Flávio Pereira será o novo secretário de Educação, diz Kléber Texeira

O conceituado Professor Flávio Pereira irá ssumir em janeiro de 2011 o comando da Secretaria de Educação de Ipu. A escolha do Prefeito Sávio Pontes não foi feita apenas pela capacidade técnica, e sim foi mais uma de suas manobras políticas para fragmentar o grupo político de oposição. Flávio é suplente de vereador e outrora, pelo visto já não mais, pertencia ao grupo político Pica Pau.
A indicação do novo secretário pelo ponto de vista administrativo é incontestável e plausível, mas não foi bem recebida no meio político tanto pelos seus ex-correligionários e eleitores como também pelos educadores ligados a facção Cururú que apoiou Sávio Pontes em sua chegada ao poder.

Profissional em ascensão, Flávio Pereira deixa a direção da Escola Profissionalizante Tarcísio Aragão. O educador teve, após sondagem do Prefeito Sávio Pontes, o aval da professora Fátima Aragão diretora do CRED-5.

O nome de Flávio Pereira para dirigir a educação municipal ganhou força há vários dias após a negativa da sub-secretária Regina Martins em assumir a pasta. O educador fez algumas exigências ao novo gestor como a não ordenação das finanças da Secretaria de Educação e a indicação de um novo quadro técnico de sua confiança. A ultima exigência foi negociada com o Prefeito e Flávio terá que manter praticamente todo o corpo técnico que já atua desde o início da gestão Novo Tempo.

Informações: BLOG DO Kléber Teixeira

Vídeo: Retrospectiva 2010

Veja um aparato dos videos que publicamos no site Ipu Noticias, fatos que marcaram esses últimos meses de 2010 e foram destaque no nosso site em 2010.

Feliz Ano Novo
Ao término deste ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se, queremos dedicar a você leitor do nosso site os melhores votos de um Ano Novo, repleto de realizações, amor, paz e muito carinho.

Que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você. Desejamos que nesta data, a luz que guia o mundo, possa também clarear os seus sonhos.

O Ipu Notícias deseja a você os melhores votos de paz, saúde e boas festas, queremos que você continue sempre com essa alegria, com esse companheirismo, que você continue nos prestigiando com a sua preferência e a sua atenção, pois só assim, teremos motivos para continuar sempre buscando o melhor.

PM revoga limite de velocidade

Está dispensada a obrigatoriedade de os policiais do Ronda do Quarteirão pedirem autorização à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para trafegar mais de 50 km/h a bordo das viaturas do Programa. Desde a segunda quinzena de outubro, esta era a recomendação da chefia do Ronda. Ontem, a ordem caiu. A revogação partiu do Comando Geral da Polícia Militar, atendendo à recomendação do Ministério Público Estadual apresentada quarta-feira. O órgão considera inconstitucional a limitação de velocidade.

A argumentação é do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), André Karbage. “Fere os princípios da legalidade e eficiência e o artigo 301 do Código Penal, que diz que a autoridade é obrigada a intervir em caso de flagrante. E tem que intervir rápido, para trazer resultados mais frutíferos”, diz.

A decisão do Comando vale para Capital e Interior e consta no Boletim Interno da PM das 17 horas de ontem. No documento também consta a fala do promotor sobre a necessidade de os veículos serem submetidos a revisões sistemáticas e de formação continuada dos policiais.

Fonte: O Povo On Line

Chico Anysio volta à UTI após ser submetido a uma broncoscopia

Chico Anysio voltou para a UTI do hospital Samaritano, no Rio, após ter passado sua primeira noite fora da Unidade de Tratamento Intensivo. Segundo o boletim assinado pelo médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues, o humorista, 79 anos, foi submetido a uma broncoscopia durante a noite e continua precisando de ajuda mecânica para respirar.

Durante a tarde de quarta (29), o humorista chegou a ser transferido para um quarto do hospital e encontrou os filhos caçulas, Rodrigo e Victoria, de seu relacionamento com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello. A informação foi dada pela atual mulher de Chico, Malga di Paula, em seu microblog.

Chico chegou ao hospital no dia 2 de dezembro com um quadro de falta de ar e foi submetido a uma angioplastia. Desde então, foi diagnosticado com pneumonia e ainda não tinha saído da Unidade de Tratamento Intensivo da clínica.

Fonte: UOL

Jota Quest faz show em Tianguá

Nove atrações nacionais vão animar mais uma edição do festival “Férias no Ceará” em 22 municípios cearenses. Nesta quinta-feira, o Governo do Estado divulgou a programação completa, que contempla todos os fins de semana do mês de janeiro, além do primeiro fim de semana do mês de fevereiro. Esta será a quinta edição do festival que leva shows gratuitos para o Interior do Estado e também para a Capital.

O Férias no Ceará terá apresentações em Fortaleza, Sobral, Canoa Quebrada, Camocim, Crateús, Tianguá, Juazeiro do Norte, Iguatu, Maracanaú, Beberibe, Caucaia, Crato, Quixeramobim, Quixadá, Limoeiro do Norte, Jericoacoara, Itapipoca, Canindé, Ubajara, Brejo Santo, Maranguape e Tauá. Estão agendadas apresentações do Kid Abelha, Vanessa da Mata, Jorge Versilo, Nando Reis, Paralamas, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Skank e da Orquestra Experimental de São Paulo.

  • Confira abaixo a programação completa:

06/01 – Limoeiro – Kid Abelha e Locomotiva

07/01 – Iguatu – Kid Abelha e O Verbo

08/01 – Fortaleza – Kid Abelha e Soul Pop

09/01 – Camocim – Kid Abelha e Retroativa

13/01 – Beberibe – Vanessa Da Mata e Groovytown

14/01 – Crato – Vanessa Da Mata e Doppin

15/01 – Fortaleza – Vanessa Da Mata e Julia Dantas

15/01 – Jericoacoara – Jorge Vercillo e Groovytown

16/01 – Itapipoca – Vanessa da Mata e Locomotiva

20/01 – Canoa Quebrada – Nando Reis e Edinho Vilas Boas

21/01 – Sobral – Orquestra Experimental de SP

21/01 – Quixadá – Nando Reis e Mafalda Morfina

21/01 – Canindé – Paralamas e Julia Dantas

22/01 – Fortaleza – Paralamas e Eletro Cactus

22/01 – Ubajara – Orquestra Experimental de SP

23/01 – Brejo Santo – Paralamas e Concreto E Asfalto

23/01 – Fortaleza – Orquestra Experimental de SP

24/01 – Maranguape – Orquestra Experimental De SP

26/01 – Tauá – Jota Quest e Arsenic

27/01 – Tianguá – Jota Quest e Doppin

28/01 – Sobral – Jota Quest e Outdoor

29/01 – Fortaleza – Jota Quest e Zero 85

30/01 – Maracanaú – Jota Quest e Bolacha Preta

03/02 – Juazeiro Do Norte – Biquini Cavadão e Retroativa

04/02 – Crateús – Biquini Cavadão e Zero 85

04/02 – Caucaia – Skank e Soul Pop

05/02 – Fortaleza – Skank e O Verbo

06/02 – Quixeramobim – Skank e Concreto e Asfalto

Fonte: O Povo On Line

Ipu ganha serviço de transporte alternativo legalizado pelo Detran

No município de Ipu foi criado um serviço de transporte alternativo, por meio de cooperativa que tem autorização do Governo do Estado, através de assinatura de processo licitatório do DETRAN – CE.

O Serviço está em pleno funcionamento, desde o dia 8 de Dezembro quando foi assinado pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes a permissão para que a Cooperativa de Transportes Alternativo do Ceará – Rota Norte, iniciar as operações do transporte rodoviário intermunicipal complementar de passageiros.

Em todo o Ceará, as cooperativas vencedoras do processo estão aptas a operar o sistema de transportes de vans, com capacidade para transportar 1milhão e 200 mil passageiros por mês, de 139 municípios cearenses. Segundo o Superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, as 740 vans vão operar 164 linhas, gerando aproximadamente 2.200 empregos diretos.

Em Ipu a cooperativa Rota Norte está licenciada a fazer sua rota de viagem pelos seguintes municípios: Ipu, Ipueiras, Hidrolândia, Nova Russas, Pires Ferreira, São Benedito e Sobral.


Veja na matéria de Júnior Ximenes para o Ipu Notícias sobre o assunto.

Relação das cooperativas vencedoras do processo licitatório do Estado do Ceará, com os respectivos municípios que serão beneficiados: Cootace (Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Pindoretama e Russas).
Cooptrater (Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Choró, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção).
Transcoopce (Barreira, Ibaretama, Ibicuitinga, Morada Nova, Ocara e Quixadá).
Coopttrece (Apuiarés, General Sampaio, Itapagé, Itapipoca, Pacacuru, Pentecoste, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.
Coopratrafce (Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Palhano e Russas.
Cooptranscrat (Ararendá, Crateús, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Poranga, Monsenhor Tabosa, Nova Russas e Tamboril.
Cooptranscrat (Crateús, Independência, Novo Oriente, Quiterianópolis e Tauá.
Coopfornorte (Forquilha, Groaíras, Irauçuba e Sobral)
Coopfornorte (Catunda, Hidrolândia, Santa Quitéria e Sobral.
Cootman (Martinópole, Massapê, Senador Sá, Sobral e Uruoca)
Coopitrace (Alcântaras, Barroquinha, Camocim, Chaval, Coreaú, Granja, Meruóca, Moraújo e Sobral).
Coopitrace (Carnaubal, Frecheirinha, Graça, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Mucambo, Pacujá, São Benedito, Sobral, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará).
Cooprovar (Cariré, Croatá, Guaraciaba do Norte, Reriutaba, Santa Quitéria, Sobral e Varjota).
Rota Norte (Ipu, Upueiras, Hidrolândia, Nova Russas, Pires Ferreira, São Benedito e Sobral).
Cooperita (Amontada, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paraipaba, Trairi, Tururu, Umirim, e Uruburetama.
Cooprecensul (Cedro, Icó, Iguatu, Orós e Umari)
Cooprecensul (Aiuaba, Campos Sales, Cariús, Iguatu, Jucás, Saboeiro e Tarrafas).
Cooprecensul (Acopiara, Catarina, Iguatu, Mombaça, Piquet Carneiro e Quixelô).
Cooprecensul Cedro, Granjeiro, Iguatu, lavras da Mangabeira e Várzea Alegre).
Cootravs (Aurora, Baixio, Barro, Brejo Santo, Icó, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres e Umari).
Coopatarc (Abaiara, Barbalha, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão velha e Penaforte)
Cootac (Caririaçu, Juazeiro do Norte e Lavras da Mangabeira)
Coopervazea (Cedro, Crato, Icó, Juazeiro do Norte, , Lavras da Mangabeira, Orós e Várzea Alegre)
Cooperfab (Crato, Juazeiro do Norte e Farias Brito)
Coopertasc (Altaneira, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olina,e Santana do Cariri)
Cootrape (Araripe, Campos Sales, Crato, Juazeiro do Norte, Potengi e Salitre)

Mulher dar a luz dentro de viatura da PM

Uma mulher de 20 anos deu à luz um menino em uma viatura da Brigada Militar nesta quarta-feira em uma avenida na Zona Norte de Porto Alegre. Segundo o sargento Francisco Carlos Pereira dos Santos, que acompanhou o parto, quando a patrulha chegou na residência da mãe, no Morro Santana, foi constatado que a jovem já estava em trabalho de parto.

“Tentamos levá-la até o hospital, mas não deu tempo. Colocamos ela na viatura, mas não passou 10 minutos e tivemos que parar no acostamento”, afirma o sargento.

No banco de trás do veículo, a jovem teve o auxílio do marido e dos policiais. “Foi tudo muito rápido. Não demorou cinco minutos e a criança já estava nascendo. Colocamos o bebê em cima da barriga dela e fomos até o hospital, onde as enfermeiras cortaram o cordão umbilical ainda na viatura”, conta o sargento, que está na Brigada Militar há 24 anos e nunca tinha passado por uma experiência parecida.

“A nossa região aqui é uma das áreas mais perigosas da cidade, com muitos conflitos, a gente está acostumado a correr atrás de bandido e verificar crimes”, diz. “Tenho quatro filhos e acompanhei o parto deles, mas ver uma criança nascer assim no meio da avenida, com ônibus passando e num espaço apertado foi bem diferente, muito bonito”.
A mãe e a criança estão no Hospital Conceição e passam bem. O bebê nasceu com 3,2 kg e ainda não tem nome.

Fonte: Sgt Freire

aprovação de Lula é recorde mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conclui seus 8 anos de mandato como o chefe de Estado mais bem avaliado do mundo, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o Instituto Sensus.

A pesquisa divulgada nesta tarde apontou que o índice de aprovação pessoal de Lula atinge 87% entre os entrevistados.

“Lula deixa o governo no próximo dia 31 com recorde mundial de popularidade”, comentou o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Caixa Econômica assina contrato de construção de quase 2 mil moradias no CE

A Caixa Econômica Federal assinou nesta quarta-feira (29), mais 27 contratos para a construção de quase 2 mil moradias no Ceará dentro do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Todas as unidades serão direcionadas às famílias já cadastradas no programa Minha Casa, Minha Vida que estão na faixa de renda deaté 3 salários mínimos. O investimento vai ser de R$ 306 milhões.

Serão 6.986 unidades habitacionais entre apartamentos e casas. Os apartamentos serão construídos no padrão de 2 pavimentos, com 4 unidades cada.

Na área de convicência, os prédios terão salão de festa e quadra de esportes. A parte interna é igual em apartamentos e casas, com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro.

Fonte: Portal Verdes Mares