no quilômetro 21 da BR-304. Ela praticava a venda ilegal de combustível, segundo os agentes.

Maria Neiva da Rocha de Lima estava na frente de sua residência, ainda em construção, por volta das 12h, quando avistou a aproximação da viatura da PRF. A acusada imediatamente correu para o interior da casa e trancou a porta, na tentativa de fugir do flagrante. Os agentes federais perceberam a movimentação estranha e foram ao local.

Funcionava um comércio de roupas, atividade que escondia a comercialização irregular de combustíveis, dispostos em mais de 100 galões e tonéis plásticos. Maria Neiva foi presa.

Fonte: ceará Agora

DER anuncia duplicação de rodovia entre Tianguá e Guaraciaba do Norte


O superintendente do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), engenheiro Sérgio Azevedo(foto), anunciou em entrevista ao jornal Alerta Geral nesta quinta-feira (28), a duplicação da rodovia que liga os municípios de Tianguá e Guaraciaba do Norte, na Serra Grande.

“Isso vai melhorar muito a qualidade de vida, trafegabilidade e segurança dos usuários”, relata Sérgio Azevedo.

Fonte: Ceará Agora

ProJovem Urbano mobilizará sociedade Ipuense e realizará Blitz em combate a dengue

Professores e alunos do ProJovem Urbano de Ipu há um ano trabalham em projetos em combate a dengue, várias ações foram desenvolvidas, palestras, oficinas de reciclagem e atividades com objetivo de prevenir a doença.

O Ipu vivência um momento crítico em que toda sociedade precisa estar sensibilizada e consciente da grande importância de cada um nesta luta para eliminar os focos do mosquito que tanto vem assustando e fazendo vítimas em nossa cidade, é com o intuito de fazer com que cada um faça sua parte que o ProJovem Urbano realizará hoje (29/04) uma blitz e convida toda sociedade para comparecer a partir das 19h na Escolas Murilo Aguiar e Auton Aragão.

Veja no vídeo abaixo o convite feito pelas professoras do ProJovem Urbano:
Marizete Ximenes e Karmen Lira para você internauta do IN